Para quem trabalha com marketing digital, sabe da importância de produzir maneiras de atrair usuários para as estratégias de captação. Afinal de contas, se não investirmos nesses processos, não passamos a ter resultados. Felizmente, o marketing digital oferece inúmeras ferramentas para conquistar usuários a partir do momento em que entram em contato com a nossa marca. E uma delas, é o CTA!
Conduzir o usuário pelo funil de vendas no marketing é crucial para que, futuramente, ele se torne um lead qualificado para vendas, é crucial para gerar novos clientes.
No entanto, ainda assim muita gente inserida no marketing digital não entende o poder do CTA e como ele é capaz de transformar as estratégias de conversões da sua empresa.
Quer saber mais sobre o assunto? Continue lendo o nosso post e tire todas as suas dúvidas sobre o CTA.
Afinal, o que é o CTA?
Primeiro de tudo, o CTA (sigla para Call-To-Action) que em tradução livre significa “Chamada Para Ação” é qualquer tipo de chamada — seja ela textual ou virtual — que incentive o leitor a realizar uma determinada ação.
Dessa forma, podemos presumir que trata-se de uma ferramenta crucial para promover as ofertas das empresas através do marketing, e assim, gerar excelentes leads para o banco de dados, a fim de serem trabalhados futuramente, e ganhem potencial de virarem bons clientes.
Por esse motivo, saber como escolher um bom CTA faz toda diferença nesse jogo.
De maneira geral, existem diversos tipos de chamada para ação, como a linkagem de um artigo para outro, a oferta de um material rico (como um E-book), fazendo com que eles (os leitores) sejam direcionados a uma página de vendas — ou popularmente conhecida como landing pages.
Como escolher o CTA certo para minha estratégia de marketing?
Sabendo do conceito de CTA e da sua importância como geradores de ação pelos usuários que frequentam a sua marca, conforme dito, existem inúmeros tipos de CTAs.
A questão é saber qual deles devemos utilizar para estratégias específicas de marketing digital. Agora, preparamos algumas dicas para você descobrir o melhor CTA para a sua estratégia. Confira:
1. Leve em consideração o estágio do funil de vendas da sua estratégia
Primeiro de tudo, devemos saber qual é o estágio do funil de vendas que aquele conteúdo se encontra, e acima de tudo, qual é o tipo de visitante que ele está atraindo para a página!
Vamos a um exemplo prático: seria muito mais relevante você inserir um CTA para um visitante que acaba de entrar no seu blog de conteúdo — mesmo não sabendo nada sobre a sua oferta — e incentivá-lo, através da chamada para ação, a clicar em um link para ele ter acesso a um teste gratuito da sua oferta.
Ou seja, saímos de um usuário que encontra-se no topo de funil de vendas e conduzimos para o meio ou fundo, dependendo da sua necessidade. Afinal de contas, ele descobriu que tem um problema, sabe como resolvê-lo e acabou de perceber que a sua empresa pode ajudá-lo e o oferece segurança para isso.
No entanto, para conduzirmos este visitante inicial que acabou de entrar na sua página, pode ser interessante usar um CTA para incentivá-lo a baixar gratuitamente um material rico da sua marca, como por exemplo, um e-book.
Com isso, tendemos a aumentar ainda mais as chances dele se tornar um bom lead, e futuramente, um bom cliente.
2. Descubra quem é a persona do seu post
De nada adianta se atentar às estratégias de CTA para o seu conteúdo, se você não sabe para quem ele está comunicado, não é? Nesse sentido, é crucial que você entenda quem são as pessoas que estão lendo aquele conteúdo.
Coletando dados e informações de comportamento, tempo de duração de página, faixa etária, sexo, região etc., fica mais difícil elaborar um CTA totalmente voltado para o perfil dessas pessoas, fazendo com que sintam familiarizadas com a possibilidade de clicar em algo e serem ainda mais beneficiadas.
3. Entenda qual é o nível de conhecimento da persona
Você já parou para perceber se o seu blog ou site consegue atender aos diversos tipos de consciência da sua persona?
Novamente voltamos para o contexto do funil de vendas. Se o seu blog atende a todos os estágios, então isso significa que você pode gerar conteúdo para todos os níveis de consciência.
Você pode criar conteúdos de topo de funil, como “O que é marketing digital”, conduzir esse usuário para o meio de funil com um conteúdo do tipo “5 motivos para você investir em marketing digital hoje mesmo” e depois conduzi-lo novamente, com um bom CTA, para o fundo de funil.
Nesse estágio de consciência do problema e da solução, você já pode oferecer a sua oferta, com grande possibilidade de já fechar negócios.
No entanto, todos esses processos só deram certo porque você conseguiu entender o nível de conhecimento das personas. Tendo essas informações em mãos, seus posts falarão de maneira estratégica com seu público, e automaticamente eles serão conduzidos pelo seu funil de vendas sem se darem conta disso.
4. Não se esqueça de escolher o formato do seu CTA
Por último, e não menos importante, é escolher o formato do seu CTA. No marketing digital, existem inúmeras possibilidades. Você pode criá-los em formato de sidebar, ou até mesmo através de textos — inserindo links sobre eles (hiperlinks).
Ou então você pode investir em belas imagens gráficas ao longo do conteúdo, incentivando os usuários a clicarem sobre ele e serem direcionados para um outro conteúdo de acordo com sua estratégia de captação.
Em se tratando de peças gráficas, é bastante comum criarmos fotos de livros e páginas para representar e-books, whitepapers e outros tipos de materiais ricos visualmente atrativos.
Depois de escolher o formato do seu CTA, não se esqueça de entender qual é o principal objetivo dele. Pode ser gerar tráfego para outro blog, aumentar as inscrições na newsletter, recomendar um download, aumentar o tráfego na loja virtual, entre outros.
Sem dúvida, o CTA tem um grande poder de persuasão, e desde que seja utilizado no momento certo e para a pessoa certa, consegue grandes chances de realizar incríveis conversões.
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