O mercado publicitário vem acompanhando o ritmo das novas tecnologias digitais para continuar a oferecer soluções de fácil utilização e econômicas para as empresas. Desse modo, a Inteligência Artificial (IA) é a mais recente tecnologia que avança na indústria publicitária.
A IA permite que aplicações de software tomem decisões semelhantes às humanas em várias situações, levando as máquinas a processarem dados de forma mais eficiente, analisando um alto volume de dados e respondendo ao comportamento do usuário.
A seguir, exploramos como a IA está mudando o mercado publicitário e que tipo de alterações podemos esperar desta tecnologia nos próximos anos.
O que significa Inteligência Artificial para o mercado publicitário?
A Inteligência Artificial (IA) é um termo que descreve máquinas que são programadas para imitar a cognição humana.
Isto inclui a capacidade de compreender a linguagem humana, executar instruções complexas e tomar decisões de forma autônoma.
A IA tem sido usada em várias indústrias há décadas. Entretanto, tornou-se mais proeminente e atraente para as empresas nos últimos anos, devido aos avanços tecnológicos significativos no poder de processamento, no custo e na disponibilidade de dados.
Assim sendo, o campo da pesquisa de IA fez progressos significativos nos últimos anos e produziu algoritmos que superam o desempenho humano em muitas tarefas.
O mercado de IA deve crescer de US$ 10,9 bilhões em 2018 para US$ 187,6 bilhões em 2025, a uma Taxa de Crescimento Anual Composto (CAGR) de 55,6%.
Espera-se que a IA seja amplamente adotada em muitas indústrias e comece a aparecer também no mercado publicitário, de modo mais constante.
Inteligência Artificial em Publicidade: Como isso está mudando o jogo?
A IA tem o potencial de substituir a tomada de decisão humana, otimizar processos e melhorar a precisão da tomada de decisão.
Suas aplicações no mercado publicitário são numerosas, especialmente nas áreas de marketing e criação de conteúdo.
Dessa forma, a IA poderá tornar a indústria publicitária mais eficiente e criar melhores experiências para o usuário. Há alguns desafios que precisam ser superados antes que o potencial total da IA possa ser realizado.
Primeiro, há uma necessidade de mais dados para treinar algoritmos de IA. Em segundo lugar, as preocupações com a privacidade devem ser tratadas.
Terceiro, há uma necessidade de padronização do formato dos dados para todas as partes interessadas.
A IA pode aumentar a eficácia do mercado publicitário, auxiliando marqueteiros, proprietários de mídia e anunciantes a criar melhor conteúdo e melhorar sua segmentação.
Em contrapartida, a IA possibilita automatizar tarefas manuais, levando as empresas a ampliarem suas operações.
A revolução da Inteligência Artificial
Ao falarmos em Inteligência Artificial, provavelmente, a primeira coisa que vem na cabeça são imagens de algum filme de ficção científica.
Robôs, máquinas e invenções extraordinárias são as coisas mais associadas ao assunto. Entretanto, falar de IA é mais do que isso.
A Inteligência Artificial é um ramo da pesquisa científica de computação que visa a criação de máquinas inteligentes.
É por meio de códigos e programações específicas que comandos são feitos para que essas máquinas simulem a inteligência humana.
Basicamente, com a IA, as máquinas são capazes de aprender e tomar decisões de maneira racional. Claro que tudo é apoiado em um enorme banco de dados e uma pesquisa gigantesca para sua formação.
A ideia de máquinas pensantes já vem de séculos passados, com filósofos e cientistas questionando o poder dessa Inteligência Artificial e como ela poderia ser aplicada no universo das coisas.
Até os dias de hoje, a IA é um assunto bastante discutido e aprimorado com o avanço tecnológico.
Um grande exemplo de contribuidor para as pesquisas de Inteligência Artificial é o matemático Alan Turing. Considerado o pai da computação, Turing criou um teste para verificar a eficiência de uma IA.
