Conhecido por Covid-19, o novo Coronavírus, classificado como “pandemia” pela OMS (Organização Mundial da Saúde), devido ao seu alto potencial de propagação, é um problema e preocupação global que afeta todas as classes sociais.

Quando falamos em organizações e empresas, o desafio é ainda muito mais complexo. Apesar do Governo se esforçar para minimizar os efeitos provocados pela pandemia, líderes tentarem, ao máximo, proteger suas equipes, o panorama é de muito medo, insegurança e, obviamente, incerto para muitos.

Diante deste cenário, conseguir manter uma equipe engajada e motivada, disposta a vestir a camisa da empresa e enfrentar a crise de peito aberto, não é uma tarefa nada fácil e isso é até justificável. Os efeitos do coronavírus são incontáveis e os líderes devem estar dispostos a enfrentar todos eles.

Pensando na melhor maneira de seguir em frente, e manter a motivação dos colaboradores mesmo durante a pandemia, preparamos algumas dicas para ajudar os empreendedores e líderes nesta tarefa. Continue a leitura e seja otimista, acredite que dias melhores, certamente, virão.

Antes de iniciarmos, porém, vale a pena lembrar e ressaltar a importância dos colaboradores para qualquer que seja a organização, independente do serviço que realiza, se operacional ou não.

É fundamental que os empresários entendam seus funcionários como o seu primeiro público e primeiros embaixadores da sua marca.


Confira: Home Office | 8 dicas para produzir mais trabalhando de casa

Crie um ambiente mais seguro para os colaboradores

Principalmente para aqueles que não tiveram a opção de home office, voltar ao trabalho ou permanecer na rotina, durante a pandemia pode não ser uma tarefa muito simples.

Com o psicológico abalado pelo medo de contrair a doença, ou mesmo pela dúvida em relação ao futuro, muitos funcionários tendem a ficar mais dispersos e até a diminuir seu rendimento.

Neste momento, o papel da empresa é garantir que a saúde do colaborador, tanto física quanto psicológica, seja preservada e para isso é importante tornar o ambiente mais acolhedor e seguro.

Para que isto aconteça algumas medidas são fundamentais, tais como:

– Estimular hábitos de higiene e prevenção e disponibilizar recursos para isso;

– Promover distanciamento entre os colaboradores;

– Afastar quem seja do grupo de risco, conversar e entender como se sentem;

– Seguir todas as outras medidas de segurança impostas pelo Ministério da Saúde.

O funcionário precisa entender a importância do papel que desempenha e as organizações devem demonstrar isso oferecendo segurança e dignidade para a manutenção das atividades, e assim, mantendo a sua motivação durante esse período de pandemia.

Boa comunicação e transparência

A falta de comunicação é um problema que pode provocar sérios danos a qualquer empresa, ainda mais, diante à nossa nova realidade enfrentando uma pandemia.

Ter uma boa comunicação entre a equipe é uma habilidade necessária para qualquer gestor que almeja se destacar e manter a produtividade dos funcionários. Quando não há comunicação eficiente, a fofoca e os conflitos aumentam, o que atrapalha o rendimento e o bom funcionamento da empresa.

Por mais que não se tenha todas as respostas e soluções para oferecer neste momento, o empreendedor deve agir com responsabilidade e transparência. O colaborador tem o direito de saber quais riscos corre e como a empresa enfrentará esse período de crise. Apenas assim, confiará na empresa e a união prevalecerá.

Clique aqui e leia o nosso post sobre Briefing | O que é, como fazer, qual a importância? + Checklist completo para criar um Briefing eficiente.

Crie um relacionamento honesto e próximo

Sempre que notar diferenças de comportamento no colaborador, chame-o para uma conversa. Muitas vezes, ele precisa ser ouvido e tem medo de se aproximar.

Demonstre ser e seja um líder compreensivo e afetivo. Todos estamos no mesmo mar, passando por infinitas tribulações.

Caso sinta seu colaborar desmotivado, pergunte-o, de forma afável, se você ou a empresa podem fazer algo por ele. Muitos problemas são solucionados com este simples gesto.

Manter um relacionamento honesto com os funcionários é uma das grandes necessidades do líder e um grande incentivo para que a equipe mantenha a motivação mesmo durante essa pandemia.

Acredite, somente com um bom relacionamento é possível travar discussões sérias e respeitosas baseadas na verdade e lidar com os problemas da melhor maneira possível.

Clique aqui e leia o nosso post sobre Gestão de Pessoas.

Dê feedback e incentive mais

Atitudes negativas ou mudanças de comportamento podem ser alterados com um bom diálogo e troca de feedbacks. O gestor deve, além se expor seus pontos, se mostrar aberto para ouvir e entender a dor do colaborador.

Este ato tende a ser muito positivo em qualquer que seja a relação. Talvez, o colaborador nem tenha se dado conta de suas atitudes e com um feedback, sem o intuito de cobrar ou julgar, ele certamente irá repensar.

Outra ação positiva é o ato de elogiar e incentivar. Muitos funcionários reclamam que seus gestores só se importam em cobrar, mas nunca são capazes de tecer um mero elogio. Vale a pena lembrar que o fato de reconhecer do trabalho de alguém eleva o nível de motivação do indivíduo e a vontade de oferecer sempre mais.

Todos os trabalhadores almejam receber um bom salário, mas não deixam de valorizar elogios, prêmios e gratificações. Adote esta prática. Se a recompensa em dinheiro não é possível no momento, envie brindes ou mensagens de agradecimento, isso cria bem-estar e sensação de pertencimento.

Recompense e valorize seu funcionário

Novamente falando em recompensas, porque esta é, realmente, uma excelente estratégia para manter colaboradores motivados e engajados. O colaborador que se enxerga como parte de um processo, que entende sua função e é valorizado por ela, tende a querer dar sempre seu melhor.

Além de atrair e reter clientes, o gestor deve procurar atrair e reter seus colaboradores também. O Endomarketing é fundamental para manter o engajamento e motivação do time mesmo durante a pandemia.

É dever do gestor promover ações de reconhecimento e recompensar sua equipe por um bom trabalho realizado. O efeito é dominó e, mesmo neste período de crise, tende a aumentar a produtividade e a fortalecer os laços entre a equipe.

Espero que tenha gostado das nossas dicas e, para se manter bem informado e ter acesso a mais dicas como esta, visite nosso blog. Aproveite este momento para evoluir e aprender. Até logo!

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