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Qualquer empresa deseja construir o seu crescimento e alcançar o sucesso no seu mercado de atuação, e para isso é essencial ter um planejamento de marketing bem estruturado.

Quando o marketing é feito de maneira desorganizada, não gera resultado e acaba se transformando em um custo muito alto para a empresa, quando na verdade ele deve ser visto como um investimento necessário para alcançar os objetivos propostos.

O que é planejamento de marketing?

É um mapa de estratégias que serão utilizadas para que a empresa atinja as metas e objetivos definidos, que podem ser relacionados à marca ou aos produtos ou serviços específicos.

A intenção é pensar e planejar cada ação que será realizada, considerando todos os aspectos importantes como prazos, canais, público-alvo, orçamento, entre outros.

O planejamento de marketing pode parecer uma etapa teórica demais, ou mesmo tediosa, mas ela é fundamental para que todo o processo possa ser avaliado previamente e para que as ações de marketing gerem resultados positivos.

O plano de marketing deve ser visto como uma ferramenta de apoio à gestão que contribui com a manutenção da competitividade no seu mercado de atuação.

Por que o planejamento de marketing é importante?

Uma empresa sem direcionamento fica à deriva, sem rumo, e direcionar é o objetivo principal do planejamento de marketing.

Para criar as estratégias de marketing, é essencial ter passado por etapas importantes que obrigam a empresa a conhecer aspectos relevantes e a criar objetivos a serem alcançados.

Além disso, o planejamento de marketing ajuda a organizar o trabalho, aumentando a competitividade da empresa no mercado.

Também permite que a empresa avalie se os investimentos realizados estão gerando os resultados desejados, permitindo a otimização das estratégias para aquelas que proporcionam maior crescimento.

Como fazer um planejamento de marketing?

1. Conheça o seu mercado e crie um objetivo

O primeiro passo para fazer um planejamento de marketing eficiente é conhecer bem o seu nicho de mercado.

Todas as decisões sobre as ações a serem tomadas influenciarão a execução da campanha e elas precisam considerar o momento atual desse mercado, assim como as necessidades dos clientes, as tendências de futuro e a maneira como a empresa se posicionará diante das mudanças.

É fundamental analisar minuciosamente diversos aspectos que podem influenciar o futuro da empresa. Essa análise pode ser dividida em macroambiente e microambiente.

Macroambiente são situações gerais, que afetam todo o mercado. Podem ser questões jurídicas, econômicas, políticas, tecnológicas, entre outras. Esses fatores geralmente não podem ser controlados e estão diretamente relacionados ao país ou cidade em que a empresa atua.

Já os fatores do microambiente estão relacionados diretamente à empresa. Podem ser fornecedores, intermediários, concorrentes, clientes, etc.

Compreender esse funcionamento é fundamental para determinar um ou mais objetivos para o futuro, que devem sempre estar relacionados a algum tipo de aumento de participação no mercado.

Mas lembre-se antes mesmo de começar a fazer o planejamento de marketing, de que o objetivo deve ser realista e mensurável. Pense como um processo para o crescimento da empresa.

2. Analise a posição da sua empresa no mercado

Um especialista em marketing poderá ajudar você a analisar o posicionamento da empresa no mercado e começar a traçar estratégias para alcançar o objetivo do plano de marketing, dentro do prazo determinado.

Esse profissional deverá ser responsável tanto pela criação do planejamento de marketing, como pelo acompanhamento e garantia de que as ações estão sendo realizadas adequadamente, e também por fazer alterações quando for necessário.

3. Defina e conheça o seu público-alvo

Uma das etapas fundamentais para o sucesso de uma estratégia de marketing é conhecer o seu público-alvo. Todas as ações a serem realizadas precisam estar voltadas para as pessoas que têm interesse na empresa, produtos ou serviços.

Para isso, é preciso saber quando e como o cliente adquire o produto, quais são as suas características, interesses, hábitos, entre outros.

É preciso ir além das informações básicas de idade, gênero e localização geográfica, e compreender o que seu cliente gosta de fazer, quais assuntos o interessam e onde ele consome informação, por exemplo.

Criar personas pode ser um caminho útil já que elas são a personificação de um cliente ideal, e devem ter um perfil completo que aborde todos os aspectos da vida de uma pessoa, elas devem ter uma história.

Dessa forma, você consegue visualizar melhor que tipo de estratégia pode impactar essa pessoa, e gerar mais resultados.

4. Defina as estratégias e ações a serem seguidas

Agora é a hora de ser criativo. Junte a equipe e deixe todas as ideias extravasarem, anotando tudo sem preconceitos.

Em uma campanha podem ser usados diversos recursos como marketing de guerrilha, digital, viral, Inbound e Outbound e ainda diversos canais como as redes sociais, e-mail marketing, blog, anúncios etc.

É importante inovar, pensar em coisas diferentes para se destacar no mercado.

Não se esqueça de considerar os custos de cada ação e o orçamento proposto para a campanha. Se você tiver dificuldade, pode ser interessante contar com a ajuda de um sistema de gestão especializado.

5. Defina o cronograma de execução das ações de marketing

Depois de ter definido quais ações serão realizadas, é preciso organizar em uma ordem lógica e determinar quando cada uma será executada. Dessa forma, será possível acompanhar o planejamento de marketing, monitorando e analisando os resultados.

Assim, se uma ação não estiver gerando o resultado esperado, o profissional poderá realizar as correções necessárias.

Um cronograma eficiente não contempla apenas o que será feito, mas também todas as etapas anteriores à ação propriamente dita.

6. Execute o que foi planejado

Com tudo planejado e organizado é mais fácil colocar em prática o que deve ser feito. Aqui é a parte prática do planejamento e também é preciso uma equipe eficiente que consiga acompanhar todas as demandas que muitas vezes acontecem simultaneamente.

7. Monitore as ações

Não adianta planejar tudo e não seguir o que foi programado. Então é fundamental que o profissional de marketing acompanhe de perto todas as ações e que monitore os resultados alcançados em cada uma delas.

Caso alguma estratégia não esteja gerando o resultado esperado, é preciso repensar e criar alternativas para reverter a situação.

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