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Qualquer empresa deseja construir o seu crescimento e alcançar o sucesso no seu mercado de atuação, e para isso é essencial ter um planejamento de marketing bem estruturado.

Logo mais você irá compreender o quão poderoso pode ser esse planejamento. No entanto, é importante entender de antemão que criar esse plano não é uma das tarefas mais simples da área. É preciso realizar muita pesquisa, analisar o negócio estrategicamente e pensar em ações que auxiliem a empresa a alcançar os objetivos traçados.

Mas, não se preocupe, nós vamos te ajudar a entender melhor o que é um planejamento de marketing e principalmente, como fazer um. Continue lendo e confira!

Dessa forma, quando o marketing é feito de maneira desorganizada, não gera resultado e acaba se transformando em um custo muito alto para a empresa, quando na verdade ele deve ser visto como um investimento necessário para alcançar os objetivos propostos.

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O que é planejamento de marketing?

O plano de marketing é um mapa de estratégias que serão utilizadas para que a empresa atinja as metas e objetivos definidos, que podem ser relacionados à marca ou a produtos e serviços específicos.

Esse planejamento define quais serão as estratégias de divulgação e de geração de valor que fazem sentido para a empresa.

Quais são essas ações? Tudo depende dos objetivos da empresa. Portanto, se é uma empresa que está em pleno crescimento, provavelmente as ações serão voltadas para atrair mais clientes e cooperar para o alcance desse objetivo.

No entanto, se a empresa já é consolidada no mercado e precisa apenas manter sua posição, é provável que as estratégias e ações realizadas sejam diferentes.

A intenção é pensar e planejar cada ação que será realizada, considerando todos os aspectos importantes como prazos, canais, público-alvo, orçamento, entre outros.

O planejamento de marketing pode parecer uma etapa teórica demais, ou mesmo tediosa, mas ela é fundamental para que todo o processo possa ser avaliado previamente e para que as ações de marketing gerem resultados positivos.

O plano de marketing deve ser visto como uma ferramenta de apoio à gestão que contribui com a manutenção da competitividade no seu mercado de atuação. Por isso, é imprescindível que esse documento seja criado, antes de qualquer ação, isso evitará que ações sejam realizadas de forma pouco planejada, o que pode acarretar em custos para a empresa e baixo retorno sobre o valor investido.

É imprescindível que o time de marketing não atue “apagando incêndios”, pois isso é pouquíssimo produtivo. O ideal é entender o objetivo do negócio e criar uma estratégia prévia para atingí-lo.

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Por que o planejamento de marketing é importante?

Uma empresa sem direcionamento fica à deriva, sem rumo. E direcionar é o principal objetivo do planejamento de marketing.

Para que seja possível criar as estratégias de marketing, é essencial passar por etapas importantes, que obrigam a empresa e o time a conhecer aspectos relevantes do negócio.

Dessa forma, é possível criar objetivos alcançáveis e que são de extrema importância para a estratégia da empresa.

Muitas empresas que trabalham o marketing de forma equivocada, vem a área apenas como uma fonte de custos quando, na verdade, é um dos maiores investimentos que se pode fazer no negócio. Felizmente, o exemplo prático de diversas empresas tem feito com que muitos empresários mudem de ideia com relação a isso.

O planejamento de marketing não só torna esse investimento possível, como torna possível que ocorra considerando a realidade da empresa em seu momento atual.

Não é possível pegar o planejamento de uma grande varejista e replicá-lo em uma pequena empresa que está no mercado há pouco tempo. Mas, essa personalização só é possível com esse trabalho prévio.

Além de promover ações que impactam positivamente no faturamento do negócio, um planejamento bem estruturado permite a redução de custos.

Afinal, como dissemos, o time não perderá tempo criando ações repentinas ou investindo em pautas pouco lucrativas, já que tudo o que for estratégico será planejado com antecedência.

O planejamento de marketing também permite que a empresa avalie se os investimentos realizados estão gerando os resultados desejados, permitindo a otimização das estratégias para aquelas que proporcionam maior crescimento. 

