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Qual é o principal objetivo da sua empresa? Muitos aspectos podem determinar o sucesso do seu empreendimento, porém, priorizar uma meta pode ser a decisão mais assertiva para o seu negócio ir mais longe e crescer a longo prazo.

Neste conteúdo iremos falar sobre One Metric That Matters (Um Indicador que Importa, em português, ou OMTM). Se você quer entender mais sobre esta metodologia, acompanhe conosco!

Leia mais: KPIs financeiros para acompanhar na sua agência.

O que é OMTM?

Fica mais fácil de compreender o conceito de OMTM se fizermos analogias com situações da vida cotidiana. É comum que, ao longo de nossas vidas, tenhamos fases nas quais queremos abraçar o mundo com nossas ações. Porém, ao longo das etapas das nossas atividades, percebemos que é simplesmente impossível fazer tudo ao mesmo tempo e passamos a priorizar certos objetivos em detrimento de outros.

Por exemplo, pessoas que querem, ao mesmo tempo, financiar uma casa, trocar de carro e fazer uma viagem internacional. A não ser que haja muito dinheiro sobrando, provavelmente será necessário excluir um dos objetivos. Será necessário limar o menos necessário: a viagem internacional. Se as contas apertaram mais ainda, pode ser necessário abrir mão de outra meta. Provavelmente, o carro novo.

Nesse caso, sob o ponto de vista das finanças pessoais, o seu OMTM. Ele depende diretamente de qual é a sua principal dor, quantos recursos você possui disponíveis e quais são os seus principais objetivos.

Note que, neste exemplo, para você atingir sua principal meta, é necessário atingir alguns objetivos chave antes, tais como: obter o dinheiro da entrada, estar com o nome limpo, apresentar todos os documentos necessários, não deixar que as mensalidades ocupem mais do que 30% da sua renda mensal etc.

É preciso priorizar determinadas metas para conseguir atingi-las mais rapidamente e de maneira mais completa. Assim como você, no seu orçamento familiar, as empresas fazem exatamente a mesma coisa: priorizar e concentrar esforços. Por vezes é normal que façamos isso de forma intuitiva. Mas, conforme a metodologia OMTM, esse processo passa a ser mais estratégico e assertivo.

Como elaborar uma estratégia OMTM

Como você já percebeu, estabelecer Uma Métrica que Importa se trata de priorizar um objetivo e unir esforços para que seja possível alcançá-lo em tempo hábil.

Mas como, afinal, estabelecer este objetivo e de que maneira é possível concentrar esforços para conquistá-lo mais rapidamente? Confira um passo a passo que pode ajudar seu empreendimento a ter mais sucesso com essa estratégia.

Entenda qual a principal dor do seu negócio

A definição de objetivos está totalmente conectada com as dores que o seu negócio apresenta. Por isso, o primeiro passo para refletir sobre a sua OMTM é compreender qual é a principal dor ou o obstáculo que o seu empreendimento enfrenta.

Talvez nem mesmo você, enquanto empreendedor, tenha plena compreensão da principal dor da empresa. Por isso, este processo precisa ser orientado a dados e também contar com o apoio dos membros chave da sua equipe. Ao analisar os seus indicadores, como um todo, pode ser possível compreender as dores e as lacunas da sua operação.

Leia mais: Matriz Swot | Como fazer a análise e colocar em prática na sua empresa.

Transforme a sua dor em uma meta concreta

Uma vez que tenha sido possível compreender a dor do seu negócio, você provavelmente conseguirá transformá-la em uma meta concreta. Mas atenção: essa meta precisa seguir os preceitos das metas SMART. Ou seja: ser Específico, Mensurável, Atingível, Realista e Temporizável.

Logo, se você percebeu que a sua principal dor está nas vendas, uma OMTM possível é: ampliar o faturamento das vendas em mais de 50% ao longo de um ano.

Se o problema está nas despesas fixas, a sua OMTM pode ser: cortar pelo menos 35% dos gastos fixos do orçamento em seis meses.

Se a sua maior dor são as ameaças da concorrência, a sua empresa pode ter como OMTM alcançar a maioria do market share em até 12 meses.

E assim sucessivamente. O importante aqui é que a métrica seja concreta e compreensível.

Estabeleça metas parciais para atingir o seu OMTM

Ainda que o seu OMTM seja bastante concreto, ele não será atingido sem planejamento. Por isso, é importante entender quais são os passos necessários à sua empresa para que seja possível chegar lá.

Mais uma vez, os seus objetivos parciais irão depender diretamente da meta final que se deseja alcançar. Mas vamos trabalhar com os exemplos novamente.

Se a sua meta é ampliar as métricas das vendas, provavelmente serão necessárias algumas medidas, tais como:

  • Ampliar o investimento em marketing;
  • Aumentar a equipe de representantes comerciais;
  • Contratar uma nova ferramenta de prospecção de clientes;
  • Remodelar seu produto às necessidades do mercado;
  • Entre outros.

Note que estes objetivos estariam totalmente opostos, supondo que você também tivesse a meta de cortar gastos. Todas as ações mencionadas acima vão comprometer o orçamento. É por isso que a estratégia OMTM diz respeito sobre priorizar certas métricas sobre outras.

Leia mais: Metas SMART | O que são e como usá-las no seu negócio?

Não esqueça do restante do negócio

Apesar disso, se o seu empreendimento se concentrar muito em uma métrica sem se preocupar de maneira concreta com o restante do empreendimento, o resultado pode ser catastrófico. Por isso, é sempre importante colocar essas medidas em uma balança estratégica: o quanto se pode renunciar aos demais indicadores para priorizar a OMTM.

Isso vai depender da sua meta e do custo estratégico dela para seu negócio. Porém, geralmente, quase todo empreendimento possui uma gordura para queimar. Utilize estes recursos extras com serenidade.

Engaje sua equipe para atingir à meta

Um dos principais pontos para atingir o OMTM é engajar a sua equipe em prol de um objetivo específico. E, na verdade, esta é uma das grandes vantagens desta estratégia: um objetivo claro, conciso e único se torna muito mais fácil de atingir em conjunto. Por isso, comunique-se com o seu time e faça bastante clara a meta e quais os objetivos necessários para sua conquista.

Com isso, a sua empresa terá esforços mais assertivos, além de uma motivação maior para a equipe chegar até os objetivos propostos de maneira comprometida.

Como você percebeu, trabalhar com OMTM é algo bastante prático e que exige planejamento. A sua agência pode ir mais longe utilizando estas estratégias. Por isso, continue acompanhando outros de nossos conteúdos para entender mais.

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