Inbound é uma estratégia de marketing que busca atrair o interesse do cliente ao invés de correr atrás dele, como no marketing tradicional, que visava apenas chamar a atenção das pessoas a qualquer custo. 

Muitas mudanças aconteceram desde que se começou a fazer marketing, com todas tecnologias e transformações digitais que somos submetidos hoje em dia, o comportamento dos consumidores também mudou, e vai continuar em constante mudança.

Com a estratégia de Inbound, a empresa atrai novos clientes explorando seus canais de comunicação digital para ser encontrada.

Aproximação com o cliente 

Ao tentar cativar o seu público através de soluções viáveis e conteúdo de qualidade e de interesse do mesmo, a sua empresa está criando uma relação de confiança com aquele possível cliente. Pensando nisso, é importante priorizar sempre uma boa comunicação e interação com essas pessoas interessadas no seu produto ou serviço.

Mostre-se aberto a ouvir o que eles têm a dizer sobre o seu negócio, e se for viável, busque as melhorias que estão solicitando. 

Invista em treinamentos para o seu time de atendimento, normalmente é essa equipe que está em contato direto frequentemente com o seu cliente.

Implemente a cultura de atendimento rápido e humanizado, seja ele por telefone, e-mail ou chat online, todos já tiveram experiências desagradáveis ao entrar em contato com algum serviço de suporte, não é mesmo? Garanto que não é essa imagem negativa que você quer para a sua empresa.

Portanto, certifique-se de que o seu cliente está sendo bem tratado ao entrar em contato para resolver alguma situação com a sua equipe. Busque manter um padrão de atendimento, para não haver discrepâncias.

Como funciona

A estratégia de Inbound possui como um de seus pilares, o marketing de conteúdo, que nada mais é do que a criação de conteúdos para trazer o público a conhecer o seu negócio.

Com o objetivo de converter esse grupo em leads, e então, fechar negócios e fidelizar os novos clientes.

Baseado em 4 ações: 

– Atrair visitantes; 

Com um conjunto de estratégias utilizando as mídias digitais da empresa, mais importante do que um alto número de tráfego no seu site, é atrair as pessoas certas para torná-las leads em breve.

– Conversão;

Complementando a anterior, transformar todo o público das suas redes, em clientes em potencial, os chamados leads. Mas como fazer isso? Existem diversas formas que podem trabalhar juntas: ofertas, landing pages (ou páginas de conversão, que são feitas justamente para fazer o visitante aceitar uma oferta, ou receber um material gratuito), entre outras.

– Fechar negócios (vender); 

Agora que já conseguiu atrair uma pessoa, o próximo passo é transformá-la em seu cliente.

– Encantar; 

Conquistar, fidelizar o seu cliente. Quem trabalha com negócios sabe o quanto é difícil e trabalhoso manter um cliente fiel por muitos anos.

Ainda mais se o seu nicho de mercado possui grande concorrência. Dê valor a sua cartela de clientes, e mantenha um bom relacionamento com eles.

Nessa etapa, é importante desenvolver uma estratégia de Marketing de Relacionamento. Essas são ações de pós-venda focadas em criar uma relação de mais proximidade e manter um relacionamento com os seus clientes.

O intuíto final do Marketing de Relacionamento é transformar os clientes em verdadeiros fâs dos produtos ou serviços que a sua empresa oferece, assim, esse cliente com certeza vai acabar o indicando para outras pessoas.

E aí, curtiu o post? Conseguiu capturar um pouco da essência do Inbound para aplicar essa estratégia de Marketing em sua agência? Então, compartilhe esse post em suas redes sociais. 😉