fbpx

Em consequência do desenvolvimento tecnológico na sociedade atual, percebemos o quanto o comportamento dos consumidores mudou. Através de dispositivos e processos cada vez mais práticos, a forma de consumo também passa a mudar, exigindo que as marcas adotem novos processos para acompanhar essas tendências.

Nesse quesito, percebemos a devida importância de uma equipe de marketing, uma vez que ela é totalmente focada na evolução do mercado e na criação de estratégias para acompanhar essas novas tendências. Por isso, é de suma importância ter uma boa equipe de marketing para ajudar a empresa a conquistar excelentes posições de mercado.

Quer saber como? Então, confira o nosso post até o final e saiba como criar uma excelente equipe de marketing.

Boa leitura!

Equipe de marketing: o que é e qual a sua importância?

Em suma, definimos que uma equipe de marketing se trata de um time de pessoas que busca conduzir todas as atividades relacionadas a esse setor. De forma prática, eles são inteiramente responsáveis por fazer a gestão de contas de clientes, bem como realizar campanhas, receber pedidos, monitorar resultados e veicular ações. Por conta do marketing digital e das mudanças de consumo das pessoas, essas equipes têm crescido cada vez mais.

Dessa forma, obter mais oportunidade de posicionar uma determinada marca, e com isso, poder se comunicar com diversos clientes, demanda times de marketing maiores e, sobretudo, multidisciplinares. A equipe de marketing na atualidade precisa estar completamente adaptável para o digital, dominando ferramentas, estratégias e novos modelos para acompanhar as tendências do mercado.

Quais são as vantagens de construir uma equipe de marketing?

Conforme dito, o marketing é extremamente volátil e sempre está passando por mudanças. E essas mudanças são decorrentes do mercado, ou seja, do consumo e da forma em que as pessoas tendem a se relacionar com as empresas. Sendo assim, podemos citar algumas vantagens da construção de uma boa equipe de marketing. Confira:

1. Transforma dados em ações

Como sabemos, os dados são o ativo mais importante do marketing atual. Isso porque eles tendem a revelar informações importantes sobre a gestão de orçamento, do comportamento do mercado, dos consumidores, entre outras questões relacionadas.

Por esse motivo, controlar essas informações hoje é praticamente natural em uma boa equipe de marketing. No entanto, a parte mais importante é saber como usá-las de forma estratégica e benéfica para a empresa.

2. Cria conteúdo para o inbound marketing

Em geral, um dos principais pilares do inbound marketing é o marketing de conteúdo. De forma prática, estamos falando de e-books, blogposts, vídeos e infográficos para educar seus públicos. Assim, entendemos que a estratégia do inbound faz com que os negócios estejam em boas posições em motores de busca, graças às palavras-chave (keywords) que estão em alta.

Por esse motivo, o time de marketing precisa contar com especialistas em conteúdo, como redatores, especialistas em otimização de conteúdo para web, copywriters, designers, entre outros.

3. Otimiza o relacionamento entre empresa e cliente

Para garantir a competitividade no mercado, sabemos que uma empresa precisa adotar boas práticas de relacionamento com os clientes. Afinal, para conquistar um consumidor, precisamos mostrar confiança e autoridade.

E isso só é possível quando estreitamos laços com as pessoas, a fim de entender suas dores, necessidades e suas principais objeções. Com base nisso, conseguimos interagir com as pessoas de forma humanizada, e além de tudo, mais chances de conversão.

Como formar uma boa equipe de marketing?

Agora que você já sabe o conceito e a importância de uma equipe de marketing, está na hora de aprender a criá-la. Confira alguns passos importantes abaixo:

1. Conheça as áreas básicas do marketing

Antes de tudo, existem áreas extremamente básicas do marketing. Portanto, esse deve ser o ponto de partida na hora de estruturar uma boa equipe. Sendo assim, busque garantir que o seu time tenha o conhecimento necessário e pessoas qualificadas que tenham o domínio de áreas como:

  • Mídia Paga;
  • Mídias Sociais;
  • Dados;
  • Design;
  • KPIs e Métricas;
  • Relacionamento com o consumidor.

2. Busque novos talentos para liderança

Em geral, sabemos que qualquer equipe de sucesso precisa começar com uma liderança totalmente qualificada e sólida. Por esse motivo, quando for estruturar a sua equipe, certifique-se de encontrar profissionais que tenham perfil para cargos de gerência, até porque esses perfis serão essenciais para escolher os próximos funcionários. Portanto, esse é o ponto de partida para conseguir um time mais proativo e diversificado na empresa.

3. Invista em profissionais multidisciplinares

Na busca por profissionais de marketing para a sua equipe, não se esqueça de levar em consideração o perfil de colaboradores que tendem a ser multidisciplinares, ou seja, que tragam versatilidade em suas atividades e tenham um amplo conhecimento acerca de suas atividades e de outros processos relacionados.

4. Desenvolva um programa de estágio

Caso você não saiba, um programa de estágio pode ser crucial para realizar a captação de jovens talentos que oferecem potencial para serem desenvolvidos pela corporação. Na fase de aprendizado, os estagiários podem mostrar suas habilidades e competência, para posteriormente, serem decisivos no enquadramento da equipe de marketing.

5. Tenha profissionais de diferentes áreas

Ao contrário do que muitos gestores pensam, a criação de uma equipe de marketing não pode ser generalista, ou seja, com profissionais que ofereçam conhecimentos rasos acerca de todas as áreas do marketing.

Nesse caso, o mais ideal é possuir profissionais específicos para cada área, como por exemplo:

Conclusão

Conforme visto, o marketing é de suma importância para a competitividade de uma empresa no mercado, pois afinal, trata-se de um setor que tem como responsabilidade acompanhar as principais tendências de mercado e formular estratégias cada vez mais eficientes para conquistar novos clientes.

Contudo, para que esse processo ocorra de maneira eficiente, precisamos de profissionais capacitados e que realmente integrem uma boa equipe para os desafios que virão. Por isso, confira as dicas citadas no tópico anterior para criar uma excelente equipe de marketing, e assim, alcançar o sucesso da marca, seja a curto, médio ou a longo prazo.

Abrir conversa
1
Olá! 👋 Podemos ajudar?
Olá! 👋 Podemos ajudar?