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Uma empresa que caminha alinhada com os seus colaboradores em valores, normas, hábitos, comportamentos e políticas possui uma cultura organizacional bem estruturada e fortalecida.

Nas agências que ainda não conseguem imprimir essa identidade em sua organização, pode estar enfrentando sérios problemas em sua estrutura.

A Cultura Organizacional exerce um papel muito importante numa empresa, visto que ela apresenta um caráter de unidade ao trabalho coletivo que influencia na boa fluidez da rotina, gerando melhores resultados.

Quer entender melhor sobre esse conceito? Continue a leitura até o fim!

Leia mais: Gestão de pessoas | Pense na sua agência como um todo.

O que é a Cultura Organizacional de uma agência?

Assim como começamos dizendo, a Cultura Organizacional consiste na reunião das características comuns da empresa, favorecendo que todos os colaboradores e equipes caminhem no mesmo propósito, em vista dos mesmos objetivos.

É identificar que todos falam a mesma língua e possuem uma visão específica mediante os valores da empresa, o que influencia no aumento da produtividade no trabalho.

Essa Cultura Organizacional é formada pelas pessoas que compõem a agência e acaba evoluindo, mediante as interações entre os colaboradores, sempre estabelecendo um fator comum a todos.

Torna-se até natural perceber quando uma empresa possui a sua Cultura Organizacional estabelecida, pois a comunicação interna e externa segue uma linha direta e precisa.

O contrário também é fácil identificar, pois a falta de uma cultura organizacional provoca demissões regulares de funcionários, sensação de perda dos valores da empresa, dificuldade na contratação e engajamento de talentos.

Leia mais: Como criar um ambiente de trabalho mais criativo na sua agência.

Por que a Cultura Organizacional é importante?

Há quem pense que oferecer um bom salário e benefícios diversos ao colaborador é suficiente para motivar o seu bom desempenho e, consequentemente, os bons resultados da empresa.

No entanto, o sucesso das agências tem sido conquistado cada vez mais, a partir de uma estrutura interna mais alinhada em valores e propósitos.

A verdade é que quando a empresa e os seus colaboradores se percebem trilhando o mesmo caminho, em vista dos mesmos objetivos, o trabalho tende a ser mais eficiente, fluindo com máxima eficácia.

Quantas pessoas você já viu abandonando seus trabalhos bem remunerados, porém com uma cultura organizacional não estruturada, em busca de uma experiência melhor?

Tem sido bastante comum ver profissionais buscando uma identificação com os valores da empresa, antes de se apresentarem para a vaga oferecida. Bem como as empresas também estão buscando talentos que se encaixem com o propósito da companhia já na etapa de seleção.

Tudo isso acontece, pois uma cultura organizacional implantada e bem articulada dentro de uma agência agrega produtividade, melhor comunicação, eficiência nas operações, uma gestão mais assertiva e muitas outras vantagens.

Leia também: Dicas para melhorar a comunicação entre agência e os clientes

Como implantar a cultura organizacional em sua agência

Sabendo da importância de estruturar a cultura organizacional da sua agência, vamos aos 6 passos de como implantá-la e começar a colher dos seus benefícios.

1. Trace o perfil da sua agência

Primeiramente, você precisa determinar qual é o perfil da cultura organizacional em sua agência e isso pode ser feito a partir de algumas perguntas, definindo o que encaixa melhor para a empresa e seus funcionários.

Procure identificar se:

  • Os processos são mais estruturados ou flexíveis?
  • Os funcionários são abertos às possíveis adaptações?
  • A empresa possui um fim determinado ou foca em expandir financeiramente?
  • É mais importante que a gestão se mantenha no controle ou valoriza a delegação de tarefas?
  • Para a empresa, é melhor trabalhar individualmente ou em grupo?

2. Identifique a mentalidade dos fundadores

É preciso também identificar qual o propósito inicial do negócio, aquele diferencial que os empreendedores tinham ao começar a empresa.

Manter o foco nesses valores é que fará toda diferença na construção da cultura organizacional da sua agência. Essa é a essência a ser disseminada pela empresa e colaboradores.

3. Comunique seus valores

A forma como a sua empresa comunica os seus valores também vai contribuir para fortalecer essa cultura organizacional. Pode ser através das redes sociais, publicações em blogs, e-mail marketing, entre outras ferramentas.

Essa comunicação deve ser pensada desde as cores e imagens escolhidas para apresentar a marca e suas propostas.

Conte com profissionais qualificados para isso, como designers ou consultores de imagem, por exemplo.

4. Contrate colaboradores alinhados aos seus valores

É muito importante que também as pessoas que vão trabalhar na empresa, tenham um perfil favorável à sua marca. Desde o momento de anunciar as vagas, procure deixar claro quais são os valores da companhia.

Nos processos de seleção, a equipe precisa estar atenta a esses valores e proporcionar abertura suficiente para que os talentos se apresentem de forma a expor se estão ou não alinhados aos objetivos da empresa.

5. Implemente um processo de onboarding

Essa tem sido uma solução favorável no processo de adaptação à cultura organizacional das empresas.

O Onboarding consiste num processo de integração de novos colaboradores na dinâmica de trabalho de uma corporação.

Dentro dessa proposta, acontecem momentos de orientação, supervisão, acompanhamento, bem como treinamentos para os novos membros, envolvendo todos os setores da agência.

O objetivo é uma plena adaptação do funcionário ao ambiente de trabalho e rotina da empresa.

6. Delegue responsabilidades

A partir do momento que os colaboradores sabem quais são os objetivos da empresa e as suas responsabilidades, poderão cobrar e motivar o trabalho de maneira mais fluida e determinada.

O ideal é que as equipes estejam comprometidas com a melhor performance da agência, de modo que os valores da empresa se fortaleçam e sejam compartilhados por todos.

A Cultura Organizacional motiva o pertencimento

De acordo com Edgar Shein em seu livro Organizational Culture and Leadership, falar de cultura organizacional numa empresa é como falar de caráter entre indivíduos.

Dessa maneira, compartilhar de um “caráter” semelhante num grupo favorece a sensação de pertencimento àquele ambiente de convivência.

A Cultura Organizacional, por sua vez, favorece esse mesmo sentimento no colaborador, que passa a celebrar as conquistas da empresa como se fossem dele mesmo, visto que o seu trabalho caminha alinhado com os valores da empresa.

Logo, investir esforços na implantação da cultura organizacional da empresa é tão importante quanto valorizar as estratégias operacionais do negócio.

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