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Boa parte dos gestores de empresas se perguntam o que é mídia online e off-line e qual delas é melhor investir. As duas formas de se usar mídia para divulgação têm suas vantagens e desvantagens. Os dois tipos de mídia possuem diferenças, e isso é uma das coisas que serão tratadas nesse post.

Não há uma fórmula mágica para saber qual delas é a mais adequada para a sua empresa. Por isso, é necessário conhecê-las e aplicá-las como convém à necessidade da organização e também com o público que se deseja atingir.

Sendo assim, iremos definir os conceitos das duas mídias a seguir, para que você compreenda melhor sobre o marketing online e o off-line. Leia esse artigo até o final!

Conceito de marketing e mídia off-line

Dentre os tipos de mídia, essa é a mais tradicional. Consiste em usar várias ferramentas de promoção e propaganda de serviços e produtos. Essas ferramentas são as mídias off-line. Entre elas estão:

  • Ações nos pontos de venda;
  • Uso de panfletos;
  • Distribuição de folders;
  • Fazer propaganda em TV e rádio;
  • Divulgar anúncios em jornais e revistas;
  • Envio de mala direta, entre outros.

Durante um longo tempo, o marketing off-line foi a única maneira de se fazer marketing. Mesmo com o nascimento da internet, as mídias off-line ainda são utilizadas em muitos casos, como os citados acima.

Para que se possa obter sucesso usando o marketing off-line, é preciso muita criatividade na criação das mídias. Uma coisa interessante a ser feita é usar a embalagem do seu produto como mais um dos tipos de mídia off-line.

Benefícios das mídias off-line

O marketing e os tipos de mídia off-line não são estratégias e ações ultrapassadas. Ainda é possível criar uma campanha que impacte nos meios off-line. No entanto, é preciso lembrar que se faz necessário um planejamento e uma estratégia muito bem estruturados para que se possa atingir os resultados e os objetivos esperados.

A seguir, iremos indicar dois principais benefícios que uma estratégia utilizando mídia off-line pode trazer para a sua empresa:

  • Conseguir alcançar um público determinado:

É preciso levar em consideração que boa parte dos brasileiros reside em regiões mais afastadas ou pobres, onde o sinal de rede de internet costuma não chegar. Sendo assim, o rádio e a televisão continuam sendo mídias off-line eficientes para alcançar esse público determinado.

  • Maior credibilidade das mídias off-line tradicionais:

Por outro lado, as mídias off-line mais tradicionais, como o jornal, a televisão e o rádio, ainda trazem um pouco mais de credibilidade ao público do que a internet, por causa do valor dessas ferramentas há muito tempo. Por isso, criar uma estratégia onde se utiliza essas mídias off-line para associar a marca de sua empresa pode ser bem interessante para os resultados.

Como usar as mídias off-line?

Para começar a usar as mídias off-line como estratégia para o marketing de sua empresa, é necessário possuir um planejamento eficiente, além de fazer o orçamento da criação dessas peças, das campanhas publicitárias e da compra de espaços nos veículos tradicionais. Nesse caso, estamos falando de custos com matéria-prima, tinta, gráfica, etc. Por isso que, em geral, o investimento em marketing off-line costuma ser mais caro.

Conceito de marketing e mídia online

O marketing online tem o mesmo fundamento do marketing off-line, mas todas as suas estratégias e ferramentas são aplicadas ao meio digital. O foco é igual: divulgar uma marca, um serviço ou produto. No entanto, as ferramentas são diferentes. Entre elas, estão:

  • Site;
  • Blog;

As diversas maneiras de trabalhar de várias formas as estratégias para alcançar os objetivos de uma empresa são os grandes atrativos desse tipo de marketing. Assim, basta ter o conhecimento para colocá-las em prática e escolher a mídia online que mais se adequar ao seu planejamento.

Entretanto, é impossível negar que a humanidade está cada vez mais conectada e seus hábitos de compra estão se modificando. Hoje, antes de efetuar uma compra, o consumidor usa a internet para procurar informações sobre os serviços e produtos, avaliações de outros consumidores e até mesmo para comprar online. Tudo está mais dinâmico e as empresas precisam se adequar à nova realidade.

Muitas vezes, os resultados de ações de marketing de antigamente eram baseados em “achismos”. O marketing online otimizou as estratégias e as próprias mídias em si. Isso porque ele entrega mais eficiência nos investimentos, velocidade, capacidade de mensurar dados e alcance.


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Benefícios da mídia online

Hoje é muito natural ver pessoas próximas ou empresas investindo em mídia online. Isso porque o marketing online e a internet oferecem vários recursos, tanto para profissionais da área, quanto para empreendedores que querem fazer com que suas vendas e seus negócios aumentem. Por isso, separamos quatro dos diversos benefícios das mídias online para que você as leve em consideração quando estiver criando sua estratégia de marketing.

Custo baixo:

Investir em mídias online é mais barato do que nas mídias off-line. Com elas, é possível definir as ações em conformidade com o quanto você pode investir, fazendo uma otimização do orçamento.

Capacidade de mensurar resultados:

O marketing e as mídias online oferecem várias possibilidades para se obter as informações sobre os resultados de uma campanha para que se possa compreender se o planejamento foi bem sucedido.

Segmentação do mercado:

Uma das maiores vantagens das mídias online é a possibilidade de segmentá-las de acordo com os elementos escolhidos pela estratégia de marketing: sexo, interesses, idade, etc.

Vamos usar o exemplo do Facebook como mídia online usada por uma empresa como uma estratégia de marketing. Ao impulsionar uma publicação ou criar anúncios, essa ferramenta permite a escolha de para que público a mensagem será encaminhada, com foco nos potenciais clientes de sua empresa

Ajustes durante o processo:

As mídias online permitem que você faça ajustes durante o período em que uma campanha de marketing vá ao ar.

Esta é uma grande diferença entre os marketings online e off-line. O marketing online aponta as métricas em tempo real e permite ajustes das ações. Isso quer dizer que não é preciso interromper uma ação ou esperar seu fim para realizar as mudanças necessárias.

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