Para passar no teste de Turing, um ser humano teria que conversar com uma máquina sem perceber que está falando com um robô. Os conceitos e estudos do matemático foram extremamente importantes para o desenvolvimento da computação moderna.
O aprendizado das máquinas e a publicidade
Trazendo o foco para a publicidade, a Inteligência Artificial apresenta diversos impactos na área ao longo de sua evolução. O Machine Learning (Aprendizado da Máquina, em tradução livre) é um dos pontos principais no avanço de técnicas incorporados no universo publicitário.
A análise de dados feita a partir do Machine Learning facilitou um maior aprendizado das máquinas. Códigos que, antigamente, eram feitos manualmente por programadores, começaram a ser compreendidos “sozinhos”, por meio de uma exposição de diversos exemplos no sistema.
Esses avanços são muito importantes para que a publicidade encontre maneiras e soluções que acompanhem o perfil do público que se pretende atingir. Consequentemente, melhorias vão sendo implantadas no mercado e, assim, novas possibilidades ganham vida.
Um universo de possibilidades
A busca por conteúdo digital está deixando para trás as mídias tradicionais, como a televisão e os jornais. Dedicamos boa parte do dia para nossas redes sociais, então, a publicidade precisou se reinventar e começar a prestar atenção em mais um fator de relevância.
Com a internet, existe uma maior segmentação do público, algo que para a publicidade, pode trazer ainda mais impactos positivos, caso seja trabalhado de maneira eficiente.
Aqui, as ferramentas da Inteligência Artificial são essenciais para analisar a interação entre publicidade e público.
Entender seu o público-alvo é o primeiro passo para fazer uma publicidade que converse com as características de um grupo de pessoas.
Atualmente, existem recursos capazes de coletar dados dos consumidores para que os profissionais analisem o comportamento em comum desses indivíduos.
O uso de algoritmos para coletar dados dos internautas também afeta o tipo de propaganda que aparece quando você entra em algum site ou rede social.
Baseada nas buscas que fazemos online, ferramentas de IA conseguem traçar nosso comportamento e apresentar publicidades relacionadas ao que estamos acessando no momento.
Outro exemplo que está começando a ganhar força é o uso de assistentes automatizados de vendas em sites para ajudar o indivíduo com informações iniciais ou dúvidas.
Para a empresa, é uma ótima sugestão para coletar dados de possíveis clientes com a eficiência de uma Inteligência Artificial.
O Marketing de Produtos também pode ser beneficiado pelas máquinas inteligentes. Recomendações personalizadas podem ser feitas por meio de filtros que detectam gostos semelhantes dos consumidores. Assim, o sistema consegue oferecer sugestões específicas para determinado grupo.
Inovações no mercado publicitário
O bom sucesso de uma campanha publicitária depende de diversos fatores, por isso o uso de máquinas inteligentes é extremamente eficaz em apontar as etapas para análise.
Logo, o processo inteiro pode apresentar ótimos resultados, se os profissionais souberem aplicar na prática os dados coletados.
A diminuição de custos para a empresa é outro fator de interesse no investimento em tecnologias de Inteligência Artificial.
A partir do momento em que várias áreas passam a ser automatizadas, gastos maiores são evitados, inclusive com a redução de profissionais no setor.
A relação com o público-alvo é uma das principais transformações. Conteúdos personalizados, publicidade segmentada e uma maior interação são apenas alguns exemplos de melhorias que máquinas inteligentes proporcionam.
Analisar os resultados da publicidade e seu impacto no público também ficou mais fácil com a IA. Existem diversas ferramentas que auxiliam os profissionais na hora de verificar os alcances da campanha. Logo, é possível entender o que deu certo ou não, aprimorando as publicidades futuras.
Quais áreas de negócios se beneficiam da IA no mercado publicitário?
A Inteligência Artificial tem o potencial de beneficiar todas as áreas do mercado publicitário. Ela pode ser usada para otimizar processos, criar conteúdo e melhorar a segmentação. A IA ajuda a automatizar tarefas, melhorar a precisão e reduzir custos.
