fbpx

Com o cenário atual observado no mercado globalizado, é possível perceber a importância dos processos de gestão e o impacto que essas ações geram no posicionamento e desempenho de uma empresa no mercado competitivo. Nesse contexto, o bom gestor é aquele que busca e oferece as melhores estratégias para a otimização e rentabilidade dos processos do negócio, como a implementação de um sistema de gestão integrada.

Com o avanço da tecnologia e a necessidade de adequar os sistemas operacionais da empresa às transformações digitais, um ambiente moderno e inovador é necessário. É a partir do uso de novas tecnologias dentro das organizações que se aperfeiçoam as estratégias de comunicação empresarial, compreendendo as demandas externas e internas do segmento.

Com essa proposta, é adaptado ao contexto do negócio um sistema de gestão integrada, capaz de simplificar as atividades da empresa, otimizar o tempo de seus colaboradores e tornar muito mais produtivo o ambiente de trabalho. Ao implantar essa ferramenta nas atividades da sua empresa, o gestor consegue compreender melhor o seu negócio e realizar tomadas de decisões muito mais assertivas.

A seguir, saiba o que é e quais os benefícios de um sistema de gestão integrada para a sua empresa. Coloque em prática essa estratégia e conheça melhor o seu negócio.

O que é um sistema de gestão integrada?

Um sistema de gestão integrada é uma plataforma que permite o aperfeiçoamento e a organização dos processos de gestão de uma empresa. Ele ocorre por meio da unificação dos sistemas de dados, pessoas e departamentos, onde todas as informações ficam disponíveis em um único ambiente.

Além disso, é possível organizar essas informações de forma que cada colaborador tenha acesso somente aos dados que forem necessários. Os gestores poderão acompanhar todas as atividades realizadas de forma remota e em tempo real.

O sistema promove a otimização dos processos e oferece um suporte com soluções mais assertivas para o empreendimento. Assim, torna o ambiente de trabalho mais produtivo e rentável sob uma perspectiva moderna e inovadora para os processos de gestão empresarial.

Leia mais: Gestão de tarefas | Como garantir mais eficiência dentro da agência?

Importância de implantar um sistema de gestão integrada na sua empresa

Um sistema de gestão integrada promove um melhor direcionamento das atividades operacionais do seu negócio. Isso porque os processos são executados com maior agilidade e com menos possibilidades de erros humanos.

Além disso, como todas as suas funções são automatizadas, o sistema se mantém atualizado, oferecendo informações que podem ser recebidas e acompanhadas em tempo real e de forma mais precisa. Com isso, os gestores conseguem organizar o seu planejamento estratégico compreender os pontos fracos e os pontos fortes do seu negócio.

Entre as vantagens observadas pelo uso das plataformas nos setores empresariais, temos:

  • Processos mais modernos, ágeis e inovadores;
  • Gerenciamento de dados e um melhor foco nos objetivos mais relevantes do negócio;
  • Processos padronizados e com execução efetiva;
  • Aumento de lucratividade e visibilidade da empresa;
  • Melhor organização e controle de estoque;
  • Redução de riscos e maior segurança para as informações da empresa;
  • Melhoria dos processos da empresa e maior satisfação dos clientes e investidores do seu negócio.

A integração desse sistema pode ser feita em diversos setores da sua empresa com a centralização dos processos de gestão, pelo uso de software ERP. A seguir falamos um pouco sobre como o sistema contribui com cada setor empresarial.

Principais setores de integração de sistemas ERP

Para entender a importância de um sistema ERP para o seu negócio é preciso saber como ele atua em cada setor da sua empresa.

Leia mais: Metas SMART | O que são e como usá-las no seu negócio?

Setor financeiro

Um sistema integrado permite uma análise mais completa e um acompanhamento detalhado sobre o fluxo de caixa da empresa, assim como de todas as informações relevantes para essa área.

O acesso a essas informações acontece de forma específica e automatizada, o que permite o acompanhamento dos processos de vendas, custos e receita, promovendo um suporte mais adequado aos setores de compras, contabilidade e RH da organização.

Faturamento

A integração dos sistemas permite que o faturamento seja calculado de forma muito mais precisa, por meio de painéis com visualizações simplificadas e uma melhor organização dos pedidos de vendas e das informações importantes para que esse cálculo seja realizado.

E como esse sistema é automatizado e mais completo, ele permite que sejam emitidas Notas Fiscais eletrônicas necessárias para as compras online.

