Em pleno século XXI, vivemos em um mundo em constante mudança, principalmente quando o assunto é novas tecnologias. A Inteligência Artificial ou apenas IA, evolui a todo instante, trazendo novidades para o nosso cotidiano. Para a publicidade, um mundo de possibilidades é descoberto, pronto para ser desfrutado.

Os impactos da tecnologia na publicidade são cada vez mais frequentes. Muito mais do que pensar em robôs e fazer associações com as deslumbrantes inovações no universo da ficção científica, a Inteligência Artificial está, aos poucos, mudando o jeito de se fazer uma publicidade.

Com a transformação digital, as atividades corporativas são implementadas ou modificadas. Para o mercado publicitário, não é diferente. A tendência é a de que, ao longo dos anos, a Inteligência Artificial continue impactando diversos setores da nossa vida, desde o pessoal até o profissional.

A revolução da Inteligência Artificial

Ao falarmos em Inteligência Artificial, provavelmente, a primeira coisa que vem na cabeça são imagens de algum filme de ficção científica. Robôs, máquinas e invenções extraordinárias são as coisas mais associadas ao assunto. Entretanto, falar de IA é mais do que isso.

A Inteligência Artificial é um ramo da pesquisa científica de computação que visa a criação de máquinas inteligentes. É por meio de códigos e programações específicas que comandos são feitos para que essas máquinas simulem a inteligência humana.

Basicamente, com a IA, as máquinas são capazes de aprender e tomar decisões de maneira racional. Claro que tudo é apoiado em um enorme banco de dados e uma pesquisa gigantesca para sua formação.

A ideia de máquinas pensantes já vem de séculos passados, com filósofos e cientistas questionando o poder dessa Inteligência Artificial e como ela poderia ser aplicada no universo das coisas. Até os dias de hoje, a IA é um assunto bastante discutido e aprimorado com o avanço tecnológico.

Um grande exemplo de contribuidor para as pesquisas de Inteligência Artificial é o matemático Alan Turing. Considerado o pai da computação, Turing criou um teste para verificar a eficiência de uma IA.

Para passar no teste de Turing, um ser humano teria que conversar com uma máquina sem perceber que está falando com um robô. Os conceitos e estudos do matemático foram extremamente importantes para o desenvolvimento da computação moderna.

O aprendizado das máquinas e a publicidade

Trazendo o foco para a publicidade, a Inteligência Artificial apresenta diversos impactos na área ao longo de sua evolução. O Machine Learning (Aprendizado da Máquina, em tradução livre) é um dos pontos principais no avanço de técnicas incorporados no universo publicitário.

A análise de dados feita a partir do Machine Learning facilitou um maior aprendizado das máquinas. Códigos que, antigamente, eram feitos manualmente por programadores, começaram a ser compreendidos “sozinhos”, por meio de uma exposição de diversos exemplos no sistema.

Esses avanços são muito importantes para que a publicidade encontre maneiras e soluções que acompanhem o perfil do público que se pretende atingir. Consequentemente, melhorias vão sendo implantadas no mercado e, assim, novas possibilidades ganham vida.

Quer saber mais sobre como essas máquinas inteligentes podem afetar o universo da publicidade? Então, confira a seguir!

Um universo de possibilidades

A busca por conteúdo digital está deixando para trás as mídias tradicionais, como a televisão e os jornais. Dedicamos boa parte do dia para nossas redes sociais, então, a publicidade precisou se reinventar e começar a prestar atenção em mais um fator de relevância.

Com a internet, existe uma maior segmentação do público, algo que para a publicidade, pode trazer ainda mais impactos positivos, caso seja trabalhado de maneira eficiente. Aqui, as ferramentas da Inteligência Artificial são essenciais para analisar a interação entre publicidade e público.

Entender seu o público-alvo é o primeiro passo para fazer uma publicidade que converse com as características de um grupo de pessoas. Atualmente, existem recursos capazes de coletar dados dos consumidores para que os profissionais analisem o comportamento em comum desses indivíduos.

O uso de algoritmos para coletar dados dos internautas também afeta o tipo de propaganda que aparece quando você entra em algum site ou rede social. Baseada nas buscas que fazemos online, ferramentas de IA conseguem traçar nosso comportamento e apresentar publicidades relacionadas ao que estamos acessando no momento.

Outro exemplo que está começando a ganhar força é o uso de assistentes automatizados de vendas em sites para ajudar o indivíduo com informações iniciais ou dúvidas. Para a empresa, é uma ótima sugestão para coletar dados de possíveis clientes com a eficiência de uma Inteligência Artificial.

O Marketing de Produtos também pode ser beneficiado pelas máquinas inteligentes. Recomendações personalizadas podem ser feitas por meio de filtros que detectam gostos semelhantes dos consumidores. Assim, o sistema consegue oferecer sugestões específicas para determinado grupo.

Inovações no mercado publicitário

O bom sucesso de uma campanha publicitária depende de diversos fatores, por isso o uso de máquinas inteligentes é extremamente eficaz em apontar as etapas para análise. Logo, o processo inteiro pode apresentar ótimos resultados, se os profissionais souberem aplicar na prática os dados coletados.

A diminuição de custos para a empresa é outro fator de interesse no investimento em tecnologias de Inteligência Artificial. A partir do momento em que várias áreas passam a ser automatizadas, gastos maiores são evitados, inclusive com a redução de profissionais no setor.

A relação com o público-alvo é uma das principais transformações. Conteúdos personalizados, publicidade segmentada e uma maior interação são apenas alguns exemplos de melhorias que máquinas inteligentes proporcionam.

Analisar os resultados da publicidade e seu impacto no público também ficou mais fácil com a IA. Existem diversas ferramentas que auxiliam os profissionais na hora de verificar os alcances da campanha. Logo, é possível entender o que deu certo ou não, aprimorando as publicidades futuras.

O futuro está logo ali

Assim como anos atrás, a sociedade apenas sonhava com inovações tecnológicas, atualmente, também podemos imaginar o que nos aguarda no futuro. A humanidade caminha para inúmeras descobertas fantásticas que, sem dúvida, mudarão ainda mais o mundo.

Com o mercado publicitário não é diferente: cada vez mais a Inteligência Artificial vai ganhando espaço e transformando a área de diversas maneiras. O Machine Learning é apenas uma etapa para total popularização dessas máquinas inteligentes na publicidade.

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