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Agências de publicidade e marketing possuem uma rotina atribulada e cheia de atividades complexas, da mesma forma que acontece na maioria das empresas. Todas as exigências esperadas para um negócio, como prospectar clientes, administrar e lidar com as finanças, também fazem parte dessa rotina. Assim, torna-se indispensável encontrar formas de organizar e otimizar esse trabalho, inclusive o setor comercial.

Por que otimizar é importante para o setor comercial da sua empresa?

As agências de Marketing também precisam:

– Vender;

– Atrair mais clientes;

– Gerenciar as atividades que envolvem seus serviços;

– Gerenciar as entregas.

E tudo deve funcionar perfeitamente, para garantir que a sua imagem permaneça com boa reputação e para que gere resultados.

O setor comercial precisa de insumos para ajudar nas vendas. Estratégias que façam mais pessoas conhecerem a empresa e buscarem seus serviços, ampliando a base de prospects.

Hoje, é praticamente impossível lidar com esses resultados de maneira manual. É fundamental contar com o auxílio de recursos que organizam, simplificam e ajudam a contatar as pessoas certas, interessadas na compra.

Esses recursos contribuem para o aumento nos resultados e para a eficiência da equipe de vendas, que podem produzir mais em menos tempo.

Como administrar uma agência de Marketing e mantê-la criativa?

Você pode estar se perguntando como é possível lidar com tudo isso e ainda manter um processo criativo vivo e fazer a empresa crescer e dar lucro. E a resposta está em alguns aspectos importantes que todas as empresas, inclusive as agências, devem seguir.

1. Ter processos estruturados

Processos bem estruturados ajudam a organizar o fluxo de trabalho, orientam a equipe sobre o que deve ser feito e, principalmente, otimizam o tempo dos profissionais envolvidos.

Todos os processos da empresa devem ser organizados e mapeados, desde a entrada do lead, passando pela entrega dos serviços, até o pós-venda e fidelização de clientes.

2. Tenha um controle financeiro rígido

As finanças de qualquer empresa são um ponto de fragilidade já que é esse setor que permite que todos os outros possam trabalhar de maneira adequada. Sendo assim, é importante ter total atenção às questões relacionadas a:

– Fluxo de caixa;

– Receitas;

– Despesas;

– Pagamentos;

– Etc.

Ter um departamento financeiro saudável é a garantia de que a sua empresa está no caminho certo para o crescimento. Busque profissionais competentes e capacitados para administrar as finanças da empresa sempre.

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3. Tenha uma equipe motivada

Em uma agência de Marketing, lidamos com os resultados das outras empresas, o que representa grande valor para elas. Isso significa oferecer os melhores serviços e depende de bons profissionais engajados.

Sendo assim, é fundamental que sua agência contrate pessoas motivadas, dispostas a dar o seu melhor e que consigam trabalhar com autonomia e responsabilidade.

Se a sua agência ainda for pequena, pode ser difícil poder contar com um profissional para cada especialidade, e por isso pode ser mais interessante buscar profissionais multidisciplinares.

Defina as metas individuais e coletivas e as funções de cada colaborador para que todos possam trabalhar focados no objetivo e saibam quais são seus papeis no processo.

Preze pela comunicação clara e direta e não se esqueça de reconhecer e valorizar os esforços e conquistas dos seus colaboradores.

4. Use as facilidades da tecnologia a seu favor

A tecnologia oferece diversos recursos que facilitam o dia a dia das empresas e ignorar isso é perda de tempo e de dinheiro.

Uma agência de marketing precisa lidar com diferentes clientes, com diversas demandas e orçamentos ao mesmo tempo, e organizar tudo isso em planilhas simples pode ser bastante confuso e perigoso.

Sendo assim, usar softwares de gestão de projetos é uma grande solução para administrar tudo isso e garantir que todas as demandas e prazos serão atendidos de maneira eficiente.

A própria gestão da empresa pode ser otimizada com o uso de sistemas que auxiliam e simplificam a organização das informações e tornam a administração da empresa mais fácil.

5. Tenha uma comunicação clara com os clientes

A gestão de uma empresa de marketing não depende apenas da agência já que os projetos estão diretamente relacionados com as demandas dos clientes. Muitas vezes, eles mesmos não sabem o que precisam e acabam não se planejando adequadamente ou solicitando de maneira equivocada.

Isso gera reações que muitas vezes não podem ser negadas. Mas a comunicação clara e objetiva com o cliente pode minimizar esse retrabalho.

O fluxo de trabalho organizado e um briefing bem feito podem ajudar também a evitar esse tipo de problema. Lembre-se de renegociar prazos de entrega a cada mudança no projeto.

Dicas para otimizar o setor comercial da empresa

Estruturar o setor comercial ainda é um dos processos mais desafiadores da agência. Mas é preciso descobrir quais são as dificuldades e definir estratégias alinhadas com a jornada de compra do cliente.

1. Descubra quais são os principais desafios

Com o mapeamento de processos citados anteriormente, você descobrirá onde a empresa precisa melhorar e poderá implementar melhorias específicas que a equipe de marketing ou comercial deverão colocar em prática.

Um dos principais problemas costuma ser a falta de alinhamento entre essas duas equipes.

2. Calcule o CAC da agência

Uma das formas mais eficiente de avaliar o desempenho do ciclo de vendas é calcular o Custo de Aquisição de Clientes (CAC). Ele pode ser encontrado através da divisão entre o valor investido para atrair clientes e o número de clientes efetivamente conseguidos.

Se o resultado for muito alto, mais alto do que o Lifetime Value (LTV) do cliente pode ser que a agência esteja passando por problemas financeiros importantes.

3. Crie uma equipe de pré-venda no setor comercial

Uma equipe de pré-venda é importante para direcionar a prospecção para o perfil dos clientes desejados pela agência e para selecionar aquelas pessoas que já estão preparadas para realizar a compra.

A otimização ajuda a direcionar os esforços para as oportunidades de venda reais, tornando o processo mais eficiente e ágil.

Essa otimização ajuda a reduzir o CAC e estimulam o crescimento contínuo da empresa.

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