Como implantar um sistema ERP no seu negócio

Para que se possa mensurar o crescimento de uma empresa no seu segmento, é necessário ter planejamento e acesso a muitas informações importantes para tomadas de decisões mais assertivas. Com essas informações o gestor consegue elaborar planos de ação mais efetivos junto de sua equipe, traçando metas e objetivos mais transparentes e prósperos para a empresa.

A adaptação de uma cultura com sistemas integrados dentro da empresa contribui para uma boa comunicação interna e conta com algumas ferramentas que são essenciais para que essa implantação seja possível:

  • Seleção do sistema adequado para a sua empresa: para implantar um sistema apropriado para a sua empresa, o gestor precisa conhecer o seu negócio e compreender os seus pontos fortes e pontos fracos. Assim, ele pode selecionar as ferramentas que melhor correspondam com as demandas e necessidades do negócio;
  • Capacitação das equipes: para que os objetivos de uma empresa possam ser alcançados, é preciso que todos os profissionais estejam qualificados para a função que desempenham. É por isso que, ao implantar um sistema integrado na sua empresa, é essencial realizar o treinamento e a capacitação de seus colaboradores;
  • Business Process Management: esta é uma ferramenta utilizada para realizar o gerenciamento de negócios. Ela promove o alinhamento das demandas de trabalho e o acompanhamento mais contínuo da execução de projetos;
  • Acompanhamento e mensuração de resultados: ferramentas capazes de monitorar os indicadores de desempenho da empresa são muito importantes para tomadas de decisões mais assertivas. É por meio desse recurso que se pode acompanhar com maior riqueza de detalhes a produtividade, riscos, prejuízos e gargalos da empresa e colocar em prática estratégias mais eficientes e rentáveis.

Como funciona o sistema de gestão integrado?

É de responsabilidade do gestor da empresa organizar e gerenciar a execução das atividades nos seus diferentes setores. Ele deve estar atento às informações que circulam dentro da empresa e que representam todo o desenvolvimento dos projetos.

A partir dessas informações é que serão mensurados os resultados e o desempenho do negócio, assim como de seus colabores, a fim de identificar e colocar as melhorias necessárias em prática. Com a implantação de sistemas integrados na empresa, esse fluxo de dados e informações é coletado e analisado de forma muito mais prática e eficiente.

Isso quer dizer que o sistema, ao coletar as informações dos diferentes setores da empresa, gera relatórios com o desenvolvimento de cada projeto e elabora uma estrutura organizacional mais completa, garantindo ao gestor uma visão de negócio muito mais abrangente e, ao mesmo tempo, específica.

Mas de que forma isso contribui com os rendimentos da empresa? Ao apresentar um panorama mais completo do seu negócio, o gestor consegue organizar as melhorias a serem feitas, o que pode incluir cortes de despesas desnecessárias, redução de gargalos na produtividade, reorganização de processos e operações, por exemplo.

Quer saber mais sobre esses sistemas? Continue sua leitura e entenda todos os benefícios dessa tecnologia para o seu negócio.

Benefícios de um sistema integrado para o seu negócio

Além de alinhar os processos e operações da empresa, outros benefícios são alcançados ao aderir ao sistema integrado para o seu negócio. São eles:

  • Crescimento potencializado;
  • Posicionamento no mercado como um competidor em potencial;
  • Maior visibilidade;
  • Engajamento entre equipes e colaboradores;
  • Maior autonomia para a execução de atividades;
  • Otimização do tempo de execução das atividades;
  • Redução de riscos para o negócio;
  • Melhor faturamento.

Além disso, os sistemas ERP garantem maior segurança da informação, já que todas as informações coletadas são armazenadas de forma segura e confiável. Sem contar que todos esses dados são armazenados em um único ambiente, o que permite que o gestor tenha o acesso de forma simplificada e com maior praticidade.

A automatização dos sistemas empresariais gera melhores condições para a execução das atividades em todos os setores da empresa e reduz o tempo perdido por atividades muito demoradas ou pela necessidade de retrabalho. No entanto, não é somente a economia de tempo observada pelo uso dos sistemas integrados.

O dinheiro economizado é significativo quando há uma organização efetiva nos setores da empresa e uma melhor comunicação entre as equipes atuantes nesse ambiente. Esse alinhamento de atividades também é essencial para a identificação dos gargalos na produtividade e, ao perceber onde é o ponto fraco do seu negócio, é que se consegue elaborar e aplicar estratégias mais rentáveis.

Ao serem realmente integradas dentro da empresa, as equipes passam a se comunicar melhor entre si, compartilhando informações importantes para uma melhor execução das atividades. Essa centralização das informações é essencial para projetos mais eficientes, maior produtividade e qualidade elevada nos resultados finais de cada atividade realizada.

