fbpx

Quem teria pensado, há dois anos, que nossas casas logo se tornariam nossos novos escritórios? Quem diria, hoje, que estaríamos a discutir tanto as vantagens e desvantagens do home office?

Com tantas empresas a recorrer ao trabalho remoto após mais de um ano de pandemia de Covid-19, estamos vendo, de fato, todas as vantagens e desvantagens do home office, principalmente quando pensamos em como aumentar a produtividade dos funcionários que atuam nesse regime de trabalho.

Para empresas que optam pela rota de trabalho remoto, devemos ter em mente que, embora possamos ver os benefícios, o trabalho remoto não é para todos e não é adequado para todas as profissões.

A seguir, confira o que o mundo conseguiu perceber após 1 ano trabalhando de casa com a nossa lista de vantagens e desvantagens do home office.

Leia mais: Guia do home office 2021 | Dicas para seguir trabalhando de casa.

Vantagens do home office

Economia de tempo e custos de deslocamento diário

Longe se vão os dias de longas viagens. Trabalhando em casa, os funcionários podem economizar dinheiro e tempo que gastariam com transporte, mantendo o pagamento e os benefícios integrais.

As empresas também se beneficiam ao não precisarem mais pagar auxílio transporte aos seus colaboradores, podendo inclusive expandir a sua agência em 2021 sem a necessidade de ampliar gastos com postos de trabalho físicos.

Personalização da configuração do trabalho

Os funcionários têm a liberdade de personalizar seu espaço de trabalho da maneira que desejarem. Eles não estão mais limitados à configuração já implementada por seus empregadores.

Isso pode criar um espaço de trabalho mais confortável e possivelmente um funcionário mais produtivo, ajudando a evitar o retrabalho na sua agência.

Maior pool de talentos

Trabalhar remotamente remove localizações geográficas e permite que os empregadores estejam abertos a um grande pool de talentos. Se um funcionário pode trabalhar em casa, não há mais necessidade de morar perto de seu local de trabalho.

Estilo de vida mais saudável

Muitos funcionários descobrem que trabalhar em casa lhes permite viver com mais saúde. Sem a agitação de se preparar e ir para o trabalho, há mais tempo para preparar refeições melhores e praticar alguma atividade física ao longo do dia.

Aumento da jornada de trabalho da empresa

Com a falta de tempo de deslocamento, as empresas podem estender sua jornada de trabalho. Sem as limitações geográficas, os funcionários em fusos horários diferentes podem trabalhar quando outros funcionários estão em seu tempo de inatividade.

A produtividade também pode aumentar, uma vez que as horas de congestionamento no trânsito podem ser usadas agora na melhora do workflow da sua agência de trabalho.

Leia mais: Como manter um controle do fluxo de trabalho da sua agência.

Desvantagens do home office

Isolamento

Trabalhar em casa pode ser muito solitário, especialmente para pessoas solteiras. Os funcionários podem se sentir confinados em suas casas.

Para alguns, o trabalho é uma forma de sair de casa e se conectar com outras pessoas. Além de isolar, não há mais uma divisão clara entre seu local de trabalho e sua casa, o que pode ser um fator de geração de estresse.

Leia mais: Como criar um ambiente de trabalho mais criativo na sua agência.

Desafios de gestão

Como pode se ver por meio das muitas vantagens, o trabalho remoto pode ser divertido e ótimo para alguns. No entanto, muitas vezes esquecemos as novas responsabilidades que os funcionários têm de assumir.

Wi-fi, suprimentos de estação de trabalho e equipamentos de tecnologia, junto com muitas outras coisas, agora precisam ser gerenciados por conta própria.

Ao trabalhar remotamente, o funcionário deve garantir que terá tudo o que precisa para se manter produtivo.

Aumento nas contas de luz

Com mais tempo gasto em casa, utilitários como aquecimento e eletricidade estão sendo usados com mais frequência.

Outros custos, como a Internet, podem aumentar se os funcionários acharem que precisam fazer um upgrade para se adaptar ao tempo extra que estão usando no trabalho.

Baixa moral da equipe e menos oportunidades de networking

Sem interação cara a cara, os funcionários, especialmente os novos contratados, podem ter dificuldade para se conectar com os colegas.

Sem um espaço comum para se reunir, também pode ser um desafio interagir com outros profissionais. Para muitos, fazer networking e fazer essas conexões é uma parte significativa da ascensão profissional.

Menos produtividade

Para alguns, estar em casa pode ser muito perturbador na vida familiar. A casa é vista como um local de relaxamento. Os funcionários podem achar difícil separar sua casa de um local de paz para um local de trabalho.

Não ter colegas por perto que possam atuar como motivadores trabalhando em casa pode fazer atitudes e hábitos descontraídos criarem obstáculos para o cumprimento das metas de trabalho também.

Leia mais: Produtividade | Guia passo a passo para melhorar a da sua agência.

Conclusão

Ao analisarmos as vantagens e desvantagens do home office, descobrimos que trabalhar em casa pode trazer seus desafios.

Para muitos, é uma forma não natural de trabalhar, e os aspectos sociais e os métodos de trabalho em equipe se perdem quando você está sozinho. É fácil se sentir isolado e se tornar vítima de todas as distrações que acontecem ao seu redor.

Você realmente precisa garantir que está automotivado e seguir um bom cronograma de trabalho e um plano para garantir que sua produtividade permaneça alta.

Para concluir, a crise da Covid-19, se nada mais, provavelmente nos ensinou a ser humildes. Trabalhar em casa é um privilégio que a maioria dos cidadãos não pode pagar.

A pandemia, senão outra coisa, ajudou-nos a abrir as portas da autorreflexão. Enquanto nos ajustamos a esta nova vida, devemos olhar para dentro e refletir sobre nossa vida, nossas ações e suas consequências.

Mas, por enquanto, alguns investimentos materialistas podem tornar a vida mais fácil. Investir em uma estação de trabalho decente (equipada com uma cadeira com apoio adequado para a região lombar, iluminação suficiente e conexão wi-fi rápida) e, por último, mas não menos importante, investir em saúde mental pode ser útil.

Se tudo falhar, precisamos nos lembrar de respirar. Por fim, com um bom planejamento e organização, você pode tornar o trabalho em casa produtivo. É o caso de se adaptar à sua situação e tentar separar a vida profissional da vida doméstica da melhor maneira possível.

Para evitar que você se saia mal no trabalho remoto, confira o nosso artigo: 5 dicas para ter sucesso ao gerenciar o seu tempo durante o home office.

Gostou do post? Então, compartilhe em suas redes sociais!

Abrir conversa
1
Olá! 👋 Podemos ajudar?
Olá! 👋 Podemos ajudar?