fbpx

Provavelmente se você é o cliente, a pessoa responsável pelo atendimento publicitário é seu porto seguro dentro da agência, afinal é para quem você pede as tarefas e solicita os ajustes. Do outro lado, se você é da agência sabe que o atendimento é aquela pessoa sempre na correria, tentando ser a ponte com o cliente e muitas vezes sendo o alvo da birra da criação quando a peça não sai como o imaginado e precisa de muitos ajustes.

Porém, neste artigo vamos esmiuçar a profissão e a atuação do atendimento publicitário, além de sugerir algumas dicas para que esse trabalho seja feito com ainda mais qualidade.


Leia mais: 7 estratégias para aplicar no setor de atendimento da sua agência.

Atendimento publicitário: o que faz?

Em termos gerais, podemos dizer que o profissional de atendimento publicitário é a ponte, um intermediário, entre a agência de comunicação e o cliente. Geralmente essa relação é estabelecida com o responsável pelo marketing da empresa contratante.

Para ser um atendimento publicitário, geralmente a pessoa é formada em publicidade, pois são muitas as especificidades da rotina da agência que se aprendem nesse curso, mas há as empresas que dão oportunidades para formados em administração e correlatas e preferem ter as pessoas com as habilidades de organização, gestão e negociação e treiná-las para as rotinas da comunicação.

O atendimento atua como um agente duplo e é responsável por ser o guardião da marca dentro da agência e o propagandista da agência dentro do cliente. Tem como tarefas receber os pedidos de jobs, negociar os orçamentos e prazos e no fim de todo o processo auxiliar na manutenção do cliente dentro da agência por atender às expectativas para os serviços demandados.

Precisa conhecer muito bem a marca para a qual trabalha, os seus objetivos, seus públicos e as suas características.

Além disso, precisa ter um bom conhecimento das rotinas e das habilidades do seu time na agência, assim poderá passar o briefing e auxiliar na divisão de tarefas ao saber quem da equipe precisará ser acionado em cada etapa da produção de uma campanha ou peça.

Em resumo, a descrição das tarefas de um atendimento publicitário seria:
  • Redigir e direcionar o briefing das tarefas para as áreas responsáveis e definir os prazos;
  • Acompanhar todas as etapas e a qualidade dos materiais desenvolvidos, garantindo que estão no prazo e atendem às necessidades do cliente;
  • Manter o bom relacionamento constante com o cliente;
  • Saber identificar, e até mesmo antecipar, as necessidades das marcas que atende;
  • Participar de reuniões estratégicas com a empresa;
  • Elaborar as propostas e orçamentos e defender os jobs;
  • Auxiliar na manutenção do cliente na agência.

Características do atendimento

Certo, você já entendeu o que essa pessoa faz, então vamos falar mais agora sobre as características e habilidades desse profissional, assim, se você precisar contratar um, ou quiser atuar neste ramo poderá ver pontos importantes para o desenvolvimento de um bom trabalho.

Por ser a primeira pessoa com quem o cliente fala, a pessoa do atendimento publicitário se torna a imagem da agência para o cliente, portanto, precisa ter um bom feat cultural com a agência.

Além disso, habilidades como proatividade, boa argumentação, poder de convencimento e simpatia são grandes indicadores de que a pessoa terá sucesso na função.

Um atendente publicitário necessariamente é uma pessoa paciente, afinal lidar com pessoas é tarefa que exige de nós paciência e muita empatia.

Imagine quando um cliente não consegue explicar exatamente o que quer e te solicita muitos ajustes e mudanças, ou seja, saber ser compreensivo é muito importante.

Podemos elencar aqui algumas habilidades que são facilitadoras para a execução desse trabalho:

1. Entender o cliente

Afinal, é preciso saber os objetivos dos que te contrataram e a persona que comunica pela marca, para passar um briefing claro para os criativos e resultar em uma boa campanha para o cliente .

Além disso, saber perceber se o que o cliente pede é exatamente o que ele precisa.

2. Conhecer o processo interno

Para determinar os prazos e manter as expectativas alinhadas, você precisa saber exatamente os processos internos da agência de comunicação, o que tornará mais fácil informar ao cliente sobre como será o desenvolvimento da campanha e também para poder acionar os times envolvidos no momento correto, a fim de cumprir os prazos.

3. Foco na entrega

Além de conhecer os objetivos é preciso estar focado em atingi-los, afinal de contas, o que o cliente quer ver é a peça pronta e dando resultado. O raciocínio e toda a construção da ideia são muito importantes para o planejamento e o conceito, mas o conceito só se sustenta se tiver o melhor resultado o possível.

Criatividade, precisão e rigor também são valorizados.

Organização diária é fundamental

Como você viu, é uma atuação muito abrangente e que envolve o contato e a gestão de muitas tarefas e pessoas. Portanto, é fundamental que a pessoa responsável pelo atendimento publicitário seja muito organizada para garantir os prazos e não sobrecarregar seu time e sua própria rotina.

Valer-se de técnicas, estratégias e sistemas de gestão será uma importante ajuda na sua rotina.

Melhor do que ficar refém de inúmeros e-mails para o cliente e para a equipe, é ter um sistema de gestão onde você possa coordenar as tarefas e as conversar com todos os envolvidos, principalmente em situações de home-office que estão cada vez mais comuns.

Use e abuse dos timesheets, extensões de e-mail e dashboards.

Aliás, nós temos uma opção muito completa para gestão de agências que facilita muito não só a rotina do atendimento, mas a gestão de toda agência.

Leia mais: Como criar um ambiente de trabalho mais criativo na sua agência.

Em resumo

O atendente publicitário é uma peça-chave no sucesso de uma agência e no relacionamento com o cliente. É uma pessoa profundamente comunicativa, organizada, persuasiva, paciente e que acima de tudo tem na realização dos objetivos do cliente seu grande sucesso.

Leia também: Customer Experience: como entregar a melhor experiência para o cliente.

E aí, você sabia que tudo isso era parte da tarefa desse profissional? Gostou do post? Então, compartilhe em suas redes sociais!

Open chat
1
Olá! 👋 Podemos te ajudar?
Olá! 👋
Podemos te ajudar?