Marketing
A IA desperta como grande aliada para criar campanhas de marketing personalizadas, direcionar os clientes e criar um conteúdo melhor.
O monitoramento do comportamento do cliente e o entendimento de suas preferências ajudam a criar melhores estratégias.
Publicidade
A IA proporciona a otimização dos resultados das campanhas publicitárias, melhorando a segmentação. Também acompanha o desempenho da campanha e otimiza os gastos.
Vendas
A IA leva à automatização do processo de chamada a frio, ajudando as equipes de vendas a acompanharem os clientes existentes. Também pode ser usada para criar campos de vendas personalizados para cada cliente.
Mídia
A IA fornece a seleção de melhor conteúdo para um público específico, criando material personalizado.
Também pode ser utilizada para otimizar o estoque/agendamento, avaliar a compra e a percepção do público.
Atendimento ao cliente
A AI tem o potencial de melhorar a experiência de atendimento ao cliente. Ela pode ser usada para auxiliar os clientes com perguntas, fornecer atendimento ao cliente em tempo real, e ajudar a criar melhores experiências de serviço.
Limitações da Inteligência Artificial atual no mercado publicitário
Embora o potencial da IA para mudar a indústria publicitária seja significativo, há algumas limitações da IA que precisam ser abordadas.
Essas limitações podem ser devidas à complexidade do problema, aos dados usados para treinar os algoritmos, às questões de privacidade, ou a infra-estrutura disponível para processar dados.
Complexidade do problema
A complexidade do problema é a primeira limitação. Por exemplo, otimizar o resultado de uma campanha de licitação em tempo real onde o leilão termina a cada poucos segundos pode ser um problema muito complexo.
Dados usados para treinar os algoritmos
Os dados usados para treinar os algoritmos são a segunda limitação. Por exemplo, criar uma experiência personalizada para um usuário com base em seu comportamento on-line pode exigir dados de muitas fontes diferentes.
Questões de privacidade
As questões de privacidade são a terceira limitação. Por exemplo, usar dados da mídia social para criar personalização pode exigir a obtenção de consentimento dos usuários.
Infra-estrutura disponível para processar dados
A última limitação é a infra-estrutura disponível para processar dados. Por exemplo, um anunciante pode exigir o uso de um supercomputador para esse processamento.
Expectativas futuras de Inteligência Artificial no mercado publicitário
Há muitos cenários onde a IA pode ter um impacto significativo no mercado publicitário. Há uma demanda crescente por ferramentas alimentadas por IA, tais como algoritmos de aprendizado automático de máquinas e chatbots.
Espera-se que a adoção de ferramentas alimentadas por IA cresça no futuro próximo, devido às vantagens que elas oferecem.
Impactos da Inteligência Artificial
A Inteligência Artificial tem o potencial de mudar a indústria publicitária, tornando-a mais eficiente, personalizada e direcionada.
Ela pode ser usada para diferentes situações, incluindo a produção de conteúdo mais elaborado, otimização das campanhas publicitárias e melhorar a experiência do cliente através de recomendações personalizadas.
A adoção da IA pode ajudar as empresas a escalar suas operações e reduzir os custos operacionais. O único desafio é encontrar uma maneira de utilizar as tecnologias de IA para atender às necessidades de um mundo cada vez mais digital.
Com a crescente popularidade das plataformas de publicidade digital, as empresas precisarão encontrar maneiras de escalar suas operações a fim de atender à demanda.
O futuro está logo ali
Assim como anos atrás, a sociedade apenas sonhava com inovações tecnológicas, atualmente, também podemos imaginar o que nos aguarda no futuro.
A humanidade caminha para inúmeras descobertas fantásticas que, sem dúvida, mudarão ainda mais o mundo.
Com o mercado publicitário não é diferente: cada vez mais a Inteligência Artificial vai ganhando espaço e transformando a área de diversas maneiras.
O Machine Learning é apenas uma etapa para total popularização dessas máquinas inteligentes na publicidade.
E aí, gostou do post? Então, compartilhe em suas redes sociais!