fbpx

Os anúncios no Facebook e Instagram se tornaram um dos melhores meios de se aproximar do público e conquistar potenciais clientes para o seu negócio. As ferramentas disponibilizadas nas redes sociais trazem excelentes benefícios às empresas, possibilitando ampliar o alcance das marcas e melhorar o relacionamento com os consumidores.

Conhecer as ferramentas e saber como elas podem beneficiar o seu negócio nas redes sociais é o primeiro passo para manter a sua relevância no mercado e evitar ser engolido pela concorrência. Com as empresas concorrentes atuando no cenário digital, saber aproveitar os recursos de anúncios no Facebook e Instagram é fundamental para a sobrevivência.

Com o número de usuários no Facebook e Instagram aumentando consideravelmente nos últimos anos, a presença nas redes sociais também é fundamental para aumentar as oportunidades de fazer negócio e destacar competitivamente a marca para o público.

Por ser um recurso relativamente novo no mercado e muitas empresas ainda desconhecerem a sua importância, desenvolvemos este guia completo para ajudá-lo. Continue a leitura e veja tudo o que você precisa saber sobre o assunto e como os anúncios no Facebook e Instagram podem beneficiar o seu negócio!

Leia mais: 11 estratégias de Marketing Digital para você utilizar nas redes sociais da sua empresa.

O que são e como funcionam os anúncios no Facebook e Instagram

Hoje, as redes sociais já não são um ambiente exclusivo de usuários comuns. Muitos ambientes digitais de interação — como o Facebook e Instagram — ganharam recursos voltados às empresas para fortalecer as estratégias de marketing digital e possibilitar a aproximação entre as marcas e consumidores.

Os perfis comerciais permitem que as empresas criem laços com seu público de forma orgânica e natural, favorecendo diretamente para os resultados de suas estratégias de marketing digital.

Ainda assim, os anúncios no Facebook e Instagram permitem ampliar o alcance e visibilidade dos esforços realizados pelas empresas na hora de divulgar suas ofertas e anúncios.

Anunciar em redes sociais como o Facebook e Instagram exige certo nível de planejamento para que as ações tenham resultados de acordo com o esperado. Por maior que seja o investimento nesse recurso, ampliar a visibilidade da marca não é um processo simples, principalmente ao se inserir em um novo ambiente.

Separamos os principais aspectos sobre a estrutura e as funções do Facebook e Instagram para ajudá-lo na hora de anunciar nas redes sociais.

Leia mais: Tráfego pago | Conheça tudo sobre essa estratégia.

Facebook

O Facebook é uma das redes sociais mais populares ao redor do mundo e conta com mais de 2,6 bilhões de usuários cadastrados na plataforma. Por isso, é possível afirmar que esse ambiente digital é extremamente propício para fazer bons negócios e aumentar o seu faturamento.

Com o Facebook Ads, as empresas podem desenvolver os seus anúncios publicitários para que eles apareçam em diferentes lugares no feed dos usuários. Esse formato pago de propaganda traz incríveis funções que podem complementar as estratégias de geração de leads orgânicos.

A plataforma conta com três espaços onde as propagandas podem ser veiculadas. Os anúncios mostrados ao lado direito são exclusivos da versão desktop da plataforma e podem apresentar informações sobre o perfil comercial da empresa, as páginas do feed, fotos e álbuns, eventos e grupos.

Ainda assim, a plataforma desktop e mobile contam com anúncios que são exibidos diretamente no feed de notícias dos usuários. O Facebook Ads dá total controle aos anunciantes sobre a composição das peças.

Assim, a ferramenta possibilita a criação de peças em diferentes formatos e modelos de segmentação para impulsionar a visibilidade da marca e encontrar potenciais clientes para o negócio.

Com uma ótima variedade de opções para anunciar, o Facebook Ads traz incríveis benefícios em engajar o público por meio de publicações bem desenvolvidas. Para isso, é fundamental analisar a situação atual da marca e planejar uma estratégia alinhada aos objetivos da empresa.

Leia mais: YouTube | 5 motivos para a sua empresa investir em vídeos.

Instagram

A popularidade do Instagram permitiu que a rede desenvolvesse ferramentas comerciais para que empresas e empreendedores divulgassem seus serviços e produtos com maior interatividade com o público.

O foco do Instagram é a divulgação de conteúdos audiovisuais entre os usuários. Dessa forma, as empresas podem utilizar as postagens patrocinadas para divulgar fotos, vídeos curtos e publicações nos stories para aumentar a visibilidade da marca e interagir com a sua audiência.

Os anúncios podem ser utilizados com diferentes objetivos, como gerar maior engajamento, anunciar novos produtos e serviços, apresentar informações valiosas ao público, entre outros.

