Segundo dados recentes feitos pelo Hootsuite, o Instagram é a quarta rede social mais utilizada no Brasil, perdendo apenas para Youtube, Facebook e WhatsApp.

Em 2019, o Instagram contou com 69 milhões de usuários e ainda é a rede com maior índice de engajamento.

Tornando-se item essencial para a definição de compras, reconhecimento da marca, estilo de vida etc.

Por conta disso, é indispensável que as empresas que desejam se destacar no mercado tenham perfis mais atrativos. Afinal, só é lembrado quem é visto.

Quer saber algumas dicas para tornar seu Instagram empresarial muito mais atrativo? Então, continue lendo este post e tome nota das informações a seguir. Vamos lá!


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Planejamento e organização do feed

Uma das primeiras coisas que você deve fazer é planejar suas postagens, para que elas atendam diretamente seu público.

Não se esqueça de utilizar técnicas de neuromarketing para atrair ainda mais seus clientes.

Outro ponto importante é que você deve manter seu feed organizado, já que o Instagram é uma rede visual.

Tome um cuidado especial com as paletas de cores e a postagem de fotos similares, para evitar a sensação de fotos repetitivas.

Regras de postagem

Para manter o seu público engajado, é importante que você poste pelo menos uma vez ao dia. Mas, saiba que o ideal são duas vezes.

Além disso, analise quais são os horários em que seu público mais interage e poste nestes horários-chaves, essa é uma das principais dicas para o seu Instagram.

Conteúdo

Outro ponto que deve ser considerado no seu Instagram pessoal é o desenvolvimento do conteúdo.

No Instagram, uma imagem vale mais que mil palavras. E, por isso, você deve se preocupar mais com as fotos postadas do que a legenda.

Não utilize legendas muito grandes, deixe as imagens ou vídeos venderem o seu produto ou serviço.

Uma técnica muito interessante para engajar o seu público é através do Storytelling.

Listas

Outro bom conteúdo para você desenvolver em sua página é a criação de listas com dicas, recomendações de produtos ou qualquer outro conteúdo relevante para o seu público-alvo.

Podendo, inclusive, interagir com seu público para que eles indiquem outros itens para as listas.

Outra lista divertida para interagir com seu público é o Top 10, onde você desenvolve um ranking de produtos/serviços de acordo com o perfil de sua empresa.

As listas podem ser feitas tanto no feed como nos stories.

Mostre seu produto

As redes sociais são ideais para utilizar marketing para vender os seus produtos.

Utilize seu feed para demonstrar os seus produtos ou serviços diretamente aos seus clientes em potencial.

No caso de já existir uma loja no Facebook, você poderá vincular o produto ao Instagram e já mostrar o preço aos seus seguidores, inclusive direcioná-los para a sua loja virtual.

Novidades e tutoriais

Além de criar um conteúdo fazendo propaganda dos seus produtos, é possível você utilizar as postagens para gerar hype de seus lançamentos.

Quanto mais as pessoas ficarem interessadas e mais falarem sobre o seu novo produto, mais atrairá novos clientes.

Ademais, é possível utilizar tanto o feed como os stories para demonstrar a utilização do seus produtos ou ainda ensinando as pessoas a fazerem por si mesmas, como nos casos de mulheres que ensinam tutoriais de maquiagem.

Hashtags

As hashtags são fundamentais no desenvolvimento do seu conteúdo, pois são utilizadas para que os seguidores interessados em seu conteúdo te encontrem.

Além disso, elas devem ter relação com o seu público-alvo e conteúdo. Evite utilizar hashtags famosas apenas para atrair seguidores, isso pode gerar efeito contrário e afastar seus potenciais clientes.

Você deve escolher suas palavras-chaves e usar pelo menos uma como hashtag em sua legenda.

Outro detalhe importante é que se a sua legenda ficar muito poluída devido ao tamanho do conteúdo, o ideal é que você as utilize nos comentários, para evitar dificuldades de compreensão.

Observe seus concorrentes

Se está com dúvidas de qual conteúdo e hashtags usar para o seu negócio, basta observar sua concorrência e avaliar qual é o conteúdo que eles estão desenvolvendo.

Não copie os conteúdos ali produzidos, pois é antiético, além de ser visto com desconfiança pelo seu público-alvo.

Interação

A interação é uma das melhores ferramentas para fazer com que seu público-alvo permaneça em seu Instagram profissional.

Criar enquetes nos Stories, por exemplo, é uma excelente forma de interação. Primeiro, porque permite que você divirta seu público, você pode também conhecer suas necessidades e ainda solucionar eventuais dúvidas.

Stories

Milhões de stores são postados todos os dias e são excelentes para melhorar o seu engajamento.

Use a ferramenta para compartilhar o seu dia a dia, gerando uma sensação de proximidade com seu público.

Ademais, é possível criar conteúdo interativo usando vídeos, enquetes, emojis, demonstrar situações engraçadas, para emitir opiniões e compartilhar stories de terceiros que se relacionem com seu perfil ou marca.

Um último lembrete é que cada stories tem no máximo 15 segundos, por isso, é importante que você desenvolva seu conteúdo neste prazo.

Transmissões ao vivo

Para conteúdos mais elaborados e que demandam um tempo maior de explicação, as transmissões ao vivo são ótimas opções.

Mesmo que muitas pessoas não estejam assistindo as suas primeiras lives, é importante que você não tenha vergonha e entre ao vivo para explicar sobre temas específicos.

Primeiro, porque o conteúdo fica gravado em seu perfil por 24 horas, depois de um tempo, a sua audiência vai aumentar.

Por exemplo, se você tem um restaurante, é muito interessante mostrar ao vivo o preparo de um prato ou o desenvolvimento da cozinha em um dia de casa cheia.

Outro exemplo é se você é um profissional liberal como médico, advogado, psicólogo etc., você pode dar dicas de sua área para seus clientes.

Convide influenciadores

No caso das transmissões ao vivo, convidar um influenciador ou até mesmo algum dos seus seguidores para participar sempre causa uma boa resposta ao seu público-alvo. Podendo ser por meio de entrevistas, ações conjuntas etc.

Estes tipos de ações ajudam a ampliar o número de seguidores e o alcance de suas postagens.

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