Otimização da logística da empresa

A área de logística de uma empresa é uma das mais beneficiadas pelos sistemas integrados, principalmente em relação ao bom funcionamento e controle do estoque. Os sistemas integrados permitem uma maior visibilidade dos projetos que estão em execução e garantem um panorama mais abrangente sobre os projetos previstos para o futuro.

Além disso, como já citado anteriormente, o ERP define os ajustes necessários para os departamentos da empresa em relação ao estoque, definindo as faltas de produtos e as quantidades mais apropriadas para que não haja excesso de armazenamento por longos períodos.

Esse controle garante que sua empresa sempre ofereça produtos de qualidade e em condições apropriadas de consumo, promovendo a satisfação e, consequentemente, a fidelização dos seus clientes e consumidores.

Tomadas de decisões mais assertivas

Com um sistemas de gestão integrada é possível definir a atividade específica realizada por cada colaborador, seu tempo de execução, prazos e objetivos alcançados.

É muito importante para o gestor acompanhar e ter um controle mais preciso sobre o índice de desempenho do negócio, pois é com essas informações que serão possíveis as tomadas de decisões mais assertivas.

Interfaces de gestão unificadas

As interfaces unificadas permitem ao gestor uma visão mais detalhada de todos os processos e operações realizadas em cada departamento da empresa. Isso facilita os processos de gestão e acompanhamento dos projetos e permite a identificação de pontos a serem aprimorados em cada etapa de produção.

No setor financeiro, as interfaces unificadas tem igual importância, pois permitem um controle mais adequado sobre o fluxo de valores de entrada e de saída da empresa.

É com essa ferramenta que é possível mensurar os gastos desnecessários, gargalos e desperdícios de produtividade, assim como outros fatores que podem comprometer o financeiro de uma empresa.

Isso gera o fortalecimento de marca, uma vez que a empresa passa a ser estruturada de forma organizada, com foco e objetivo estrategicamente definidos. O gestor percebe o impacto de sistemas integrados nos resultados finais da empresa, onde é possível perceber uma maior rentabilidade devido as reduções dos gastos desnecessários, a melhoria do desempenho dos profissionais e, por consequência, o aumento de produtividade nos diferentes setores do negócio.

Esse ganho de produtividade é uma das excelentes vantagens de um sistema integrado para sua empresa. Isso porque o software gera informações importantes para organização das políticas empresariais com ações mais eficientes.

Outro fator que o sistema favorece é o acompanhamento das metas e avaliação do desempenho de sua equipe em cada projeto realizado. Isso significa que é possível fazer um acompanhamento mais detalhado sobre a elaboração, o desenvolvimento e a execução dos projetos, definindo melhor as alterações necessárias para que os prazos sejam cumpridos sem que o produto ou serviço sofra a perda de qualidade.

Processos mais ágeis

Com utilização dessas Interfaces unificadas, os processos e operações são realizados de forma muito mais prática, por meio de ferramentas automatizadas e com respostas rápidas e inteligentes.

Nesse sentido, os sistemas integrados garantem aos gestores da empresa que nenhuma atividade será acumulada, promovendo maior segurança na execução de cada etapa da produção.

Etapas da Implementação do sistema de gestão integrada

Para garantir que o sistema seja implementado gerando impacto positivo para o seu negócio, é necessário agir por etapas, conforme descrevemos a seguir.

Etapa 1: fase de planejamento

É preciso definir quais os caminhos serão realizados para que a integração de sistemas apresente bons resultados para o seu negócio.

Assim, é essencial saber quais serão as metas e os objetivos que a empresa deseja alcançar para encontrar o sistema mais adequado para o segmento.

Etapa 2: preparação da empresa

Ao decidir implantar um sistema integrado na sua empresa, é necessário preparar todos os níveis da organização para as transformações que serão realizadas.

Dessa forma, todos os envolvidos atuarão em conjunto para que o retorno seja positivo para o negócio.

Etapa 3: implantar o sistema de gestão integrada

Nessa etapa, as atividades são distribuídas entre os colaboradores junto com os esclarecimentos de como deverá acontecer a execução dos processos e operações.

Outra coisa que é imprescindível nessa fase é a capacitação dos profissionais, para que todos possam ter maior autonomia de manipulação dos sistemas automatizados.

Para que a implantação dos sistemas integrados seja efetiva dentro da empresa, deve ser realizado um alinhamento das atividades e das responsabilidades de cada equipe nos seus respectivos setores de trabalho.

A cultura digital é necessária para que os processos integrados sejam funcionais e ofereçam os melhores resultados para o negócio.

Quando aderir ao sistema de gestão integrada na sua empresa?

