Você já tentou aplicar o conceito de organização dentro da rotina da sua agência?

As agências de comunicação costumam ser divididas em diversos departamentos. E, mesmo com cada departamento tendo muito bem definido qual é a sua área de atuação, ainda assim, se faz necessário que ocorram trocas entre departamentos diferentes entre si.

Isso, porque agências de publicidade costumam oferecer serviços integrados. E, para que sejam, de fato, integrados, essa integração precisa começar já quando os “jobs” são divididos na agência.

Com tanta divisão e integração rolando ao mesmo tempo, é necessário manter certa ordem para que tudo saia conforme o planejado. Ou seja, organização é o que não pode faltar.

Portanto, se você deseja entender um pouco melhor sobre o porquê de o conceito de organização ser essencial dentro das agências de publicidade, esse post foi feito para você. Hoje, falaremos um pouco mais sobre esse assunto.

Cumprimento de prazos

Quando falamos em agências de publicidade, a primeira coisa que precisamos ter em mente é a importância do cumprimento de prazos. Afinal de contas, todo job, assim que é solicitado pelo cliente, vem junto de um deadline para a entrega. E é com base nesse deadline que outras ações, tanto dentro quanto fora da agência, também são coordenadas.

Como exemplo, podemos citar uma agência que tem como cliente uma escola particular. Essa escola particular precisa de uma boa e efetiva campanha de matrículas, certo? Para isso, contrata a agência para fazer todo o material off da campanha:

  • Outdoor;
  • Anúncios em revistas;
  • Entre outros.

Junto com esse material é muito comum que o cliente também solicite uma forte campanha em Marketing Digital. Mas como estamos falando de uma campanha de matrículas, que tem data para começar, é preciso estar atento aos prazos de entrega do material solicitado para que corresponda ao start da campanha também nas redes sociais.

Tudo deve andar junto e muito bem sincronizado para que a campanha obtenha o maior êxito possível.

Esse é um exemplo complexo, mas que ajuda a entendermos a necessidade da organização na rotina das agências, principalmente no que se trata ao cumprimento de prazos quanto à execução e entrega de materiais.

Afinal de contas, em grande parte das vezes, toda a estratégia de comunicação da campanha de um cliente está nas mãos da agência de publicidade. Portanto, não há margens para erros, não é mesmo?

Organização na comunicação com os clientes

Muitas agências de comunicação costumam sofrer com a falta de uma verticalização no processo de comunicação com o cliente. Isso porque, em grande parte dos casos, o cliente se preocupa apenas em comunicar o que deseja a alguém que faça parte da agência. Não levando em consideração se essa pessoa pode ou deve, de fato, receber essa demanda.

Dessa forma, é extremamente necessário que a agência tenha muito bem estabelecido quais profissionais e de quais setores serão responsáveis por estabelecer e manter o contato com o cliente. Muitas vezes, essa função é deixada por conta apenas do setor de atendimento, o que pode ser uma excelente opção.

Com o conceito de organização um vez implementado, muitos problemas são evitados. Tais como: briefings incompletos na hora de executar um job, pois não se sabe ao certo com quem o cliente falou e o que solicitou. Dúvidas com relação a prazos. E até mesmo se estabelece com o cliente uma espécie de processo de rotina, fazendo com que entenda que, sempre que precisar solicitar alguma demanda, deve procurar por uma pessoa específica.

Organização na rotina de uma agência de publicidade

Quem já trabalhou em uma agência de publicidade sabe o quanto a rotina desses lugares costuma ser extremamente cansativa. Não importa qual seja o setor, são muitas as tarefas a serem administradas no dia a dia, e por isso é que tão importante que essa rotina seja muito bem organizada.

Para que ninguém se perca no meio de inúmeras demandas dos mais variados clientes, adotar um software de gerenciamento de tarefas pode ser uma excelente opção. Além de reunir todas as equipes em uma mesma plataforma, o software ainda pode oferecer filtros para que cada um tenha acesso às suas tarefas para aquele dia ou até mesmo para aquela semana.

Fazer uso de plataformas que possibilitem essa organização é primordial para garantir que outros aspectos, como o cumprimento de prazos, por exemplo, sejam rigorosamente respeitados.

Já que, uma vez que um job está lançado com uma determinada data em uma plataforma de gerenciamento, o responsável por ele terá ciência de que é necessário entregá-lo até aquela data limite, sem abrir precedentes para o esquecimento.

Tráfego

Você com certeza já deve ter ouvido falar sobre o conceito de tráfego nas agências de publicidade e comunicação. Mais conhecido e aplicado em agências de grande porte, o tráfego é uma importante ferramenta para garantir que os processos internos da agência sejam mais fluidos e organizados.

Portanto, caso sua agência de publicidade esteja passando por problemas no que diz respeito à comunicação entre os setores, contratar ou até mesmo realocar um funcionário para que fique responsável pelo tráfego pode ser uma excelente opção.

Basicamente, o responsável pelo tráfego dentro de uma agência de publicidade é aquele que divide as tarefas entre os setores e promove a organização do fluxo de trabalho. Além de delimitar os prazos que devem ser respeitados.

Geralmente, as informações acerca das tarefas e dos prazos são fornecidas pelo atendimento, já que é que está em contato direto com o cliente, lembra?

Por isso, é fundamental que o responsável pelo tráfego tenha uma excelente dinâmica de trabalho com o responsável pelo atendimento. Ambos são profissionais muito importantes no que diz respeito não apenas à organização da agência de publicidade, mas também ao seu funcionamento como um todo.

Esses são apenas alguns dos fatores que comprovam a importância do conceito de organização, sobretudo dentro das agências de publicidade. E, agora que você já sabe um pouco mais sobre ele, que tal aplicá-lo ao dia a dia da sua agência?

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