A seguir, iremos reforçar alguns pontos que demonstram a importância de um bom planejamento de marketing:

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1. Auxílio na definição de metas e de objetivos:

É por meio do planejamento de marketing que se torna possível ter uma visão real de mercado e de tudo aquilo que envolve um negócio de maneira mais clara. Sendo assim, é possível traçar objetivos e metas que sejam realmente estratégicos ao negócio e que irão trazer bons resultados.

São inúmeras as ações de marketing que podem ser colocadas em prática, no entanto, nem todas elas são benéficas ou lucrativas para a empresa e o planejamento de marketing ajuda a enxergar isso.

O que seu negócio mais precisa nesse momento? É isso que esse trabalho irá ajudar a identificar.

Soma-se a isso a capacidade que gestor terá de definir os prazos para todas as atividades pensadas. Como tudo passa a ser planejado, se torna mais fácil visualizar e colocar em prática tanto ações para atrair novos clientes, quanto para gerar mais vendas.

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2. Contribuição na organização do trabalho:

Um outro fator importante é que o planejamento de marketing é essencial para a organização do trabalho e das tarefas dentro do departamento.

É através dele que se torna possível definir as diversas fases dos projetos e seus prazos, além da forma como eles serão colocados em prática.

Isso é importante, porque facilita o entendimento de toda a equipe de funcionários quanto aos objetivos pretendidos com as ações pela empresa, além de assegurar que todas elas sejam executadas para que se possa alcançar um objetivo final definido.

Assim, é possível ter até mesmo mais assertividade, já que é possível alocar os especialistas em cada assunto para ações que mais demandam suas habilidades.

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3. Aumento da competitividade no mercado:

Um dos benefícios mais almejados pelos gestores é que o planejamento de marketing contribua para o sucesso das suas decisões e ainda dos projetos das organizações. Isso é fundamental para dar garantia de que o negócio se tornará mais competitivo, fazendo frente à concorrência.

Sendo assim, quando se têm programas de promoção de marca muito bem planejados, estruturados e em conformidade com o perfil do negócio, isso faz com que os produtos e serviços sejam mais bem aceitos no mercado, contribuindo para que a empresa se torne a melhor opção do ramo para os clientes de seus serviços/produtos.

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Benefícios de um planejamento de marketing

Antes de qualquer coisa é preciso compreender qual é a diferença entre o planejamento de marketing e o marketing em si.

O marketing se relaciona diretamente com o mercado. Já o planejamento de marketing nada mais é do que uma análise de informações e de dados importantes de uma empresa, esquematizados e compilados em um documento denominado plano de marketing.

Um dos grandes benefícios de um planejamento de marketing é o de compreender a realidade de uma organização. Conhecer profundamente sobre um negócio irá ajudar na criação de objetivos e de metas que condizem mais com a realidade.

Dessa forma, eles se tornam mais alcançáveis conforme o desempenho do negócio.

Um planejamento de marketing pode ainda ajudar na definição de uma rotina para todas as equipes. Afinal de contas, para que os objetivos sejam alcançados, é preciso que o trabalho em grupo esteja em harmonia.

Sendo assim, traçar um plano se transforma, então, em uma atividade em grupo, que traz crescimento para os diversos segmentos.

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Como fazer um planejamento de marketing?

1. Conheça o seu mercado e crie um objetivo

O primeiro passo para fazer um planejamento de marketing eficiente é conhecer bem o seu nicho de mercado.

Todas as decisões sobre as ações a serem tomadas influenciarão a execução da campanha e elas precisam considerar o momento atual desse mercado, assim como as necessidades dos clientes, as tendências de futuro e a maneira como a empresa se posicionará diante das mudanças.

É fundamental analisar minuciosamente diversos aspectos que podem influenciar o futuro da empresa. Essa análise pode ser dividida em macroambiente e microambiente.

