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Como você já deve ter percebido, com o passar dos anos os hábitos de consumo e o marketing mudaram. Atualmente, o consumidor é mais influenciado por um bom relacionamento com a empresa do que por propagandas que mostram os benefícios de um produto ou serviço.

Por isso, o Marketing Humanizado é fundamental para a satisfação do seu cliente e para o sucesso do seu negócio.

Leia mais: Como melhorar o relacionamento entre a agência e o cliente.

O que é Marketing Humanizado?

Marketing Humanizado é uma estratégia focada em criar um relacionamento com o público por meio da emoção, da empatia e da ética. A partir desses três pilares é possível criar ações que oferecerão aos clientes aquilo que eles procuram e suprir suas necessidades.

No Marketing Humanizado, o produto não é o foco das campanhas. O seu objetivo é proporcionar uma boa experiência em todo o processo de compra. Para isso, a empresa precisa conhecer quais as dores do seu público e como o seu produto ou serviço pode ajudar a resolver esse problema. Além disso, é necessário humanizar os processos para que o cliente sinta que ele não é apenas um número, mas que faz parte de algo maior.

Diferente de algumas formas de propaganda, o Marketing Humanizado trabalha com campanhas segmentadas. Por meio de análises de dados, é possível descobrir o que as pessoas querem, quando e como buscam por isso. Dessa forma, é possível fazer abordagens direcionadas considerando os diferentes desejos e perfis.

Ou seja, ao implementar o Marketing Humanizado, a empresa se mostra relevante para seu público por suprir suas necessidades, não pelo que ela vende.

Leia mais: ICP – Ideal Customer Profile | O que é e como defini-lo?

Qual a importância do Marketing Humanizado?

Além de ajudar a melhorar o relacionamento com seu cliente e com leads em potencial, a humanização do marketing ajuda a aumentar o número de vendas. De acordo com uma pesquisa da Social Miner, essa estratégia é capaz de aumentar as conversões em até 3,5 vezes e otimizar a taxa de cliques em até 30%.

Isso acontece porque a estratégia de Marketing Humanizado nos ajuda a entender melhor o comportamento de consumo do nosso público, o que torna as campanhas mais assertivas.

Além disso, quando a comunicação é humanizada, isso gera um senso de identificação com a marca. Como resultado, isso faz com que o público se torne mais engajado e aumenta as chances deles se tornarem clientes fiéis e promotores da marca.

Mas se você está pensando que o Marketing Humanizado só pode ser aplicado para empresas B2C, você está muito enganado. Mesmo as empresas B2N são beneficiadas por essa estratégia. Afinal de contas, todos os negócios são formados por pessoas e você pode se relacionar com elas.

Leia mais: Conheça as principais diferenças entre marketing B2B e B2C.

Como o Marketing Humanizado influencia as demais estratégias de marketing?

É verdade que o Marketing Humanizado tem um impacto direto no relacionamento com o consumidor e com o aumento das conversões. Mas, os benefícios não param por aí. Tornar os processos mais humanos também ajuda a otimizar outras estratégias de marketing.

O maior exemplo disso é o Inbound Marketing, que faz uso de conteúdo relevante para atrair o cliente. Durante esse processo, nós precisamos oferecer uma solução no momento certo para as dores do consumidor. Nesse sentido, implementar o Marketing Humanizado vai ajudar a focar naquilo que o seu público procura e não no seu produto.

Semelhantemente, a humanização das campanhas também se aproxima muito da definição de personas. Nesse caso, essa estratégia vai ajudar na segmentação dos perfis do consumidor e nas campanhas de marketing.

Além disso, o Marketing Humanizado também é fundamental para o Marketing Digital, pois ele nos ajuda a enxergar além das métricas; nós lembramos que existe uma pessoa do outro lado da tela. Assim, fica mais fácil perceber quando é o momento de mudar de estratégia para atender melhor os clientes.

Leia também: Como melhorar o processo de geração e nutrição de leads.

O que as pesquisas dizem sobre o impacto do Marketing Humanizado?

Na teoria, o Marketing Humanizado parece ser a solução perfeita para as empresas. Mas, será que isso acontece na prática? Veja o que dizem algumas pesquisas:

  • De acordo a pesquisa The Nielsen Company, os fatores que mais influenciam o consumidor são a confiança e o envolvimento com a publicidade, os valores da empresa, a indicação de amigos e a opinião de outros consumidores.
  • Segundo a pesquisa da Retail Dive, cerca de 70% dos consumidores querem uma interação mais humana. O principal motivo é que eles acreditam que atendimento automáticos não consegue resolver suas reais dificuldades. Além disso, a pesquisa também mostrou que 61% dos clientes dizem que um atendimento personalizado faz a diferença para eles.
  • A pesquisa de mercado da PWC apontou que 89% dos consumidores levam em consideração a experiência no momento de escolher uma empresa.
  • De acordo com o relatório da Zendesk de Tendências da Experiência do Cliente, quase metade dos clientes afirma que mudaria para um concorrente após apenas uma experiência ruim. No caso de mais de uma experiência ruim, esse número sobe para 80%.

De fato, o Marketing Humanizado pode trazer benefícios reais para sua empresa!

Leia mais: Neuromarketing | O que é, como e onde aplicar…

Como implementar o Marketing Humanizado?

Agora que você já sabe da importância do Marketing Humanizado, com certeza você deve estar ansioso para implementá-lo na sua empresa. Não é mesmo?

Então, veja 4 dicas para humanizar suas campanhas:

  1. Conheça seu público alvo: conhecer seus consumidores e ter personas bem definidas é o primeiro passo para implementar o Marketing Humanizado. Somente assim você consegue descobrir o que realmente o seu público precisa, quando ele precisa e como você pode ajudá-lo.
  2. Use as mídias sociais para engajar com seu público: compartilhar conteúdo e interagir com o público nas redes sociais é uma das melhores formas de se relacionar com os clientes de forma humanizada. Você pode usar as mídias sociais para ouvir o que as pessoas estão dizendo sobre a sua marca e se posicionar.
  3. Invista em storytelling: o storytelling (ou a narração de histórias) é uma excelente forma de humanizar sua empresa, pois ela inspira e mexe com nossas emoções. Então, fale sobre a história da empresa, mostre os bastidores e apresente seus colaboradores. Isso vai aproximar sua marca do seu público.
  4. Comece de dentro para fora: para que o marketing seja humanizado é importante que a empresa tenha um ambiente de trabalho agradável, que valoriza e motiva as equipes. Por isso, antes de investir em campanhas, busque se conectar e interagir com seus colaboradores.

Vale a pena lembrar que não existe apenas uma maneira de implementar o Marketing Humanizado. Tudo depende dos interesses e necessidades do seu público-alvo. Então, comece pesquisando sobre a jornada de compra do seu cliente.

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