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Boa parte dos gestores de empresas se perguntam o que é mídia online e off-line e qual delas é melhor investir. As duas formas de se usar mídia para divulgação têm suas vantagens e desvantagens. Os dois tipos de mídia possuem diferenças, e isso é uma das coisas que serão tratadas nesse post.

Não há uma fórmula mágica para saber qual delas é a mais adequada para a sua empresa. Por isso, é necessário conhecê-las e aplicá-las como convém à necessidade da organização e também com o público que se deseja atingir.

Sendo assim, iremos definir os conceitos das duas mídias a seguir, para que você compreenda melhor sobre o marketing online e o off-line. Leia esse artigo até o final!

Conceito de marketing e mídia off-line

Dentre os tipos de mídia, essa é a mais tradicional. Consiste em usar várias ferramentas de promoção e propaganda de serviços e produtos. Essas ferramentas são as mídias off-line. Entre elas estão:

  • Ações nos pontos de venda;
  • Uso de panfletos;
  • Distribuição de folders;
  • Fazer propaganda em TV e rádio;
  • Divulgar anúncios em jornais e revistas;
  • Envio de mala direta, entre outros.

Durante um longo tempo, o marketing off-line foi a única maneira de se fazer marketing. Mesmo com o nascimento da internet, as mídias off-line ainda são utilizadas em muitos casos, como os citados acima.

Para que se possa obter sucesso usando o marketing off-line, é preciso muita criatividade na criação das mídias. Uma coisa interessante a ser feita é usar a embalagem do seu produto como mais um dos tipos de mídia off-line.

Benefícios das mídias off-line

O marketing e os tipos de mídia off-line não são estratégias e ações ultrapassadas. Ainda é possível criar uma campanha que impacte nos meios off-line. No entanto, é preciso lembrar que se faz necessário um planejamento e uma estratégia muito bem estruturados para que se possa atingir os resultados e os objetivos esperados.

A seguir, iremos indicar dois principais benefícios que uma estratégia utilizando mídia off-line pode trazer para a sua empresa:

  • Conseguir alcançar um público determinado:

É preciso levar em consideração que boa parte dos brasileiros reside em regiões mais afastadas ou pobres, onde o sinal de rede de internet costuma não chegar. Sendo assim, o rádio e a televisão continuam sendo mídias off-line eficientes para alcançar esse público determinado.

  • Maior credibilidade das mídias off-line tradicionais:

Por outro lado, as mídias off-line mais tradicionais, como o jornal, a televisão e o rádio, ainda trazem um pouco mais de credibilidade ao público do que a internet, por causa do valor dessas ferramentas há muito tempo. Por isso, criar uma estratégia onde se utiliza essas mídias off-line para associar a marca de sua empresa pode ser bem interessante para os resultados.

Como usar as mídias off-line?

Para começar a usar as mídias off-line como estratégia para o marketing de sua empresa, é necessário possuir um planejamento eficiente, além de fazer o orçamento da criação dessas peças, das campanhas publicitárias e da compra de espaços nos veículos tradicionais. Nesse caso, estamos falando de custos com matéria-prima, tinta, gráfica, etc. Por isso que, em geral, o investimento em marketing off-line costuma ser mais caro.

Conceito de marketing e mídia online

O marketing online tem o mesmo fundamento do marketing off-line, mas todas as suas estratégias e ferramentas são aplicadas ao meio digital. O foco é igual: divulgar uma marca, um serviço ou produto. No entanto, as ferramentas são diferentes. Entre elas, estão:

  • Site;
  • Blog;
  • E-mail marketing, etc.

As diversas maneiras de trabalhar de várias formas as estratégias para alcançar os objetivos de uma empresa são os grandes atrativos desse tipo de marketing. Assim, basta ter o conhecimento para colocá-las em prática e escolher a mídia online que mais se adequar ao seu planejamento.

Entretanto, é impossível negar que a humanidade está cada vez mais conectada e seus hábitos de compra estão se modificando. Hoje, antes de efetuar uma compra, o consumidor usa a internet para procurar informações sobre os serviços e produtos, avaliações de outros consumidores e até mesmo para comprar online. Tudo está mais dinâmico e as empresas precisam se adequar à nova realidade.

Muitas vezes, os resultados de ações de marketing de antigamente eram baseados em “achismos”. O marketing online otimizou as estratégias e as próprias mídias em si. Isso porque ele entrega mais eficiência nos investimentos, velocidade, capacidade de mensurar dados e alcance.


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Benefícios da mídia online

Hoje é muito natural ver pessoas próximas ou empresas investindo em mídia online. Isso porque o marketing online e a internet oferecem vários recursos, tanto para profissionais da área, quanto para empreendedores que querem fazer com que suas vendas e seus negócios aumentem. Por isso, separamos quatro dos diversos benefícios das mídias online para que você as leve em consideração quando estiver criando sua estratégia de marketing.

Custo baixo:

Investir em mídias online é mais barato do que nas mídias off-line. Com elas, é possível definir as ações em conformidade com o quanto você pode investir, fazendo uma otimização do orçamento.

Capacidade de mensurar resultados:

O marketing e as mídias online oferecem várias possibilidades para se obter as informações sobre os resultados de uma campanha para que se possa compreender se o planejamento foi bem sucedido.

Segmentação do mercado:

Uma das maiores vantagens das mídias online é a possibilidade de segmentá-las de acordo com os elementos escolhidos pela estratégia de marketing: sexo, interesses, idade, etc.

Vamos usar o exemplo do Facebook como mídia online usada por uma empresa como uma estratégia de marketing. Ao impulsionar uma publicação ou criar anúncios, essa ferramenta permite a escolha de para que público a mensagem será encaminhada, com foco nos potenciais clientes de sua empresa

Ajustes durante o processo:

As mídias online permitem que você faça ajustes durante o período em que uma campanha de marketing vá ao ar.

Esta é uma grande diferença entre os marketings online e off-line. O marketing online aponta as métricas em tempo real e permite ajustes das ações. Isso quer dizer que não é preciso interromper uma ação ou esperar seu fim para realizar as mudanças necessárias.

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