fbpx

Diferente do marketing tradicional, o inbound marketing consiste em um conjunto de estratégias para atração, conversão e fidelização de clientes. Em diversos canais digitais, como blogs, redes sociais e mecanismos de busca, por meio de um conteúdo de qualidade.

Com isso, além de gerar mais vendas, a marca consegue fortalecer a sua imagem e criar autoridade no ambiente digital.

Uma das principais diferenças entre o marketing tradicional ou outbound e o inbound marketing que, em tradução livre, significa marketing de atração, é que neste último a empresa não vai atrás do cliente. Mas, desperta o seu interesse para que ele procure a empresa nesse primeiro momento, e passe a se interessar pelo seu produto ou serviço.

Por isso, o propósito do inbound gira em torno da atração e a construção de um relacionamento com possíveis clientes, influenciando na sua decisão de compra.


Leia mais: Outbound Marketing | Por que usá-lo na sua agência?

Por que apostar no Inbound Marketing?

Um dos pontos mais relevantes a favor do inbound marketing é a presença massiva dos mais variados públicos na internet, no qual cada vez mais pessoas buscam por soluções, principalmente nos mecanismos de busca, e passam mais tempo nas redes sociais.

Já o outbound, é significativamente mais caro, uma vez que o custo para anunciar em grandes veículos de comunicação costuma ser bastante alto e, nem sempre, os resultados são mensuráveis.

De forma geral, investir em ações de marketing digital tem a grande vantagem de possibilitar a medição dos resultados obtidos, por meio do ROI (Retorno Sobre o Investimento), que contempla:

– Número de pessoas alcançadas;

– Quantas realizaram uma determinada ação;

– Se houve conversão de vendas;

– Dentre outros indicadores importantes a qualquer negócio.

O acesso a esses dados permite que o gestor consiga atuar de forma estratégica, otimizando resultados e investindo em campanhas de forma mais assertiva, o que resulta em:

– Atração de potenciais clientes;

– Redução do custo de aquisição de clientes;

– Relevância da marca e aumento da sua visibilidade;

– Impulsionamento das vendas.

Portanto, adotar o inbound marketing pode representar uma forte vantagem competitiva para o seu negócio para sair na frente dos concorrentes que só atuam com o marketing tradicional.


Leia mais: Mídia online e offline | Conheça mais sobre os tipos de mídia utilizados no mercado da publicidade.

Vantagens do inbound marketing como solução para sua empresa

Com o domínio que a internet e as redes sociais têm tido no dia a dia das pessoas, todas as estratégias de marketing digital tem somente o que contribuir com uma empresa ou marca, independente do segmento.

No entanto, o inbound marketing é capaz de oferecer vantagens muito peculiares e proporcionar resultados que nenhuma outra solução de marketing oferece. Acompanhe, a seguir, alguns dos principais benefícios que esse tipo de recurso possibilita e de que forma ele pode ajudar no crescimento da sua empresa.

Leia mais: 4ps do Marketing | Como usar esse conceito em 2021?

Atingir o público-alvo de forma assertiva

Muito mais do que o alcance de um público numeroso, o inbound marketing consegue atingir o público certo e essa é uma de suas principais vantagens.

Ocorre que muitas estratégias conseguem alcançar um grande número de pessoas, no entanto, se esse público não tiver interesse naquela mensagem, todo o trabalho e recurso utilizados não terão o resultado esperado.

Com o inbound marketing, a realidade é bem diferente, já que a estratégia pode ser direcionada apenas às pessoas que tem potencial para se tornarem clientes, através da segmentação do conteúdo.

Leia mais: O que faz um Social Media? E qual o seu papel dentro da agência.

Relacionamento com os clientes

Um dos pilares de uma empresa com relação aos seus clientes é manter uma relação de proximidade e confiança. Ao disponibilizar um conteúdo que de alguma forma auxilie o cliente, o inbound marketing consegue contribuir com a construção dessa relação.

Precisamos levar em consideração que é muito mais saudável contribuir com aspectos que são relevantes para o lead do que simplesmente “forçar” a aceitação de um produto ou solução.

Seguindo pelo caminho do marketing de conteúdo, o público que você deseja atingir, naturalmente estará mais inclinado a se aproximar da sua marca, aceitar suas orientações e recomendações e, consequentemente, adquirir seu produto ou solução.

