Não é novidade para ninguém que, para uma empresa sobreviver no mercado, é necessário que ela tenha um público. No entanto, o processo de captação de clientes não é uma tarefa fácil: é preciso muito planejamento e dedicação para que a sua agência se consolide no ambiente corporativo.

Muitas agências, hoje em dia, não conseguem encontrar um modelo eficaz para sair da mesmice. Não ter resultados significativos no final do mês é um grande obstáculo que, com as estratégias certas, podem ser superados.

Se a sua agência está estagnada ou você apenas procura novos formatos para reformular as suas estratégias de captação de clientes, chegou no lugar certo! Reunimos aqui algumas dicas que podem ajudá-lo durante todo o procedimento.

Afinal, a fidelização de clientes – seja por indicação ou antigos – é necessário, mas, para que a sua agência continue crescendo no mercado e os números aumentem, existe algo fundamental para garantir o sucesso da agência: a captação de novos clientes.

Em uma área extremamente competitiva, quem não encontra maneiras de inovar, fica para trás. O crescimento constante de qualquer empresa depende de boas estratégias e uma gestão adequada de todos os processos.

Quer saber mais? Então, continue com a gente para conhecer alguns truques que vão te auxiliar no processo de captação de clientes para sua agência.

O que é captação de clientes?

Captar clientes, em sua definição mais simples, é a busca insistente para conquistar e cativar novos consumidores para uma empresa. É por meio de determinadas estratégias que oportunidades são criadas para que novos públicos se interessem pelo negócio.

Não dá para ficar de braços cruzados, esperando o momento em que novos clientes vão cair no seu colo. Essa comodidade deve ser evitada se você não quiser que a sua agência fracasse. Portanto, para captar clientes é preciso gerar oportunidades para que esse indivíduo entre em contato com a empresa de alguma maneira.

Ter um plano de ação para manter essa base de clientes ativa vai ajudá-lo a otimizar o ciclo de vendas em sua essência, consolidando negócios que tenham relevância para os resultados que a sua agência busca alcançar.

Mas, como captar clientes de um jeito eficiente? Confira a seguir 4 dicas que vão ajudá-lo durante esse procedimento para que bons resultados apareçam no final.

Conheça a sua persona

Entender qual o perfil do seu público-alvo é um passo extremamente importante para qualquer empresa. Se você possui uma agência há algum tempo, então é provável que já saiba o que é essa tal da “persona”.

Mesmo assim, vale salientar a importância de analisar e estabelecer qual o padrão e perfil do cliente que você procura atingir. Assim, fica mais fácil fazer um direcionamento de estratégias específicas para esse tipo de público.

A segmentação é fundamental para que a sua agência saiba como oferecer soluções para os problemas dos clientes. Ter controle desse mapeamento faz uma enorme diferença no momento de direcionar a sua mensagem para o cliente certo.

Monte um portfólio da agência com cases de sucesso

Ter um espaço dedicado para que o seu público conheça quais são os seus cases de sucesso é uma maneira de mostrar experiência e credibilidade no mercado. Isso pode ser feito no site da sua agência, com uma página exclusiva para apresentar o portfólio.

Além disso, é por meio de cases de sucesso que o cliente analisa se a agência faz sentido para o problema que ele quer resolver, já que é possível conhecer o mercado de atuação e o tipo de público atendido.

Comprovando o que a agência sabe fazer, de maneira abrangente, fica mais fácil conquistar um novo cliente.

Produza um conteúdo relevante

Usar estratégias de marketing ao seu favor é um requisito mais do que necessário, tornando-se algo obrigatório para toda empresa que quer se destacar na concorrência do mercado.

Uma estratégia muito utilizada pelas empresas é o Inbound Marketing. Ao usar o marketing de conteúdo, técnicas de SEO, mídias pagas, entre outros, o conceito consegue ser muito eficaz para atrair novos clientes.

Apesar de ser uma prospecção passiva, isso não significa que ela não seja eficiente. Atualmente, gerar leads é um dos grandes focos das empresas no mercado e são essas estratégias de marketing que possibilitam o aumento de vendas e cases de sucesso.

As pessoas querem investir em experiências únicas quando buscam por algum tipo de serviço ou produto. Por isso, é essencial que a sua agência ofereça um conteúdo que agregue valor para o seu público, demonstrando interesse e comprometimento no atendimento.

É por esse motivo que é tão importante fazer um estudo de persona, pois é assim que a sua agência prepara conteúdos relevantes para o tipo de público que deseja atingir, inclusive facilitando a definição da abordagem e como será feita a nutrição dos leads.

Monitore seus resultados

Tão importante quanto fidelizar clientes, é saber se as estratégias que a sua agência está usando para conquistá-los estão, de fato, funcionando. Não dá para ficar batendo na mesma tecla se o retorno que aquilo traz para o seu negócio não é significativo.

É recebendo esse feedback que é possível analisar a satisfação dos clientes, quais estratégias estão trazendo resultados positivos e quais estão estagnadas, o que precisa ser aprimorado ou o que pode permanecer, entre tantos outros motivos.

Um cliente satisfeito, sem dúvida, vai se lembrar da sua agência no futuro, caso precise de outros serviços. Além disso, maiores são as chances desse cliente falar bem da sua agência para outras pessoas, aumentando assim o seu alcance para formação da rede de consumidores.

Para monitorar esses resultados, existem algumas opções como fazer pesquisas de satisfação, utilizar ferramentas para mensuração de dados, entender qual é o motivo de desistência de um possível cliente, etc. Tudo isso, claro, sempre buscando aprimorar seus serviços para oferecer uma experiência incrível para o cliente.

Então, gostou de conhecer esses truques essenciais para que a sua agência consiga captar mais clientes? Que tal começar a aplicar esses conceitos agora mesmo?

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