Macroambiente são situações gerais, que afetam todo o mercado. Podem ser questões jurídicas, econômicas, políticas, tecnológicas, entre outras. Esses fatores geralmente não podem ser controlados e estão diretamente relacionados ao país ou cidade em que a empresa atua.

Já os fatores do microambiente estão relacionados diretamente à empresa. Podem ser fornecedores, intermediários, concorrentes, clientes, etc.

Compreender esse funcionamento é fundamental para determinar um ou mais objetivos para o futuro, que devem sempre estar relacionados a algum tipo de aumento de participação no mercado.

Mas lembre-se antes mesmo de começar a fazer o planejamento de marketing, de que o objetivo deve ser realista e mensurável. Pense como um processo para o crescimento da empresa.

2. Analise a posição da sua empresa no mercado

Um especialista em marketing poderá ajudar você a analisar o posicionamento da empresa no mercado e começar a traçar estratégias para alcançar o objetivo do plano de marketing, dentro do prazo determinado.

Esse profissional deverá ser responsável tanto pela criação do planejamento de marketing, como pelo acompanhamento e garantia de que as ações estão sendo realizadas adequadamente, e também por fazer alterações quando for necessário.

Entretanto, se sua empresa já possui um time de marketing, eles conseguirão colocar tudo isso em prática. O time irá ajudar a entender melhor onde seu negócio está no momento atual e o que é necessário para chegar ao próximo nível, com base nos objetivos da empresa e do time.

3. Defina e conheça o seu público-alvo

Uma das etapas fundamentais para o sucesso de uma estratégia de marketing é conhecer o seu público alvo. Todas as ações a serem realizadas precisam estar voltadas para as pessoas que têm interesse na empresa, produtos ou serviços.

Para isso, é preciso saber quando e como o cliente adquire o produto, quais são as suas características, interesses, hábitos, entre outros.

É preciso ir além das informações básicas de idade, gênero e localização geográfica, e compreender o que seu cliente gosta de fazer, quais assuntos o interessam e onde ele consome informação, por exemplo.

Criar personas pode ser um caminho útil já que elas são a personificação de um cliente ideal, e devem ter um perfil completo que aborde todos os aspectos da vida de uma pessoa, elas devem ter uma história.

Dessa forma, você consegue visualizar melhor que tipo de estratégia pode impactar essa pessoa, e gerar mais resultados.

Essa etapa é crucial para a fidelização de clientes e para a atração de novos. Dessa forma, é crucial também para definir como cada ação do planejamento será executada, afim de garantir a melhor experiência de seus clientes.

4. Defina as estratégias e ações a serem seguidas

Agora é a hora de ser criativo. Junte a equipe e deixe todas as ideias extravasarem, anotando tudo sem preconceitos.

Em uma campanha podem ser usados diversos recursos como marketing de guerrilha, digital, viral, inbound e outbound e ainda diversos canais como as redes sociais, e-mail marketing, blog, anúncios etc.

Com os objetivos bem definidos e a clareza de com quem sua empresa está dialogando, fica mais fácil definir o que será feito para melhorar ainda mais os resultados do time de marketing.

Uma ferramenta que pode ser interessante para o planejamento de marketing da sua empresa é a Kommo, o primeiro CRM (Customer Relationship Management) com sistema de mensagens do mundo.

Ela oferece integração total com aplicativos de mensagem, além de ter ferramentas de gestão de funil e leads fácil de usar e com informações extremamente ricas para o seu negócio.

Também é importante inovar, pensar em coisas diferentes para se destacar no mercado. Além disso, quando uma empresa inova e surpreende, ela ganha um notório destaque e isso faz com que as pessoas falem sobre, o que é muito positivo para a imagem da empresa.

Sendo assim, é claro que todas essas ações devem ser pensadas levando em consideração os custos e o orçamento proposto para a campanha.

Como dissemos, o planejamento é positivo justamente por isso, por possibilitar a adequação das estratégias de marketing para a realidade da empresa naquele momento, inclusive financeiramente. Se você tiver dificuldade, pode ser interessante contar com a ajuda de um sistema de gestão especializado.