Os esforços dentro da plataforma garantem uma boa visibilidade e atração para as estratégias de marketing digital e maior reconhecimento para as empresas. As interações no Instagram também podem ser feitas por meio de CTAs, redirecionando os usuários para alguma ação, como acessar um link ou conhecer o aplicativo da marca.

Leia mais: 9 dicas para aplicar hoje mesmo no Instagram da sua empresa.

Como anunciar no Facebook e no Instagram

Lançar seus anúncios no Facebook e Instagram funciona de forma similar a maioria das estratégias de marketing digital utilizadas pelas empresas no mercado. Ainda que existam algumas diferenças que citaremos mais a frente, o processo exige um planejamento com foco nos objetivos da empresa e sobre os resultados que você deseja alcançar.

Por isso, o primeiro passo para anunciar no Facebook e no Instagram é avaliar o orçamento disponível e o valor necessário para aumentar a visibilidade da marca nas redes sociais. Em seguida, é preciso considerar o público-alvo que receberá os conteúdos e como eles poderão despertar o interesse da audiência.

Em ambas as redes sociais, é possível acompanhar os resultados alcançados e otimizar a campanha de acordo com seus objetivos.

Para lançar seus anúncios no Facebook e Instagram, é preciso criar uma conta comercial nas plataformas. Esse processo pedirá algumas informações relacionadas à empresa, como nome, endereço, telefones, redes sociais, descrição do negócio, segmento, entre outros dados.

Com o perfil criado, o próximo passo é a definição de um objetivo para as suas campanhas. A ferramenta conta com um gerenciador de anúncios que permite você direcionar melhor os seus conteúdos de acordo com os resultados que você deseja alcançar.

Ao selecionar as opções mais pertinentes à sua estratégia, é preciso configurar e personalizar os anúncios. O Facebook Ads é uma ferramenta extremamente flexível para as empresas. Assim, é possível definir exatamente qual tipo de público será o alvo dos seus anúncios e quais horários você deseja apresentar o seu conteúdo para as pessoas.

Com os anúncios configurados e personalizados, você deverá escolher onde os conteúdos serão veiculados. A partir disso, já é possível publicar o seu anúncio e aguardar pelos resultados.

Leia mais: Gerente de tráfego | Qual o seu papel dentro da agência?

Anunciar no Facebook e Instagram e seus benefícios

Os anúncios nas redes sociais são uma das melhores formas de aumentar a visibilidade da marca e melhorar o relacionamento com os clientes. Por isso, para desenvolver uma estratégia de marketing digital de sucesso, o Facebook e o Instagram são duas plataformas que não podem ficar de fora do seu planejamento.

Confira os principais benefícios desse investimento e como ele pode ajudar o seu negócio a alcançar o sucesso.

Maior visibilidade

Um dos principais diferenciais dos anúncios no Facebook e Instagram é a alta visibilidade que esse investimento traz aos negócios. Esse recurso aumenta consideravelmente o poder de alcance das suas publicações, fazendo com que elas cheguem em potenciais clientes da marca.

Ainda que os conteúdos orgânicos consigam alcançar um número considerável de pessoas, esse tipo de estratégia não garante os mesmos resultados que as mídias pagas. Por isso, para potencializar seus esforços e trazer uma rentabilidade superior para os seus esforços, os anúncios no Facebook e Instagram são a melhor alternativa para o seu negócio.

A produção de conteúdos de valor também pode ser usada em mídias pagas. Por isso, aliar as estratégias de marketing de conteúdo e inbound marketing aos seus anúncios permite alcançar resultados ainda melhores.

Dessa forma, o número de visualizações dos seus conteúdos será muito maior, permitindo maior engajamento e, consequentemente, melhorar a lucratividade do seu empreendimento.

Segmentação precisa

Os anúncios no Facebook e Instagram trazem um enorme diferencial para a publicação de conteúdos: a precisão na segmentação. A postagem de conteúdos na Internet nem sempre consegue alcançar o público certo das empresas, dificultando os resultados na hora de converter leads em vendas.

A navegação dos usuários nas redes sociais deixa um enorme rastro de dados que são extremamente valiosos para as empresas fazerem negócios. Por isso, todo tipo de interatividade realizado nas redes, como curtidas e páginas seguidas, são fundamentais para maximizar a precisão dos anúncios.

Dessa forma, ao utilizar os anúncios no Facebook e Instagram, os conteúdos serão apresentados para os usuários mais alinhados às publicações, maximizando as oportunidades de engajamento e geração de leads.

Ao desenvolver uma estratégia dentro das plataformas, é possível alcançar um grande número de potenciais clientes para o seu negócio. Dessa forma, todos os recursos investidos serão otimizados na geração de conversões e vendas.

Leia mais: Como melhorar o processo de geração e nutrição de leads.