Uma das maiores dúvidas no mundo corporativo é sobre qual é o melhor momento para investir na empresa. Muitos acabam deixando para depois e perdem grandes oportunidades de crescimento e de posicionamento no mercado competitivo.

A inovação e a modernidade são elementos fundamentais para uma empresa que deseja organizar as suas operações com produtividade e rentabilidade. Nesse sentido, o melhor momento para investir na tecnologia de sistemas integrados é quando você pretende crescer no seu segmento e ser referência no mercado.

No entanto, para muitos empreendimentos que deixam para investir futuramente, alguns fatores são decisivos para a adequação de novas tecnologias na empresa. Então, temos:

Logística ineficaz: a falta de comunicação entre os setores da empresa pode acarretar em uma logística ineficaz e gerar prejuízos para o negócio. Alguns dos problemas observados são as entregas fora do prazo combinado, excesso de mercadorias em estoque que acabam vencendo ou mesmo estragando, falta de produtos para vendas, etc.;

Falta de transparência: entre os desafios enfrentados no mundo corporativo, temos aqueles que estão relacionados com a lucratividade do negócio. Isso acontece porque, muitas vezes, o gestor está muito limitado nos seus processos de gestão e não possui informações completas e mais precisas sobre o que acontece em cada setor da empresa.

Com essa limitação, fica muito difícil de definir estratégias mais assertivas, pois há a falta de ferramentas necessárias para a mensuração de lucros e de métricas importante para os rendimentos do negócio.

Departamentos desorganizados e sem integração: a falta de integração entre os departamentos de uma empresa dificulta muito a comunicação interna do negócio. Isso promove um grande risco para erros humanos e pode comprometer até mesmo os rendimentos do negócio.

Alguns dos problemas observados são a falta de conhecimento sobre o valor real de entrada e de saída do caixa da empresa, a falta de controle sobre quantidades de matéria prima estocada, a dificuldade em definir a produtividade e os prejuízos nos setores de produção.

Os sistemas integrados garantem uma melhoria dentro da empresa e permitem que o gestor tenha uma visão mais completa do seu negócio.

Para escolher o melhor software para a sua empresa, é essencial definir todas as necessidades do seu negócio, quais são os desafios enfrentados pela sua equipe, pelos gestores e nos departamentos corporativos.

A partir disso, se adaptam as soluções tecnológicas mais apropriadas para atender as demandas do negócio e oferecer um retorno positivo e com melhores desempenhos.

Quer saber como fazer seu negócio crescer com uma tecnologia inovadora? A seguir contamos como fazer!

Conte com profissionais qualificados

Organize a estrutura interna do seu negócio com soluções inovadoras e eficientes. Conte com profissionais qualificados para o desenvolvimento de sistemas integrados para o seu negócio.

Uma equipe especializada contribui com o desenvolvimento do sistema integrado exclusivo para o seu negócio.

Além disso, ter um suporte técnico responsável contribui com uma implantação segura e confiável dos sistemas para a integração dos dados e informações do negócio. Como uma empresa recebe continuamente um grande número de informações, é essencial que os sistemas tenham uma capacidade de armazenamento de alta disponibilidade.

O Publi pode oferecer as melhores soluções em tecnologia para a sua empresa. Atuamos com comprometimento e responsabilidade na área da tecnologia e informação, desenvolvendo sistemas de gestão integrados e personalizados para cada perfil de cliente.

Todo projeto desenvolvido pelo Publi visa promover melhorias nos processos de gestão, dando maior autonomia aos gestores para as tomadas de decisões importantes. Com o uso de plataformas automatizadas e com a possibilidade de gerar relatórios mais completos, os gestores conseguem acompanhar as atividades de sua empresa nas suas diferentes fases de execução.

A partir dessas informações, o gestor percebe com maior exatidão os pontos fortes e pontos fracos do negócio, promovendo melhorias essenciais para aprimorar os processos e as operações dentro da organização. Além disso, é possível estabelecer uma política de trabalho mais eficiente tanto no setor comercial quanto no administrativo do negócio.

Nessa perspectiva, prestamos um serviço de maior excelência, com produtos de nível elevados e profissionais qualificados na área para a execução dos seus projetos.

Investir em tecnologia integrada é agregar valor ao seu negócio e se posicionar com autoridade no mercado globalizado. Entre em contato conosco e conheça mais sobre o sistema Publi!

Já utiliza um sistema de gestão integrada na sua agência? Comente aqui as suas experiências.

Gostou do post? Então, compartilhe em suas redes sociais!

Abrir conversa
1
Olá! 👋 Podemos ajudar?
Olá! 👋 Podemos ajudar?