5. Defina o cronograma de execução das ações de marketing

Depois de ter definido quais ações serão realizadas, é preciso organizar em uma ordem lógica e determinar quando cada uma será executada. Dessa forma, será possível acompanhar o planejamento de marketing, monitorando e analisando os resultados.

Assim, se uma ação não estiver gerando o resultado esperado, o profissional poderá realizar as correções necessárias.

De nada adianta ter tanto trabalho e pensar em todas as ações se elas não forem colocadas em prática. Por isso, é preciso garantir o empenho de todos para tirar tudo o que foi definido do papel.

Um cronograma eficiente não contempla apenas o que será feito, mas também todas as etapas anteriores à ação propriamente dita.

6. Execute o que foi planejado

Com tudo planejado e organizado é mais fácil colocar em prática o que deve ser feito. Portanto, aqui é a parte prática do planejamento e também é preciso uma equipe eficiente que consiga acompanhar todas as demandas que muitas vezes acontecem simultaneamente.

7. Monitore as ações

Não adianta planejar tudo e não seguir o que foi programado. Então é fundamental que o profissional de marketing acompanhe de perto todas as ações e que monitore os resultados alcançados em cada uma delas.

Dessa forma, caso alguma estratégia não esteja gerando o resultado esperado, é preciso repensar e criar alternativas para reverter a situação.

Além disso, é muito importante ter métricas para acompanhar cada um desses objetivos. Como dissemos, é importante que os objetivos sejam tangíveis e mensuráveis, os dados vão ajudar a acompanhar isso muito melhor.

8. Defina os canais de contato com o público

Esse é um fator muito importante para atingir o objetivo. Definir quais canais que serão utilizados para se aproximar e falar com o público-alvo para manter um bom relacionamento é fundamental para garantir maior quantidade de vendas.

Tendo isso em mente, defina quais são os veículos de comunicação que terão a melhor resposta para os planejamentos e as estratégias criados para um negócio.

No entanto, é importante também imaginar como é possível inovar em cada um desses canais, são exemplos: os jornais, os sites, as rádios, as redes sociais e diversos outros sistemas que dão garantia de contato com clientes potenciais.

9. Conheça a concorrência

O que uma empresa mais deseja ao se preparar para entrar em um ramo de negócio atendendo a um nicho de mercado determinado, é superar ou no mínimo alcançar o líder desse segmento.

Com um planejamento de marketing muito bem estruturado, isso pode se tornar uma ação possível. No entanto, primeiramente é necessário ter o conhecimento profundo dos concorrentes que disputam o mercado com a empresa.

Além disso, realizando uma pesquisa bastante detalhada da concorrência que os empresários podem descobrir pontos fortes, erros existentes nos processos e descobrir até mesmo quais os segredos que levaram o seu concorrente obter o destaque e o sucesso que tem no segmento onde atua.

Conclusão

Um planejamento de marketing quando é bem estruturado tem a capacidade de modificar o direcionamento da uma empresa.

Através de uma análise profunda de sua realidade, o plano de marketing irá colocar a organização frente a frente com os seus aspectos negativos e positivos. Assim, ajudando a ampliar a visão organizacional para criar melhores estratégias que alavanquem os resultados, superem a concorrência e aumentem o faturamento.

Sendo assim, é imprescindível dedicar-se a criar um plano de marketing com empenho. Além disso, é preciso avaliá-lo e reavaliá-lo periodicamente, para encontrar, atender e se ajustar às mudanças da empresa e do mercado, garantindo, dessa maneira, as metas e os objetivos definidos, além de manter o bom desempenho da organização.

Esperamos que este artigo tenha ajudado você a compreender um pouco mais sobre a importância de um planejamento de marketing e como fazê-lo. Assim, sua empresa irá ter muito mais foco para realizar seu trabalho e metas planejadas que poderão ser mais facilmente alcançadas, agora é colocar as mãos à obra e aplicar o que aprendeu!

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