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A publicidade é uma área que demanda muita criatividade para que os profissionais consigam se destacar. Eles precisam passar a mensagem exata, que cative o público de forma a atraí-lo, seja para um evento, para compra de uma marca, etc. Porém, nem sempre as ideias fluem naturalmente na cabeça das pessoas, causando um certo bloqueio de criatividade.

Em qualquer área de atuação, por vezes, é possível se sentir bloqueado, sem conseguir desenvolver projetos, sem pensar em soluções para problemas, entre outras questões.

Na publicidade, é o chamado bloqueio de criatividade, o que pode ser bem sério, já que é um setor que demanda novas ideias constantemente. Mas como fazer para evitar esta questão?

Ou melhor: de que forma os profissionais da publicidade podem resolver o bloqueio criativo quando se sentirem vazios de ideias? Isso é o que comentaremos a seguir, apresentando uma lista com algumas dicas sobre o que fazer na hora que o bloqueio de criatividade aparecer.


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Comece a criar algo, mesmo que ele vá se alterar depois

Uma das principais manifestações do bloqueio criativo é a sensação de trava, de a pessoa sentar em frente ao local de criação e não conseguir colocar nada no papel.

Isso gera um incômodo e um desânimo psicológico só piora a situação, deixando o indivíduo nervoso e achando que não conseguirá cumprir seus objetivos.

Para evitar este tipo de trava, o ideal é começar a escrever. Não importa se boa parte deste material for descartado depois, o fundamental é que algo seja produzido.

Assim, a cabeça não desanima e, aos poucos, reorganiza as ideias e consegue chegar em resultados melhores, com campanhas mais bem produzidas, etc. O primeiro passo, portanto, é não ficar preso, sem criar nada, só olhando para um papel em branco.


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Busque fontes de inspiração e relaxamento

Em determinados momentos, a criatividade falta porque a cabeça já focou por tempo demais naquele projeto, chegando a um estado de cansaço mental que não permite que as ideias fluam normalmente. Nesta hora, é momento de tentar se desligar um pouco.

Assistir uma série ou um filme na TV, ler, parar para tomar um banho ou limpar a casa ou, ainda, sair para uma rápida caminhada ouvindo música, podem ser atividades que relaxam a mente e, a partir disso, ela se renova.

Quando menos se espera, com a cabeça descansada, pode surgir uma ideia perfeita para aquele problema em que o profissional estava travado.

E já que falamos em filmes e livros, confira a lista que fizemos com obras relevantes e relacionadas à área de publicidade. Assim, os apaixonados pelo tema podem expandir ainda mais seus conhecimentos sobre o assunto.

Participe de algum tipo de jogo

E se o relaxamento pode vir com livros, caminhadas, um bom banho ou mesmo limpar a casa, participar de jogos também pode ser uma saída para o bloqueio de criatividade. Primeiro, porque também atua como uma distração que limpe a mente, como citado no tópico acima.

Mas também porque as partidas, seja no videogame ou em um jogo de tabuleiro, que exercite o pensamento e a estratégia, são formas de criar um fluxo de pensamento.

Quando a pessoa entra na disputa, ela tem um adversário do outro lado, seja ele humano ou mesmo a inteligência artificial, em jogos de videogame, por exemplo.

A partir disso, ela precisa criar uma linha de pensamento com uma tática para ser melhor que o rival e ganhar o jogo. Esse ato de pensar pode fazer com que a mente se expanda também para os outros aspectos da vida, criando um canal criativo que leve à solução, também, do problema do bloqueio.


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Mude de espaço físico

Muitas vezes, cair na rotina de estar sempre no mesmo lugar na hora de trabalhar pode acomodar o cérebro e gerar um problema de bloqueio da criatividade.

Principalmente em tempos de home office em alta, como vivemos agora, a possibilidade de mudar de espaço pode ajudar.

Obviamente, é normal que os profissionais tenham um espaço próprio e organizado para o trabalho, sendo difícil alterá-lo. Mas é válido quando a pessoa sentir que está travada, tentar algo diferente. Ir para outro cômodo, em alguns casos arriscar até trabalhar em um café ou restaurante, como se vê em muito em filmes e produções na TV.

Cada um se adapta de forma diferente às condições, mas o fato é que, para evitar o bloqueio, é importante tentar sair do óbvio, buscando movimentar e ativar a mente, para que ela volte a fluir normalmente.


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Mais pesquisas sobre o assunto

Para alguns, o que pode funcionar também é se sentir mais confiante para realizar a produção. Em alguns casos, a falta de criatividade pode aparecer porque a pessoa não se sente totalmente preparada para produzir aquele conteúdo.

Se este for o caso, uma boa ideia é parar e pesquisar mais: leia sobre o tema, assista vídeos, faça anotações. Aumentando a base de conhecimento, é possível que a cabeça se sinta mais confiante e desbloqueie o fluxo de ideias.

Para finalizar, outro detalhe importante para as agências de publicidade é investir no brainstorming, aquele momento em que os profissionais se unem para tentar pensar em novas ideias.

O trabalho em equipe também é uma forma de evitar o bloqueio, já que um pode ajudar o outro. Para isso, porém, é fundamental que haja coesão entre os colaboradores, para que todos entendam que, juntos, podem avançar mais e construir uma empresa mais preparada.

Estas são algumas formas de tentar evitar o bloqueio de criatividade. Em áreas como a publicidade, que trabalham diretamente com a criação de conceitos, nos mais diversos formatos, não se pode perder muito tempo com este tipo de problema. Mas é fato que ele acontece e mesmo o melhor profissional terá um momento de dificuldade na elaboração de projetos. Por isso, saber como atacar esta questão é essencial.

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