É importante destacar também que a base do inbound marketing é manter uma comunicação constante com o lead e o cliente, o que faz com que essa relação se estreite cada vez mais e se torne algo efetivo e duradouro.

Maiores chances de conversão

Há muito tempo temos ouvido que a propaganda é a alma do negócio, mas hoje em dia, podemos considerar que qualquer negócio tem muito mais chances de acontecer se essa “propaganda” for baseada nas estratégias do inbound marketing.

Ao utilizar esse recurso, você estará disponibilizando aos seus leads e clientes conteúdos que os farão voltar a atenção para o produto que você oferece ou para sua empresa.

Essa é uma forma de fazer com que o público, de maneira gradativa, comece a despertar interesse pelo que está acompanhando e naturalmente construa sua jornada de compra.

As estratégias de Inbound Marketing também são muito eficientes ao servirem como ferramentas para obter informações sobre as pessoas que acessam seu conteúdo. A esse processo, damos o nome de geração de leads e ao gerar leads, sua empresa tem muito mais oportunidade de fechar negócio.

Confiança ao comprar

Ainda dentro do assunto de aumento de conversões e mais chances de vendas, precisamos mencionar o fato de que leads bem informados e corretamente orientados têm mais inclinação para fechar negócio.

Além da possibilidade de vender mais por ganhar a confiança do público, os processos baseados em inbound marketing ajudam a diminuir os riscos de vender para pessoas erradas, que posteriormente irão demonstrar insatisfação e podem até prejudicar a credibilidade da empresa.

Situações como essa são mais comuns do que parece, pois muitas vezes, um cliente adquire um produto ou solução que não está de acordo com as suas necessidades, porque não foi orientado corretamente antes da aquisição. Isso pode levar a uma culpabilidade errônea que facilmente pode incidir sobre a empresa.

Melhorar o ranqueamento nas buscas orgânicas

Os sites de busca são um recurso que de forma massiva é utilizado por uma grande parte das pessoas que desejam fechar algum tipo de negócio ou adquirir um produto. Dessa forma, é essencial que sua empresa esteja bem ranqueada nesses mecanismos para que ela seja uma das primeiras a serem vistas pelo usuário.

Com estratégias de inbound marketing focadas em SEO (Search Engine Optimization), seu conteúdo passa a ser muito mais relevante, o que resulta em maior visibilidade dentro das buscas orgânicas.

As chances de alcançar mais clientes dessa maneira são muito maiores, além do que, esse processo leva a uma presença digital muito mais consistente.

Redução de custos

Algumas estratégias de marketing costumam ser muito caras, o que inviabiliza a implantação por parte de muitas empresas. Mas esse não é o caso do inbound marketing, que é, de forma geral, mais barato do que as soluções tradicionais baseadas em anúncios na internet ou em outros veículos de comunicação.

Como nos dias atuais temos aprendido que nem sempre o que é mais barato tem menos qualidade, devemos levar em conta que ter custos menores nas estratégias de marketing não significa perda de eficiência. Muito pelo contrário, os resultados costumam ser muito mais positivos do que as soluções de marketing tradicionais e mais caras.

Mensuração instantânea de resultados

Os resultados dos seus processos de marketing precisam ser acompanhados em cada processo, porque dessa forma, será possível identificar o que está dando certo e o que precisa ser aprimorado.

No inbound marketing, esse acompanhamento é possível, e o melhor, ele pode ser feito em tempo real, algo que não ocorrer ao utilizar o outbound marketing, onde o número das pessoas que tiveram acesso ao seu anúncio ou as informações sobre elas são apenas aproximados ou até mesmo, não podem ser verificados.

Existem diversas ferramentas que podem ser utilizadas para que, através do inbound marketing, você consiga obter dados como números de acessos na sua página ou conteúdo, quantidade de cliques, números de visitantes, conversões realizadas, entre outras informações importantes.

Esse acompanhamento, além de permitir que você consiga mensurar o alcance da sua estratégia, possibilita saber o que as pessoas estão achando do seu conteúdo, através do retorno que pode ser obtido na comunicação com o público.

Como funciona o Inbound Marketing?

Todas as etapas previstas na estratégia de relacionamento entre a empresa e o lead, ou potencial cliente, fazem parte do processo: funil de vendas. Esse funil representa o caminho que o lead percorre desde o primeiro contato com a empresa até a efetivação da compra.

