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Com o crescente desenvolvimento da tecnologia nos contextos atuais, percebemos o quanto a modernidade tem trazido modelos de inovação cada vez mais eficientes para as estratégias de marketing que utilizamos atualmente para encantar e converter pessoas e bons clientes.

Já que estamos basicamente entrando em uma área de intensa transformação digital, novas descobertas e estratégias acabam surgindo para acompanhar as tendências, fazendo com que tenhamos a oportunidade de seguir o fluxo e continuar gerando competitividade.

E nesse quesito, podemos perceber a devida importância do marketing sensorial, que foca exclusivamente nos sentidos dos usuários, a fim de convertê-los através de elementos que aguçam seus sentidos.

No entanto, mesmo que já se trate de um termo bastante falado nos contextos atuais, ainda assim muitos empreendedores e profissionais atuantes no meio digital desconhecem o conceito e função dessa incrível estratégia.

Quer saber mais sobre o assunto? Então continue lendo o nosso post e tire todas as suas dúvidas sobre o marketing sensorial.

Afinal, o que é o Marketing Sensorial?

Conforme dito, o marketing sensorial nada mais é do que uma vertente do marketing digital, ou seja, uma estratégia, que tem como principal objetivo estimular pessoas através dos cinco sentidos do corpo humano. E como bem sabemos, esses sentidos são o tato, olfato, paladar, audição e visão.

Se tratando da audição, olfato e paladar, por exemplo, eles podem não estar inteiramente ligados à sua marca. Isso porque o propósito não é desenvolver um jingle para realizar a venda de determinado ou produto ou comprar um carro de som.

Até porque os usuários online não conseguiriam ouvir o som, ou sentir o gosto de seus produtos.

A ideia, nesse contexto, é despertar a necessidade do cliente de realizar a compra com base em estímulos que possam oferecer desejo, bem-estar e impulso — mas claro, de uma maneira positiva.

Além disso, esses estímulos podem ser desenvolvidos em conjunto — visando trabalhar os sentidos de forma harmônica — ou separados.

Neste último caso, a empresa ou marca irá selecionar aqueles que fazem mais sentido para o seu negócio.

Marketing Sensorial e Neuromarketing: como estão conectados?

Em geral, o Neuromarketing, na verdade, é basicamente uma vertente de pesquisa, onde dispõe de processos que visam entender padrões comportamentais de compra, com base em estudos neurológicos.

Através desses padrões, conseguimos identificar ainda melhor as áreas do cérebro que tendem a ser responsáveis por gerar a tomada de decisão dos compradores.

Se tratando do marketing sensorial, ele busca oferecer maneiras mais práticas para unir a compra aos gatilhos mentais explorados que tendem a facilitar esse processo.

Ou seja, ao passo em que o neuromarketing revela que o modo de compra é potencializado no cérebro através de uma categoria de sons e cheiros específicos, a estratégia do marketing sensorial visa aplicar esse estudo em um ponto de venda realístico.

Para entendermos melhor essa junção, vamos exemplificar de uma maneira mais eficiente: com base em um estudo realizado pelo Conselho Regional de Administração de São Paulo, foi visto que a luminosidade tende a ser um empecilho na hora que o cliente entra em uma loja para comprar roupas, por exemplo.

Assim, foi percebido que se a luz for direta, o cliente dentro da loja tende a reparar um pouco melhor nos detalhes da própria estética, influenciando de maneira negativa a compra.

Com base nessa pesquisa, que se baseou no comportamento cerebral, o marketing sensorial acabou ficando como responsável por realizar a aplicação da melhor disposição de luz de frente ao provador, fazendo com que os clientes foquem nos detalhes das peças e sejam convertidos com a experiência.

Quais são os principais benefícios dessa estratégia para as marcas online?

Entendendo o conceito e a importância desse tipo de marketing para as estratégias de conversão em uma empresa, não fica difícil entender suas principais vantagens e benefícios. Vamos conferir quais são elas abaixo:

  • Fazer com que os produtos e serviços sejam explorados muito além do óbvio, ou seja, do que estão já estão habituados a fazer;
  • Consegue desenvolver uma identidade única e inovadora para a marca;
  • Estimular vínculos mais emocionais com os consumidores;
  • Fazer com que o desejo de compra seja ainda mais estimulado, sem a necessidade da empresa “empurrar” os produtos para os consumidores e clientes.

Em relação aos principais motivos plausíveis para adotarmos essa estratégia em nossas atividades de marketing, todo mundo está cansado de saber do poder da “nova publicidade”, bem como o fato de que o investimento em mídia paga em canais tradicionais de mídia — como TV e Rádio — são caríssimos.

Além disso, podemos perceber que a competitividade aumentou ainda mais com a acessibilidade da internet, baseada na evolução da tecnologia e da transformação digital que está cada vez mais próxima de nós.

Com esses fatores acontecendo, sobra a necessidade de desenvolver estratégias ainda melhores e mais pesadas para gerar a retenção de clientes, bem como a sua atração para o momento de compra.

Portanto, ao estimular sensações de aconchego, positividade e bem-estar, por exemplo, a sua marca fica com um “gosto”, “cheiro” e “visão” na cabeça dos consumidores, garantindo autenticidade em seus serviços e fazendo com que o cliente perceba que não existe outro lugar que forneça essas sensações da maneira em que o seu negócio ofereça.

Conclusão

Invista no marketing sensorial para ampliar suas estratégias de atração, e assim, gerar ainda mais competitividade no seu mercado. Além disso, criar situações e ambientes favoráveis para que o cliente possa se lembrar de seus produtos ou serviços, é crucial.

De maneira prática, isso pode acontecer quando ele visualizar um conjunto de cores específico, uma música de fundo, um desenho, uma logo ou um estilo de roupa.

Qualquer elemento onde o cliente olhe e lembre da sua marca, significa que suas estratégias de marketing sensorial estão sendo realizadas da maneira certa.

Logo, se você deseja se destacar ainda mais no seu mercado de atuação, agregue novas estratégias de marketing digital para o seu negócio — e claro, sem esquecer de usar o marketing sensorial ao seu favor.

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