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Você conhece todos os termos utilizados na publicidade e propaganda? O vocabulário publicitário possui uma identidade própria, com diversas expressões emprestadas da língua inglesa.

Sendo assim, para entender esse universo e estar por dentro de todas as inovações que compõem o mercado de agências de comunicação, ter conhecimento dos principais termos que fazem parte deste vasto vocabulário publicitário é essencial.

Então, para você melhorar o seu approach, não ficar perdido quando receber o próximo job e saber se comunicar de forma clara e eficaz com o target, vamos listar alguns dos termos mais utilizados no vocabulário publicitário.

Confira:

O lado B

• Briefing

Um dos principais termos, e o mais conhecido, do vocabulário publicitário é o famoso briefing.

No contexto da publicidade, o briefing é o documento que reúne todas as informações pertinentes acerca da campanha que será desenvolvida.

Portanto, geralmente, é feito pelo profissional de atendimento da agência, e apresenta dados relevantes sobre a empresa, produto e serviço que a agência irá comunicar, aponta problemas, sugere soluções e descreve todos os interesses e expectativas do cliente em relação à campanha.

Esse documento é de extrema importância, pois serve como um guia para as próximas etapas de desenvolvimento do material publicitário.

Você também pode ouvir a variação “brifar”, que é o ato de passar o briefing, ou seja, as informações para todos os envolvidos no assunto.

• Brainstorm

Outro termo bastante utilizado no dia a dia das agências, o brainstorm pode ser traduzido literalmente como “tempestade cerebral”, e é a ação de propor e relacionar todas as ideias que vierem na cabeça sobre um determinado tópico, sem restrições, para ser analisado posteriormente.

Então, essa prática é muito utilizada em processos criativos para estimular o pensamento e, a partir daí, escolher um norte para a campanha. Geralmente, a técnica proporciona uma visão mais ampla de ideias inovadoras e fora da caixa.

• Branding

Também conhecido como brand management, é o nome que se dá para a estratégia de gestão de marca.

Cada vez mais presente, não só no vocabulário publicitário, mas também nas ações desenvolvidas para as empresas, as estratégias de branding têm conquistado espaço, por sua eficiência na construção e fortalecimento da imagem da marca diante do mercado.

Essa tendência é um diferencial para acompanhar os novos comportamentos e hábitos do consumidor e destacar a empresa em um mercado cada vez mais competitivo.

Da mesma forma, o Brand Equity está diretamente ligado a essa estratégia e representa o valor adicional atribuído ao produto ou serviço oferecido, que influencia na forma como o consumidor percebe a marca e em sua decisão de compra.

Sobre o público-alvo

Alguns termos do vocabulário publicitário que são relacionados aos consumidores, público-alvo e cliente são:

1. Target

Termo utilizado para se referir ao público-alvo de uma ação ou campanha publicitária.

Geralmente, o briefing traz a descrição do perfil desse público, e este perfil é o que dita todo o tom das estratégias e peças desenvolvidas para determinada marca.

Dessa forma, o estudo do target é de extrema importância para desenvolver campanhas que gerem impacto e tragam retorno.

2. Prospect

Prospect é o cliente em potencial. Quando a equipe de atendimento diz que vai “prospectar” um cliente, quer dizer que irá prestar uma visita para um potencial comprador.


Leia mais: 4 truques para ajudar a sua agência na captação de clientes.

3. Lead

Agregados ao vocabulário publicitário graças ao meio digital, o lead é qualquer novo contato que a empresa colete, sendo ou não um potencial comprador.

Já no marketing digital, a estratégia começa com o desenvolvimento de conteúdo para captação dos leads. Além disso, esses leads são alimentados através de ações que aproximam o relacionamento com a marca e os transformam em clientes em potencial.

Para atingir melhores resultados, um software de gestão é fundamental, pois auxilia na coleta, armazenamento e análise de dados, além de otimizar processos.

4. Recall

Em inglês, lembrança ou recordação. Sendo assim, é a informação ou percepção que fica junto ao público, e a associação que faz em relação à marca, após ser impactado por alguma campanha publicitária.

5. Fidelizar

Conjunto de estratégias e ações para tornar-se um cliente fiel à marca, ou seja, conseguir o seu retorno e a sua preferência.

Processo de criação

Existem muitos termos do vocabulário publicitário utilizados no processo de criação. Alguns deles são:

• Peça

São as criações que compõem a campanha publicitária. Podem ser elas:

– Anúncios impressos;

– Material audiovisual;

– Material de áudio;

– Outdoor;

– Busdoor;

– Painel;

– E outros.

• Spot e Jingle

Spot é o nome dado no vocabulário publicitário para definir a peça sonora feita com locução.

Já o jingle, é uma música publicitária curta, geralmente de fácil memorização, muito comum em propagandas eleitorais e de produtos alimentícios.

• Slogan

Frase utilizada para representar o posicionamento da campanha, ou de uma marca, frente ao público-alvo.

• Folder

Anúncio impresso ou folheto de uma só folha, com uma ou mais dobras.

Está gostando deste texto? Em nosso blog, temos a explicação de outros termos e suas usabilidades, não deixe de conferir.

No meio digital

• Mailing

Trata-se de um banco de dados com informações de contato de leads e prospects, para ações como e-mail marketing e outros.

• SEO

Search Engine Optimization é o conjunto de técnicas que melhoram as buscas orgânicas de um site e geram mais conversões.

• Lading page

Parte do conjunto de estratégias do Inbound Marketing, é uma página de destino, cujo principal objetivo é a conversão dos visitantes.


Clique aqui e leia: Landing page | O que é? | Saiba como ela pode ser usada na sua estratégia de marketing digital

Outros termos gerais

• Posicionamento

Geralmente apontada no briefing, é a forma como a marca quer ser vista pela audiência, e é definida com base nos diferenciais, pontos fortes e qualidades da empresa.

• Job

Literalmente, significa trabalho, e é utilizado para referir as demandas da agência.

• Mídia e Veículo

Enquanto mídia é o meio escolhido para a campanha, como outdoor, mídias digitais, televisão e outros, os veículos são os canais específicos que vão veicular as peças, como a emissora.

Mídia também é o nome do profissional responsável pelas mídias da campanha.

Existem diversas outras expressões que fazem parte do vocabulário publicitário, e esse número é crescente, principalmente com a influência do meio digital.

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