Diferentes formatos e mídias

Como apresentamos ao longo deste texto, os anúncios no Facebook e Instagram podem ser desenvolvidos em diferentes formatos e mídias para alcançar diferentes públicos. A propaganda tradicional — como o Google Ads, televisão e rádio — oferece alternativas mais limitadas quando comparadas às redes sociais.

O Facebook e Instagram oferecem maior liberdade criativa para o desenvolvimento de peças mais atraentes. Como cada estratégia de marketing digital tem um foco específico, como diferentes públicos e necessidades, esse benefício das redes sociais é um excelente diferencial para os anúncios.

Ao anunciar nas redes sociais, você poderá alcançar a sua audiência de acordo com o formato mais adequado para atender o seu público-alvo. Assim, além de trazer maior liberdade no desenvolvimento de conteúdos, o Facebook e Instagram permitem que você transmita suas ofertas e anúncios na mesma linguagem de seus potenciais clientes.

Mensuração de resultados

A mensuração de resultados é um processo fundamental para acompanhar a eficiência dos seus esforços. Os anúncios no Facebook e Instagram oferecem relatórios completos e de fácil entendimento sobre o sucesso das campanhas.

Com eles, é possível acompanhar todas as informações referentes ao seu investimento e acompanhar o desempenho dos seus anúncios, como as curtidas e compartilhamentos de seus conteúdos.

A partir dessas informações, você terá os recursos necessários para alinhar a sua estratégia conforme o seu andamento, possibilitando ajustar detalhes e melhorar os resultados alcançados.

Outro ponto importante dos anúncios no Facebook e Instagram é a possibilidade de criar relatórios personalizados. Com isso, você poderá selecionar as métricas mais importantes para o seu negócio e analisar com maior precisão o andamento de sua estratégia.

Retorno sobre o investimento satisfatório

Anunciar no Facebook e Instagram é um investimento extremamente acessível para qualquer tipo de negócio. Por isso, tanto pequenas empresas quanto organizações multinacionais podem se beneficiar dessa prática e assegurar os gastos dentro do orçamento.

O valor inicial é extremamente acessível, dando a oportunidade para que empresas de qualquer porte anunciem e alcancem potenciais clientes para os seus negócios. Isso significa que é possível anunciar no Facebook e Instagram a partir de R$1,00 por dia.

Dessa forma, não é preciso contar com grandes investimentos para alcançar um retorno satisfatório. O formato de anúncio digital nas redes permite maior autonomia às empresas na hora de competir com a concorrência e conquistar a atenção da audiência.

O domínio dessa ferramenta aumenta significativamente o sucesso dos anúncios, possibilitando um ótimo retorno sobre o investimento e com a possibilidade de alcançar resultados ainda melhores que das grandes organizações.

Maior interação com o público

Com o consumidor moderno mais exigente sobre as experiências com produtos e serviços das empresas, conquistar um diferencial é extremamente necessário para se destacar no mercado.

Os anúncios no Facebook e Instagram são excelentes formas de aumentar a visibilidade da sua marca e ainda conquistar a fidelização da sua audiência. Porém, devemos lembrar o principal foco das redes sociais: a socialização.

A criação de conteúdos relevantes e valiosos é apenas uma das formas de despertar o interesse das pessoas em seus anúncios. Ao utilizar essas plataformas para divulgar a sua mensagem, você também permite que as pessoas cheguem até você de uma forma mais natural.

Os anúncios no Facebook e Instagram são excelentes formas de promover o engajamento com os usuários e estreitar o relacionamento com o seu público. Ainda que as suas publicações não efetuem uma conversão, você pode utilizar essa oportunidade para nutrir a relação com potenciais clientes da sua marca e ampliar a sua lista de contatos.

Leia mais: Como melhorar o relacionamento entre a agência e o cliente.

Principais erros que você deve evitar ao anunciar no Facebook e Instagram

Mais importante do que saber como desenvolver uma estratégia de anúncios no Facebook e Instagram é conhecer os principais erros cometidos pelas empresas. Entender como funciona o monitoramento e condução de uma campanha em andamento é crucial para alcançar bons resultados.

Existe uma série de erros que são extremamente comuns e muito prejudiciais para o sucesso das campanhas. Separamos uma lista com as principais ocorrências que você deve evitar ao anunciar no Facebook e Instagram.

Não acompanhar a performance dos anúncios

As estratégias de marketing digital contam com um grande diferencial quando comparadas aos esforços tradicionais: a geração de informações referentes ao seu desempenho. Ainda existem gestores que se esquecem da importância que as métricas e indicadores de desempenho têm para o sucesso de suas campanhas.

Ao anunciar no Facebook e Instagram, é fundamental que você crie o hábito de acompanhar os resultados de suas campanhas. Os relatórios fornecem informações valiosas para você nortear os seus esforços e tomar decisões mais alinhadas à realidade do seu negócio.

