Aplicar um conjunto de práticas e metodologias com o objetivo de administrar o comportamento dos seus colaboradores, a fim de melhorar os resultados da sua empresa, isso é gestão de pessoas.

Um processo de gestão eficiente garante que a organização tenha condições de garantir aos seus clientes um atendimento de qualidade. Como? Mantendo os colaboradores engajados e vestindo a camisa em nome da empresa, todos comprometidos por um bem maior, em uma busca constante por resultados.

Afinal de contas, a implementação de boas práticas na gestão de sua equipe, garante a satisfação de seus funcionários e a otimização da produtividade.

Pois assim, todos sentem a mesma vontade de estar produzindo e entregando resultados para crescerem junto com a empresa.

Parece ótimo na teoria, não é mesmo? Mas e como aplicar na prática do dia a dia?  

Aplicando as práticas na sua agência 

Estabeleça uma boa comunicação entre todos os colaboradores

Comunicação ativa e eficiente entre todos os setores permite que a organização mantenha os funcionários informados e alinhados aos objetivos da empresa, novidades e decisões. Já pensou trabalhar em um ambiente em que ninguém sabe o que está acontecendo?

Quem entrou no time, quem saiu, quais os projetos que estão acontecendo, quais os clientes novos que estão entrando… Para manter as pessoas engajadas, é preciso fazer com que todos sintam-se incluídos como uma parte importante da empresa.

E além disso, sintam-se com voz ativa nesse ambiente, para dar ideias, sugestões ou até fazer uma crítica construtiva. Mantenha esse canal aberto com as pessoas que fazem parte do seu time. 

Esteja aberto para ouvir a sua equipe

Fortalecendo o que já citamos anteriormente, mantenha-se disponível para ouvir o que as pessoas têm a dizer, e reconhecer essas pessoas como uma peça importante do todo.

Qualquer estratégia de gestão começa ouvindo os colaboradores, afinal de contas, são eles a peça principal de todo o processo. Através de uma comunicação eficiente e transparente, fica mais fácil de encontrar soluções para os problemas do dia a dia.

Assim, é importante estar disponível para ouvir o que as pessoas têm a dizer, reconhecer essas pessoas como uma peça importante do todo. Este processo de escuta também tem um importante papel na motivação dos seus profissionais.

Dados obtidos pela Gallup revelam que 70% do engajamento e da motivação da equipe são fruto do trabalho dos líderes da empresa.

Por isso, para que a sua agência possa implementar um modelo de gestão de pessoas eficiente, capaz de aumentar a sua performance no mercado, é importante que o time de gestão acompanhe de perto não só as ações, mas as ideias de todos os membros do time.

Clima organizacional

O clima organizacional é um dos fatores determinantes para manter os colaboradores motivados e produtivos.

O ambiente de trabalho deve ser um lugar leve e amigável, focado em promover o trabalho em equipe. Além disso, é importante quebrar as barreiras entre os gestores e membros das equipes. 

Mas, para conquistar um excelente clima dentro da sua agência, não basta esperar que todos se deem bem e curtam a experiência de trabalho juntos. Em casos nos quais as tarefas requerem um conjunto de pessoas atuando em sincronia para serem realizadas (cenário típico de uma agência de publicidade), é comum que surjam desentendimentos e frustrações. Assim, é importante trabalhar ativamente na criação de um clima organizacional positivo.

Para isso, você pode investir em atividades e dinâmicas de construção das habilidades de trabalho em equipe e de boas relações entre as pessoas de diferentes setores e níveis hierárquicos. Uma boa ideia para tornar a atmosfera destes momentos menos organizacional e mais amistosa é tirá-los de dentro do ambiente da agência e aproveitar os interesses dos colaboradores.

Uma atividade de lazer que está em alta e com certeza vai motivar o trabalho de equipe e aprimorar o clima organizacional é uma competição em escape room. No jogo, os participantes podem ser divididos em duas equipes, que serão isoladas em um ambiente fechado do qual precisam conseguir escapar resolvendo charadas e quebra-cabeças juntos.

A equipe que conseguir escapar mais rápido ganha, e você pode elaborar prêmios para os vencedores. Nestes momentos, é importante incluir dos gestores aos membros juniores, para criar pontes entre todos.

Invista em treinamentos

A gestão de pessoas trata principalmente da valorização do colaborador que está na sua empresa. A sensação de valorização e realização no local de trabalho, auxilia na qualidade de vida do funcionário.

Oferecer treinamentos, cursos e workshops aos seus funcionários é mostrar que a empresa valoriza seus profissionais. Além disso, o investimento neste setor oferece excelentes retornos para o desempenho da agência, visto que o colaborador estará cada vez mais capacitado e confiante para exercer bem as suas funções dentro da organização.

Para selecionar os melhores cursos e workshops, lembre-se de aplicar uma das dicas que demos anteriormente e ouvir seu time. É importante saber o que as pessoas que desempenham cada função sentem que falta em seu skill set para desenvolver seu trabalho com maior eficiência e segurança.

Acredite no poder do feedback bem dado

A cultura de feedback demonstra a preocupação e o interesse da empresa com o desenvolvimento do colaborador, e assim, acaba mantendo o clima organizacional saudável e melhorando os resultados como um todo. Mas é importante ter em mente que existem formas ideais de comunicar este feedback.

Por exemplo, evite utilizar formatos como elogiar para em seguida chamar atenção a algum problema: “O último job do cliente X ficou excelente, mas a revisão dos textos precisa ser mais cuidadosa…”. Isso deixa a sensação de que o elogio foi apenas para tirar o peso da crítica.

É muito mais eficiente marcar reuniões de feedback periódicas e explorar separadamente pontos positivos e negativos. Também é muito importante evitar comentários genéricos e ser bastante assertivo ao elencar pontos que precisam melhorar e que são excelentes.

Está pronto para alinhar os seus colaboradores em prol da sua agência? As práticas e metodologias da gestão de pessoas podem gerar os resultados que a sua agência está precisando.

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