Então, o objetivo do inbound marketing é estimular esse público a atravessar o funil de vendas até que esses leads virem efetivamente clientes. E a principal moeda de troca para que isso aconteça da maneira mais eficiente é a entrega de conteúdos relevantes, com uma estratégia denominada marketing de conteúdo.

Em paralelo, deve existir um alinhamento entre o funil de vendas e a jornada de compra, o que deve ser bem trabalhado pela equipe de marketing. Jornada de compra representa as fases que um cliente passa até a tomada da decisão de compra.

Então, um visitante que acabou de virar lead, por exemplo e, portanto, iria para o topo do funil. Na verdade, esse novo lead já pode ter tomado a decisão de compra e está apenas comparando as opções para fazer a melhor escolha.

Ou seja, uma vez que esse lead está no final da jornada de compra, prestes a comprar, também deveria ir direto para o fundo do funil de vendas e, assim, receber os conteúdos relativos à última etapa. Essa seria a “tacada final” para mostrar o porquê o seu produto ou serviço é a melhor opção e fechar a venda.


Leia mais: 5 dicas para melhorar o processo de qualificação de leads da sua agência.

Atração e conversão

A partir daqui, vamos abordar as etapas do inbound marketing, começando pela atração. Nesse primeiro momento, o objetivo é aumentar o tráfego orgânico do seu site e alavancar a captação de leads.

Para isso, além de conteúdos de qualidade, é fundamental inserir pontos de conversão nos seus canais, por meio de formulários ou Landing Pages. Assim, a sua empresa oferece algum benefício, em troca de dados básicos do visitante, como nome e e-mail.

Vale se aprofundar sobre como utilizar o blog, técnicas de SEO, links patrocinados e redes sociais para trabalhar essa primeira etapa.

Assim, há a conversão do visitante em lead, a partir do momento em que a empresa tem acesso aos dados necessários para manter esse relacionamento com base no funil de vendas e na jornada de compra.

Tenha em mente que um site com um alto volume de visitantes e poucas conversões de leads, no inbound marketing, pode indicar alguma falha na forma que a empresa tenta fazer a conversão.

Por isso, considere experimentar modelos diferentes de acordo com o seu negócio, fazendo testes A/B, ofertando, por exemplo:

– E-books;

– Webinars;

– Planilhas ou outras ferramentas;

– Solicitação de orçamento;

– Dentre outras recompensas.

Além da criação de ofertas, abuse das landing pages e boas práticas de CRO (Otimização de Conversão).

Relacionamento

De maneira geral, a maioria dos leads não chega pronta para realizar a compra. Existe uma série de etapas previstas na jornada de compra que devem ser respeitadas. A fim de preparar esse lead através do relacionamento, até o momento de fazer a abordagem final e aumentar significativamente as chances de efetivar a venda.

Portanto, a elaboração de uma estratégia utilizando o e-mail marketing como ferramenta de relacionamento no funil de vendas ainda é o melhor caminho para obter uma segmentação eficiente das suas campanhas.

Assim, o lead passa a receber o conteúdo certo, no local certo e na hora certa, tornando mais rápida a sua trajetória pela jornada de compra.

Ademais, você pode contar com a automação de marketing para fazer a gestão de funil de forma automatizada, contribuindo para a produtividade da equipe e acelerando os resultados.

Vendas e análises

Cada lead que passa pelas etapas do funil e se mostra pronto para ser abordado pelo time de vendas representa uma oportunidade. Dependendo do tipo de produto ou serviço, a compra pode ser feita no próprio site, por exemplo, ou a venda exige o contato de algum vendedor para fechar negócio.

Geralmente, quanto mais elaborado ou complexo for o seu produto, mais consultiva e personalizada deve ser a abordagem pela equipe de vendas e, assim, completar com maestria o trabalho de relacionamento do inbound marketing.

E, por fim, uma das principais vantagens de atuar com marketing digital na sua empresa é a possibilidade de acessar e analisar os resultados das suas ações de forma precisa, comprovar o retorno dos seus investimentos, e assim tomar decisões fundamentadas e assertivas.

Essa capacidade analítica das interações, campanhas, conversões é o que nutri e norteia todo o processo de inbound marketing.

E aí, gostou do post? Então, compartilhe em suas redes sociais!

Abrir conversa
1
Olá! 👋 Podemos ajudar?
Olá! 👋 Podemos ajudar?