Esse processo é vital para o sucesso das suas campanhas e deve ocorrer durante e até mesmo depois do lançamento de seus anúncios. Com isso, você terá recursos para corrigir falhas ou problemas e analisar o impacto de suas publicações ao final da campanha.

Leia mais: A importância dos relatórios para a rotina das agências.

Não realizar a otimização dos conteúdos

Ao contrário dos anúncios digitais, o modelo tradicional exigia um grande investimento para a impressão e divulgação do material. Por isso, a otimização dos conteúdos era um processo bastante custoso para o caixa das empresas.

Porém, no cenário digital, esse processo é extremamente mais prático e rápido e não requer novos investimentos. Ainda assim, muitas empresas se esquecem dessa questão e acabam deixando de lado a otimização dos conteúdos.

A falta de atualização sobre as informações em seus anúncios pode ser muito prejudicial para os seus resultados. Esse mau hábito pode levar os usuários a clicarem em conteúdos com informações desatualizadas daquelas anunciadas.

Portanto, sempre que houver a necessidade de possíveis ajustes, como alterações de valor ou formas de pagamento, procure otimizar os seus conteúdos de acordo com as mudanças. Com isso, você entregará as informações atualizadas para os usuários, assegurando os benefícios dessa estratégia sem comprometer os seus esforços.

Não utilizar o Pixel

O Pixel é um recurso bastante importante para os anúncios no Facebook e Instagram. Ele é utilizado como um plugin para o site da empresa, fornecendo informações valiosas sobre o acesso dos usuários ao interagirem com os conteúdos de suas páginas.

Com isso, é possível ter um controle sobre a eficiência dos seus anúncios e avaliar os erros cometidos em sua campanha. Não utilizar essa ferramenta é considerado um erro comum e muito grave para as estratégias de anúncio nas redes sociais.

Com o Pixel, o Facebook consegue avaliar melhor a sua estratégia, ajudando nas melhorias necessárias para o seu negócio, como ao direcionar o seu impulsionamento para potenciais clientes de sua marca.

Não ter um público-alvo definido

Outra prática que pode ser bastante prejudicial para o sucesso dos seus anúncios no Facebook e Instagram é ao ampliar ou restringir o público que irá receber o seu conteúdo. Para contar com a precisão da segmentação da ferramenta, é preciso conhecer perfeitamente o perfil de seus clientes para trazer um conteúdo alinhado às suas necessidades.

Ao direcionar os seus anúncios para um grande público, as chances de desperdício de recursos são maiores que o retorno do investimento. Além disso, a segmentação restrita também pode ser prejudicial para a sua campanha, já que você contará apenas com poucas informações para alcançar o seu público.

Para o sucesso de sua campanha de anúncios no Facebook e Instagram, é crucial que você tenha todas as informações sobre seu potencial cliente em mãos. A criação de uma persona, por exemplo, é a melhor forma de direcionar a sua comunicação na hora de captar novos consumidores.

Não ter objetivos claros

Para alcançar bons resultados é preciso nortear os seus esforços. Por isso, o planejamento estratégico deve contar com objetivos claros para assegurar a eficiência da sua campanha de anúncios.

Por isso, procure entender quais são as necessidades da sua empresa e como os anúncios no Facebook e Instagram podem ajudar o negócio. Com um objetivo em mente, é possível desenvolver um planejamento alinhado às suas expectativas com a campanha e conquistar melhores resultados.

A tecnologia e sua importância na hora de anunciar nas redes sociais

A tecnologia revolucionou a forma como as empresas funcionam no mercado. Por isso, contar com a ferramenta certa pode maximizar o retorno dos seus investimentos em anúncios no Facebook e Instagram e ajudá-lo a alcançar resultados melhores em suas campanhas.

Esse tipo de ferramenta também pode ajudar na redução de erros que podem ocasionar em grandes prejuízos e auxiliar na organização das informações financeiras da empresa. Além disso, o Facebook disponibiliza uma ferramenta essencial para auxiliá-lo.

O Gerenciador de Anúncios permite a criação e gestão dos conteúdos de forma prática e rápida. Nele, é possível começar as campanhas e gerenciar várias publicações simultaneamente. Além disso, a ferramenta também disponibiliza relatórios completos sobre a performance dos anúncios para você acompanhar.

Pronto! Agora você já sabe tudo o que precisa saber sobre os anúncios no Facebook e Instagram e como eles podem ajudar a melhorar a visibilidade da sua marca. O investimento em estratégias de marketing digital é fundamental para destacar a sua relevância no mercado competitivo.

Gostou deste artigo? Aproveite para seguir nossas redes sociais e acompanhar mais novidades sobre o tema!

Abrir conversa
1
Olá! 👋 Podemos ajudar?
Olá! 👋 Podemos ajudar?