fbpx

Certamente, sabemos que o objetivo de qualquer empresa no mercado é gerar competitividade. Entretanto, para que esse objetivo seja totalmente possível, é necessário dispor de ferramentas e estratégias para tornar a empresa ainda mais sólida no mercado. Por outro lado, entendemos que esse processo começa de “dentro para fora”. Ou seja, é necessário estimular um ambiente organizacional para que os colaboradores tenham mais conforto e prazer em conduzir suas atividades laborais. E nesse quesito, podemos lembrar do endomarketing. Essa estratégia oferece benefícios incríveis para o clima interno de uma corporação.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e tire todas as suas dúvidas sobre o endomarketing.

Leia mais: 4ps do Marketing | Como usar esse conceito em 2021?

Endomarketing: o que é e qual a sua importância?

Primeiramente o endomarketing nada mais é do que uma estratégia do marketing institucional. Em outras palavras, trata-se de um método que é totalmente voltado para os processos internos de uma empresa.

Também conhecido como marketing interno, essa estratégia busca melhorar a imagem da marca entre os funcionários, a fim de tornar uma equipe cada vez mais motivada e proativa em suas respectivas atividades! Sem contar no turnover (índice de rotatividade), que tende a diminuir ainda mais.

Com isso, podemos entender que a importância de investir no endomarketing está na questão da influência que a empresa tende a possuir sobre os colaboradores. Isso ocorre porque são eles quem estão diariamente em contato com os processos internos corporativos, e logo, são os mais aptos para opinar e influenciar pessoas a respeito da empresa, como um todo!

Dessa forma, para entendermos melhor essa questão, vamos imaginar um grupo de funcionários que trabalham em um restaurante, por exemplo. Quando eles estão satisfeitos com seus postos, e até mesmo com as condições de trabalho em que a empresa oferece, eles tendem a falar ainda mais sobre os benefícios e vantagens do lugar para a família, e amigos.

De forma prática, esse “boca a boca” faz essas pessoas adquirirem uma percepção mais positiva a respeito desse restaurante, ou seja, vão começar a enxergá-lo como uma marca mais empática, humana e carismática.

Leia mais: Marketing Humanizado | O que é? Como implementar?

Quais são as vantagens do endomarketing?

Agora que você já sabe o conceito e a importância do endomarketing para as empresas, confira a seguir seus principais benefícios e vantagens:

1. Colaboradores ainda mais motivados

Como percebemos, o marketing interno auxilia diretamente na motivação dos funcionários de uma empresa. Isso ocorre porque o negócio tende a mostrar-se mais aberto a melhorias e ideias que possam gerar ainda mais competitividade no mercado, no entanto muito mais do que isso, a valorização do funcionário. Entendemos que quando uma empresa valoriza a opinião e a livre expressão do colaborador, este tende a trabalhar com mais motivação e estratégia.

Leia mais: Benchmarking | O que é, como fazer e qual a sua importância?

2. Produtividade e otimização

Assim como a motivação, a otimização também acabam se tornando uma realidade dentro dos negócios, por meio de boas práticas de endomarketing. Dessa forma, colaboradores mais satisfeitos com seu trabalho tendem a produzir com qualidade e excelência, garantindo excelentes produtos e serviços aos seus clientes finais.

Leia mais: Por que a otimização é importante no setor comercial da agência?

3. Redução da rotatividade

Ao pensar que colaboradores estão cada vez mais satisfeitos com seus serviços, podemos entender que esse processo acaba reduzindo o índice de rotatividade.

Ou seja, funcionários satisfeitos dificilmente são desligados ou demitidos. Isso contribui com a retenção de colaboradores, tornando-os mais habilitados e capacitados no decorrer do tempo para assumir cargos mais complexos. Sem contar que tornam-se leais à empresa, sendo totalmente proativos para exercerem suas atividades.

Leia mais: Como diminuir a alta rotatividade de funcionários dentro da sua agência.

Como aplicar o endomarketing na empresa?

Até aqui, entendemos os incríveis benefícios do marketing interno para uma empresa, bem como a sua importância para a competitividade do mercado por meio de boas práticas que auxiliam o bem-estar, conforto, segurança e agilidade dos colaboradores. Portanto, está na hora de aplicar o endomarketing na sua empresa. Confira a seguir o passo a passo necessário:

1. Escolha um time para esse trabalho

Em geral, tanto o planejamento quanto a execução do marketing interno tende a ser realizado pelo setor de RH! Entretanto, é possível eleger algumas pessoas desse setor para implementar o processo do endomarketing. Sendo assim, escolha de forma estratégica os melhores colaboradores para a primeira etapa dessa fase.

2. Encontre parcerias que possam beneficiar seus colaboradores

Quando começar a montar o seu marketing interno, é crucial pensar muito mais além dos benefícios que já são normalmente oferecidos na empresa, tais como plano odontológico, vale-refeição, assistência médica, entre outros relacionados.

É possível buscar parcerias de fora para que os colaboradores tenham ainda mais benefícios: cupons de desconto em cinemas, lojas, eventos culturais.

Sem contar na possibilidade de um trabalho mais flexível, como é o caso do home office.

Em uma época em que a digitalização encontra-se cada vez mais abundante na atualidade, a computação em nuvem faz com que funcionários possam exercer suas atividades de qualquer lugar do mundo, sem a necessidade de estar fisicamente na empresa.

3. Centralize as informações

Antes de tudo, uma das questões mais importantes para garantir um excelente endomarketing, é a comunicação! Quando existem diversos setores em uma empresa, a troca de informação pode ser difícil, ou vinda com ruídos.

Para tornar isso mais prático e acessível, busque centralizar as informações por meio de um portal intranet, por exemplo. Lá, sua empresa pode criar um mural com as principais novidades e notícias do dia, da semana, e ainda prover recursos para estimular o trabalho dos colaboradores.

Conclusão

Conforme vimos, o endomarketing oferece excelentes benefícios não somente para os colaboradores, mas como também para a competitividade da empresa no mercado! Uma marca com funcionários felizes, proativos e engajados tem um potencial de crescimento mercadológico ainda melhor.

Portanto, agora que você já sabe os benefícios do endomarketing e como implementá-lo em sua empresa, que tal ampliar o seu conhecimento sobre o assunto? Acesse agora mesmo o nosso blog e confira outras dicas exclusivas sobre o tema.

Leia mais: Onboarding | Como implementar na sua empresa?

Curti 0
Não curti 0
Abrir conversa
1
Olá! 👋 Podemos ajudar?
Olá! 👋 Podemos ajudar?