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Você pode até achar que ticket médio é só mais um indicador de desempenho utilizado em empresas da área comercial ou até em agências de publicidade. Ele também é isso. Mas a verdade é que essa ferramenta é muito importante para avaliar o desempenho de um negócio e como estão suas vendas.

Ok, a gente sabe, quem trabalha com publicidade é mega criativo não quer pensar em vendas e números, mas nenhuma empresa ou agência sobrevive sem lucros e resultados. Por isso, pega um café e vem com a gente entender o que é o ticket médio.

Leia mais: Aprenda a integrar a equipe de marketing e vendas da maneira correta.

O que é um ticket médio?

Ticket médio é o indicador de valor médio de vendas em um determinado período, e pode ser utilizado para descobrir o quanto, em média, uma empresa fatura por cliente.

Calcular o ticket médio não é uma tarefa difícil. Mas, antes de começar, é preciso que a empresa faça dois levantamentos: o faturamento do período a ser estudado e a quantidade total de vendas no mesmo período. Depois, basta dividir o faturamento pelas vendas e pronto, você já tem o valor do ticket médio.

Vamos tentar com um exemplo? Sua agência de publicidade fechou 3 contratos esse mês. Um deles, no valor de 3 mil reais, outro no valor de R$2 mil e um último no valor de R$1.500 reais. Seu faturamento total, portanto, foi de R$6.500,00. Dividindo 6.500 (faturamento) por 3 (total de vendas) você percebe que seu ticket médio, no período, foi de R$2.166,66.

E por que saber isso é importante?

Com o valor do ticket médio é possível entender a saúde financeira e comercial de uma empresa. O sonho de todo empresário é ter um ticket médio maior do que o valor de custos de aquisição de um cliente, pois isso significaria que ele ganha mais do que gasta a cada novo cliente ou negócio, mas nem sempre isso é possível.

Aliás, saber se um ticket médio é bom ou não é uma tarefa a parte. Não existe um número exato, já que esse valor pode variar para cada tipo de empresa, tempo de mercado e até época do ano – lojas de fantasias, por exemplo, terão tickets maiores durante o carnaval do que no restante do ano.

Mas uma boa estratégia é acompanhar o histórico da sua agência. Se há queda constante no valor do ticket, algo está errado. Se, ao contrário, ele tem crescido, significa que seus clientes tem fechados contratos de maior valor, o que é ótimo para a saúde financeira da empresa.

Por isso, é extremamente importante que o valor do ticket seja calculado periodicamente. Crie um cronograma de avaliação e faça os cálculos, pelo menos, a cada 3 meses. Assim, você pode definir se as estratégias de gestão estão dando resultados ou se precisam de novos ajustes.

O valor do ticket médio da minha agência está baixo. Como aumentá-lo?

Calma, não precisa entrar em pânico. Se você descobriu que seu ticket médio é baixo, ou está abaixo das necessidades da sua agência, saiba que existem estratégias para alavancá-lo. Vamos falar sobre algumas delas aqui.

Variedade de produtos e serviços oferecidos

Quando você pensa em uma grande loja de departamentos, imagina corredores cheios dos mais diversos itens, desde brinquedos até itens de decoração, desde potinhos plásticos até jarras de cerâmica. A variedade faz mais pessoas comprarem mais produtos. O ticket médio, então, sobe.

O mesmo pensamento vale para empresas e até agências de publicidade: se seu negócio se concentra em poucos produtos e serviços, seu ticket será baixo. Ofereça mais e veja seu cliente aumentar o valor de cada negociação e, consequentemente, o ticket médio também subirá.

Agregue valor ao seu produto ou serviço

Mostre que você tem a solução que seu cliente precisa e que sua agência é indispensável no planejamento publicitário que ele procura. Quando você agrega valor ao seu serviço, seu cliente tende a confiar ainda mais nas soluções apresentadas e a gastar mais com sua empresa.

Preste o melhor atendimento

Dentro de uma agência, o atendimento é o principal contato do cliente e aquele que vai ouvir suas dores e apresentar as soluções. Portanto, sua equipe de atendimento deve ser preparada e capacitada para acolher as dúvidas, reclamações e sugestões do cliente.

Além disso, vale a pena investir em treinamentos de marketing e vendas para esses profissionais, para que eles estejam prontos a oferecer serviços e aumentar seu ticket.

Estimule o retorno

Mais fácil e barato do que conquistar novos clientes é manter os antigos. Fazer com que seu cliente retorne para novos negócios é essencial para o sucesso da agência e consequente aumento do ticket. Por isso, após encerrar uma campanha com determinado cliente, estimule que ele feche novos contratos.

Antes de mais nada, é importante que a experiência com esse primeiro serviço tenha sido ótima. Você pode, então, oferecer descontos ou apresentar soluções para novas campanhas, fidelizando o cliente. 

Leia mais: Dicas para melhorar a retenção de clientes na sua agência.

Ofereça promoções

Feche pacotes para seus clientes, com valores promocionais ou serviços extras. Isso atrai mais clientes e fideliza aqueles que já estão com a empresa.

Faça propaganda

Você é um profissional de publicidade, então sabe fazer isso como ninguém, mas é sempre bom repetir: propaganda é a alma do negócio! Investir em marketing para atrair mais clientes é essencial, principalmente no digital. Então faça pela sua agência o que você já faz pelos seus clientes!

Leia mais: 11 estratégias de Marketing Digital para você utilizar nas redes sociais da sua empresa.

E, por fim, entenda as necessidades do seu cliente

Se seu ticket está baixo, existe um motivo. Descobri-lo é essencial para dar o correto andamento às suas estratégias de crescimento. Então, ouça seu cliente. Faça pesquisas de satisfação, converse com ele e deixe-o mostrar onde está o erro. Essa é a melhor forma de identificar os problemas e propor melhorias.

Quer mais dicas sobre como gerenciar sua empresa? Leia nosso artigo sobre como expandir sua agência em 2021. E, se estiver procurando pelo melhor software de gerenciamento para agências, com controle de jobs e gestão de pautas, procure o Publi!

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