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Continue a leitura deste artigo e confira as 10 tendências de mercado que as agências de publicidade precisam estar atentas agora em 2020.

As pessoas aguardam por inovações que serão responsáveis por transformar o mundo, ou pelo menos uma parte dele, para melhor, sempre que um novo ano se aproxima.

Impulsionados por essa atmosfera geral, vários segmentos do mercado especulam, com base em dados, mas também em percepções e experiências, quais serão as novidades que estarão em alta no próximo ciclo.

Para a área de Comunicação, Publicidade e Marketing, a expectativa é que em 2020 a tecnologia e a diversificação dos formatos de contato com o público sejam ainda mais utilizados.

1. Pesquisa por voz

O uso da voz em pesquisas na internet também é uma das tendências de mercado para 2020. De acordo com uma pesquisa da ComScore, empresa americana que faz análises da internet, até ano que vem, metade de todas as buscas serão feitas por voz.

Essa nova era que se inicia requer adequação das estratégias SEO das empresas. Mesmo porque, a forma como alguém faz uma pergunta por meio da fala é totalmente diferente de como a mesma questão seria digitada.

Os assistentes virtuais como a Alexa, Siri, Cortana e Google Home estão cada vez presentes na vida das pessoas e têm sua parcela de contribuição para o crescimento das pesquisas por voz.

A expectativa, ainda, é que esses aplicativos, além de conversarem com seus usuários, tenham a capacidade de fazer anúncios de produtos ou serviços, tornando-se mais um espaço para mídia programática.

2. Pesquisa por imagem

Esse é um recurso que ainda não decolou, mas que é uma das tendências não só para 2020, como para os próximos anos.

Basicamente, a pesquisa é ativada quando o usuário envia uma imagem. Algumas ferramentas são capazes de indicar conteúdos relacionados em sites de lojas por meio dessa busca.

Para os profissionais de SEO, é importante reforçar a necessidade de incluir descrições e little tags adequadas, visando estimular os buscadores a entreguem os resultados de suas páginas aos usuários.

Leia mais: SEO | Guia completo para aplicar essa estratégia no seu site.

3. Uso de aplicativos de mensagens

Não é de hoje que as empresas valorizam uma comunicação mais personalizada e direta com seu público. As redes sociais já permitem essa interação e produzem grandes resultados.

A tendência que já começou a ser utilizada nas estratégias de Marketing e que seguirá crescendo em 2020 é a implementação de aplicativos de mensagens como o WhatsApp, Telegram e outros que possam chegar ao Brasil.

Esses aplicativos já são úteis para atendimento ao cliente e divulgação de conteúdo e promoções, mas em breve, serão usados mais efetivamente para vendas.

O WhatsApp, por exemplo, anunciou que disponibilizará no Brasil um recurso para pagamento diretamente na plataforma. O lançamento ainda não tem data, mas é bom estar preparado desde já.

Leia mais: 5 estratégias de Marketing Digital para você utilizar nas redes sociais da sua empresa.

4. Conteúdo em áudio

Oferecer formatos de conteúdo diversificados é imperativo às empresas que desejam conquistar audiência e reforçar sua autoridade no nicho que ocupam.

A habilidade multitarefa que as pessoas adquiriram ao longo do tempo destaca a necessidade de que os conteúdos possam ser absorvidos por elas enquanto realizam outras atividades.

Nesse sentido, as opções em áudio funcionam muito bem. Você já deve ter notado que alguns sites de conteúdo incluem a versão em áudio do texto, justamente para atender a essa demanda.

Cabe um destaque aos podcasts. Esse formato é considerado tendência há alguns anos e em 2020 a expectativa é que o número de ouvintes cresça bastante.

As agências de publicidades precisam estar atentas para sugerir a seus clientes a criação de podcasts como forma de ofertar ao cliente material gratuito, relevante e de quebra, aumentar seu reconhecimento de marca.

5. Inteligência Artificial

A união dos recursos tecnológicos obtidos a partir da Inteligência Artificial permite ao mercado de Comunicação e Marketing gerenciar uma infinidade de dados que podem ser utilizados para implementar ações muito mais assertivas.

Inclusive, nós já temos um artigo completo sobre Inteligência Artificial, clique aqui para conferir!

Exemplo prático dessa dinâmica é o uso dos recursos de Machine Learning e PNL (Processamento de Linguagem Natural) em programas que analisam o teor dos comentários de usuários na internet relacionados a uma determinada empresa e os classificam como positivos, neutros e negativos.

Dessa forma, é possível estudar a avaliação das pessoas sobre conteúdos, produtos e a empresa no geral e, assim, moldar as estratégias para aumentar os níveis de satisfação do público.

6. Novas redes rociais

No universo das redes sociais, a perspectiva para 2020 é que outras redes cheguem e conquistem território no Brasil. Como seria o caso da Shoelace (do Google) e da Tik Tok.

7. Relação humanizada e personalizada

As organizações precisam investir em uma relação humanizada e personalizada com seus clientes, no intuito de proporcionar uma experiência única. As agências de publicidade, por sua vez, devem saber traduzir isso em seus projetos.

Vale dar adeus aos tradicionais modelos e inovar. Desenvolver conteúdos e canais que busquem agradar o cliente e facilitar sua interação com a marca, em outras palavras, focar em User Experience.

O segredo para 2020 é se colocar no lugar do cliente e tentar o máximo de aproximação para conseguir assumir uma postura humanizada e obter o reconhecimento disso.

8. Google Meu Negócio

Essa ferramenta do Google gratuita reúne e expõe pequenas e médias empresas de uma mesma região. Graças ao crescimento do número de negócios adeptos, a expectativa é que a plataforma ganhe maior destaque em 2020.

Esse fato exige que as agências de publicidade estejam preparadas para adotar estratégias para que a marca de seus clientes seja vista pelos usuários, por meio de um bom ranqueamento.

9. Marketing de Influência

Já está mais do que provado que os consumidores são muito mais propensos a seguirem indicações de influenciadores digitais do que de anúncios comuns.

A partir dessa constatação, o Marketing de Influência também é uma das tendências de mercado que cresce a cada dia e continuará se expandindo em 2020.

É fundamental que as agências não se dediquem somente a grandes influenciadores, mas também busquem àqueles que, embora tenham poucos seguidores, exercem forte poder sobre sua audiência.

Leia mais: Marketing de Influência: O que é? Como usar essa estratégia a favor da sua empresa?

10. Internet 5G

Por fim, temos a promessa da Internet 5G. Quando chegar ao Brasil, a velocidade que essa banda concederá a internet será bem superior à que conhecemos hoje.

Dessa forma, o usuário terá maior facilidade em acessar conteúdos e, consequentemente, se tornarão mais exigentes, colocando responsabilidade adicional nas mãos das agências de publicidade.

Acompanhar o mercado é uma tarefa que deve fazer parte do dia a dia das agências de publicidade. Afinal, somente dessa maneira é possível conhecer as tendências e se ajustar aos desejos dos consumidores.

Aproveite para conhecer os 8 benefícios que um sistema pode trazer para a gestão das agências.

Tem mais algumas tendências de mercado para 2020 que esquecemos de falar? Comente aqui!

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