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Você já ouviu falar sobre um webinar? Sabe o que significa ou já participou de algum? Ele é um seminário online, que normalmente é transmitido ao vivo dentro de um tema ou assunto mais específico.

Esse é um excelente formato para gerar leads para as empresas, e quando comparado a outros recursos, como o ebook, por exemplo, é mais em conta de ser desenvolvido.

Quando um webinar é feito ao vivo, ele traz ainda mais vantagens, afinal, o conteúdo não terá atrasos, pois um compromisso foi criado.

Se você tem dúvidas sobre o que é um webinar, como fazer um e como ter sucesso a partir disso, acompanhe as informações que trouxemos a seguir!

O que é um webinar?

Webinar, como dissemos, é um seminário que acontece online com um assunto específico. Também é comum que ele tenha um público-alvo a ser atingido já determinado, como uma das principais estratégias de marketing dessa ferramenta.

maioria dos webinars são transmitidos ao vivo, mas muitas empresas também gravam os conteúdos para serem transmitidos. Esse formato tem sido cada vez mais utilizado nos negócios, por ser eficiente e gerar boas oportunidades.

Na prática, ele funciona da mesma forma que uma videoconferência, mas no formato de um seminário, onde a pessoa que o apresenta conduz o seminário, interagindo sempre com os participantes.

Existem muitas plataformas onde os webinars podem ser realizados, e para fazê-lo, você precisa de bons equipamentos e também colocar algumas dicas em prática, que é o que vamos falar a seguir!

Como fazer um webinar?

webinar é uma maneira bem simples e barata de gerar leads, criar um relacionamento com seus clientes, lançar e divulgar produtos e outras finalidades.

Esse evento online é bem mais prático de ser organizado do que um evento presencial, mas ainda assim requer muito planejamento. Entenda mais a seguir!

Defina a plataforma a ser utilizada

Escolher a plataforma ideal para fazer o seu webinar é muito importante, e o que deve ser levado em consideração é o serviço que você deseja oferecer e os recursos disponíveis de cada uma delas.

Se você está começando nesse meio, pode utilizar plataformas gratuitas, como o Facebook Live, o Youtube Live e outras. Essas opções te ajudam a criar as transmissões ao vivo e também a ter uma interação com os participantes.

Defina a data

O dia que você pretende fazer o seu webinar, assim como o horário, devem ser definidos com uma certa antecedência, de no mínimo, um mês.

Isso porque, você precisa de tempo para definir todos os passos que envolvem a criação desse seminário.

Além disso, ao definir a data com antecedência, você garante que os participantes terão tempo de se inscrever.

Saiba o tema que será falado

tema e o assunto do webinar dependem muito do seu objetivo, do público-alvo e também do seu negócio. Se você não possui uma rede de contatos de e-mails e quer gerar leads qualificados, o ideal é definir um tema mais amplo.

Mas, caso você tenha essa base de e-mails e queira apenas qualificar os clientes, pode falar sobre um assunto mais geral e conteúdos mais avançados.

Mas, caso o seu objetivo seja converter seus leads, o foco é ter diferencial, oferecendo uma oportunidade única a eles.

Você consegue definir o tema de forma mais simples depois de saber quem é o seu público-alvo e quais são os seus objetivos.

Crie um roteiro para a apresentação

Assim como em qualquer tipo de apresentação, criar um roteiro é muito importante, e no webinar não seria diferente.

Você pode criar tópicos sobre o que deve ser falado e discutido, quais materiais serão descritos, se a apresentação será por slide ou não e outros detalhes.

O ideal é sempre planejar o começo do webinar, o meio e também o final, para que os participantes tenham vontade de participar da próxima edição a ser criada.

Faça sua landing page e as divulgações

A landing page, ou seja, a página de captura, é o ponto onde as inscrições para o webinar serão realizadas.

Nessa página, todas as informações sobre o webinar devem estar descritas, de forma que chame a atenção dos participantes. Você pode destacar os benefícios, as vantagens, o que será discutido e muito mais.

Pedir para que os participantes preencham seus dados com o seu e-mail é muito importante, pois assim, você consegue enviar todas as informações sobre seu evento.

Além disso, também é importante criar ferramentas e estratégias de divulgação, para que mais pessoas tenham acesso ao seu evento. O sucesso do webinar depende muito da divulgação.

Você pode fazer divulgações orgânicas ou utilizar mídias pagas para isso. No blog da sua empresa você também pode explorar essas estratégias, através dos textos, das mensagens e pop-ups.

Por que criar um webinar é importante?

Como dissemos anteriormente, o webinar não possui apenas um objetivo, e por isso, a resposta para essa pergunta é bem ampla.

O webinar pode ser usado para atingir objetivos como gerar e atrair leads, fazer com que eles passem por uma nova etapa do funil de vendas, demonstrar um produto que você irá comercializar ou até criar mais relacionamento com seus clientes.

De acordo com as necessidades da sua empresa você deverá criar um tema para o webinar. É válido lembrar que esse seminário online também possui alguns desafios que podem ser enfrentados ao longo do seu planejamento, como durante a divulgação, na criação do tema, na captação de participantes, na gestão e convocação, por exemplo.

Como gerar bons resultados no webinar?

Agora que você já entendeu o que é um webinar e como criar um, saiba que existem algumas dicas que podem ser colocadas em prática para que você tenha sucesso na realização do seu evento.

Antes de tudo, saiba que as apresentações mais longas são as que mais geram resultados, pois o tempo que os participantes ficam ativos é de 1 hora, em média.

Além disso, diferente dos eventos corporativos, o clima do webinar não precisa ser tão formal. O objetivo é criar um ambiente menos sério, mais descontraído, para que os participantes possam interagir.

O relacionamento depois que o evento foi finalizado também é importante, e se você deseja ter sucesso durante o seu webinar, coloque essas dicas em prática para gerar bons resultados.

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