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Antes de tudo, sabemos que o objetivo principal de qualquer marca no mercado, é gerar competitividade. Afinal de contas, gerar vendas é o foco principal de qualquer negócio. No entanto, de nada adianta projetar esse objetivo em ações para vendas que não garantem resultados mais sólidos e contínuos.

Mediante a concorrência que encontramos no mercado, e que cresce cada vez mais, é necessário reformular nossas estratégias de vendas, a fim de alcançarmos um nível de competição ainda melhor.

Nesse quesito, percebemos a devida importância do processo de prospecção em vendas. Ela baseia-se em dados e informações comportamentais importantes para entender em qual jornada de compra a pessoa encontra-se, e como lidar com a maturidade de cada uma delas para o momento de venda.

Quer saber mais sobre o assunto? Então, confira o nosso post até o final e veja 4 dicas estratégicas para vender ainda mais fazendo o cruzamento de suas vendas com atividades de prospecção. Boa leitura!

Qual é a importância da prospecção para vender mais?

Em geral, sabemos que naturalmente os contratos tendem a se encerrar no decorrer do relacionamento entre o cliente e a empresa. Além disso, projetos pontuais também tendem a finalizar em algum momento, fazendo com que todo esse processo de entradas e saídas em um negócio seja mais intenso no dia a dia.

Por essas questões, a prospecção se torna muito importante, uma vez que o foco desse conceito está na geração do interesse de clientes que oferecem uma grande possibilidade de compra. Mesmo que de 30 contatos, apenas 3 gerem algum tipo de negócio, existem outros processos que oferecem demanda, renda e força à marca.

Estamos falando de regularidade, que é um ponto crucial no processo de prospecção e vendas. Prospecção ativa trata-se de estratégias para realizar contato com clientes, e não esperar que essa relação aconteça somente por via de inbound. Além de investir nessa ação, a prospecção também ressalta a importância de constância, organização dos contatos, e investimentos em uma agenda, a fim de que as atividades sejam respeitadas de acordo com o seu tempo.

4 dicas infalíveis para vender mais

Muito além de vender, é necessário prospectar. Assim, garantimos que estamos falando com as pessoas certas, e as mais propensas a comprar de um negócio. Sendo assim, vamos conferir algumas dicas estratégicas para vender mais com o bom uso da prospecção:

1. Defina o perfil ideal de cliente

Antes de tudo, entender quem é o consumidor ideal para um negócio, e com base nesses dados, traçar modelos de vendas, é o primeiro passo para agregar bons resultados. Para entendermos ainda melhor esse primeiro passo vamos supor que uma determinada marca possui clientes com características x nas redes sociais da empresa, enquanto os clientes que visitam o site do negócio possuem uma característica y.

Quando sabemos diferenciar esses diferentes comportamentos, conseguimos melhorar nossas táticas de vendas e prospectá-los da maneira certa! De forma prática, podemos utilizar as informações de cada canal comunicativo para mapear as objeções, desejos e necessidades das pessoas. Ou seja, analisando os dados de pessoas que engajaram com a marca e que posteriormente compraram dela, é possível definir ainda mais o tipo de perfil ideal de cliente.

2. Faça um desenho de sua persona

Caso você não saiba, criar uma persona é extremamente válido para entender o que se passa na mente do seu público-alvo. Através desse desenho, obtemos uma ideia ainda mais clara sobre a forma de se comunicar com cada pessoa que entra em contato com a marca.

Logo, quando entendemos qual é o desenho adequado da persona que está se comunicando, entendemos como prospectá-la de maneira eficiente, levando-a para ação final: a compra! Além disso, também conseguimos direcionar as estratégias de marketing para um público que faz mais sentido para o negócio.

3. Não se esqueça de nutrir o funil de vendas

Depois de desenhar perfeitamente a sua persona, o próximo passo é alimentar o funil de vendas de maneira eficiente. Para que consigamos acertar nesse ponto, todos os processos que envolvem a inclusão de dados sobre o público alvo precisam ter ciência da importância dessa tarefa.

Com isso, é fundamental realizar uma avaliação criteriosa acerca do nível de maturidade de cada usuário, com o simples objetivo de certificar que ela está em um momento compatível com a oferta do negócio. Em outras palavras, devemos perceber se essa pessoa pode ser um lead qualificado para continuar com a jornada de compra.

Caso contrário, se obtermos uma visão mal interpretada dessa pessoa, podemos acabar gerando um aumento ineficiente de contatos no banco que não estão estrategicamente prontos para o momento de venda. Isso vai representar uma alocação de contato ruim para o setor de vendas, que irá buscar negociações com contatos que ainda não estão passíveis de realizar contratos.

4. Atente-se aos melhores canais

Depois de seguir cada tópico citado acima, agora fica mais fácil entender a maneira de prospectar clientes com mais assertividade para o negócio. Por meio deles, começamos a entender quais são os melhores canais que oferecem uma performance de vendas ainda melhor. Dessa forma, faz total sentido enfatizar as estratégias que foram utilizadas nessas etapas para obter uma prospecção mais eficiente.

Sem contar que é possível ter informações interessantes para gerar ideias, e implementar em canais atuais que não estão entregando bons resultados na captação de clientes.

Conclusão

Conforme vimos, a prospecção e o processo de vendas estão intimamente ligados, e devem ser estrategicamente utilizados para gerar ainda mais valor ao negócio. Entender quem é de fato a pessoa na qual uma marca deseja vender é crucial para entender quais são as melhores formas de abordá-la, e muito mais do que isso, tratar essa pessoa de acordo com sua maturidade em relação à oferta do negócio.

Tendo isso como base, as vendas se tornam muito melhores e menos custosas, possibilitando um aumento de ROI (Retorno sobre o Investimento) e redução do CAC (Custo por Aquisição de Cliente). Por esse motivo, siga as dicas citadas acima e tenha sucesso em suas estratégias de vendas.

E aí, gostou das nossas dicas para você começar a vender mais? Então, compartilhe o post em suas redes sociais!