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Se você é profissional da área de comunicação ou tem algum tipo de relação com eles, muitas vezes já pode ter sido chamado ou proferido o chamamento “povo da agência”. E aparentemente ficou convencionado usar o termo agência para fazer referência às agências de publicidade.

Mas, em se tratando de comunicação, existem outros diversos tipos de agências com serviços diferentes e múltiplos formatos para as muitas necessidades e especializações existentes e necessárias em comunicação. E é sobre isso que falaremos mais nesse texto. Quais são os tipos de agência de comunicação, suas particularidades e atuações no mercado.


Leia mais: Organograma | Como funciona a estrutura de uma agência?

O meio é a mensagem

Já dizia o famoso teórico de comunicação Marshal McLuhan , o meio é a mensagem e ambos mudam constantemente assim como a oferta, a procura e a cultura.

As agências mais tradicionais de publicidade que faziam os outdoors, por exemplo, em São Paulo, nos dias de hoje estariam completamente extintas se não se adaptassem. Afinal, não existe mais a tal mídia na capital paulista e muitos novos formatos digitais vêm ganhando espaço na divulgação de produtos e serviços exigindo outras especializações dos profissionais envolvidos em comunicação e marketing.

Com todas essas atualizações, a forma de comunicar sofreu muitas mudanças e precisou se expandir para suportar as demandas de um negócio tão movimentado e mutante.

Inclusive já falamos aqui sobre a necessidade de as agências estarem preparadas para o futuro da comunicação. Confira: Sua agência está preparada para o futuro da publicidade?

Embora seja muito comum que as agências assumam mais de uma função, geralmente são especializadas e têm como seu carro-chefe algum desses segmentos que falaremos adiante.


Leia mais: Grandes nomes da publicidade para conhecer.

Agências de publicidade

O mais comum e antigo tipo de agências que existem na comunicação. As agências de publicidade têm como função principal ser um intermediário entre a empresa contratante e os veículos nos quais elas poderão divulgar seus serviços e produtos por meios de campanhas de publicidade, ou como chamamos: os comerciais.

Para exercer esse papel geralmente realizam o atendimento ao cliente, planejamento da campanha, criação, compra de mídia e execução da campanha.

Além do conceito e da execução artística, devem selecionar os veículos mais adequados para os objetivos da campanha, que geralmente são divulgar ou promover venda de produtos.

Leia mais: Conheça os 5 principais erros das agências iniciantes.

Agências de Relações Públicas

Outra área da comunicação que também pode se organizar no formato de agências é a RP.

Os profissionais de Relações Públicas geralmente têm um cunho mais institucional e trabalham para apresentar para os públicos internos e externos o posicionamento da marca, sua missão e seus valores.

Esse time também é responsável por buscar boas parcerias institucionais, gerenciar crises de imagem e se necessário criar vínculos com veículos importantes para a marca.

Há muitas agências de RP que atuam também com os serviços de assessoria de imprensa, divulgando press releases e procurando e promovendo assuntos em que as empresas contratantes possam dar seu parecer de especialistas para revistas e jornais importantes.

Agência de branding

Esse tipo agência tem o foco em desenvolver um trabalho de posicionamento de marca para as empresas. Seu papel é realizar a construção e a gestão da marca.

Não atuam como criadoras de propaganda, nem fazem contato com a imprensa, mas são fundamentais para criar a identidade visual mais adequada para a marca ao estudar o mercado e o público, e ainda propor caminhos para estabelecer a branding persona, a buyer persona e o tom de voz a ser utilizado.

O trabalho da agência de branding dá muito apoio para as de RP e PP criarem seus trabalhos.


Leia mais: Estratégia de branding | Gestão de marca.

Agência de conteúdo

O nome já entrega o core business desse tipo de agência. O foco do pessoal do conteúdo é a redação de materiais que atendam aos objetivos propostos.

Materiais ricos, e-mails marketing, copywriting, textos para blogs e infográficos ou qualquer demanda que tenha relação com texto e conteúdo, podem ser encomendados nesse tipo de agência.

A proposta é ter um foco na melhor produção de texto, ajustando SEO, linguagem e outras técnicas que melhorem o desempenho das redações, assim quem contratar uma agência de conteúdo deve buscar a parte de design com outros profissionais.

Leia mais: Conheça tudo sobre a técnica de copywriting.

Agência de Digital

As agências de marketing digital são as que estão mais atentas a responder às demandas das novas tecnologias.

São as que são acionadas quando a empresa precisa de anúncios online, materiais para redes sociais, gestão de sites e landing pages, adequação de SEO de blogs e afins.

São bem abrangentes e oferecem, além da especialidade no planejamento de comunicação digital, todo o suporte de redação e design para que o trabalho tenha uma melhor performance.

Leia mais: Tráfego pago | Conheça tudo sobre essa estratégia.

Muitas possibilidades para comunicar melhor

Além das mencionadas acima há aquelas agências que são full service e irão te atender desde o panfleto de divulgação, até a campanha de Ads no Google.

Também não podemos nos esquecer das agências in house, que são as exclusivas para um determinado cliente, ou estão organizadas como um departamento dentro da empresa que tenha a sua autonomia em comunicação e marketing.

Num mercado tão abrangente, todos os dias novas demandas e soluções surgem, então quando alguém precisar do “povo da agência” precisará ser um pouco mais específico para que o contato seja assertivo.

Para a empresa é importante saber que existem tais opções para que o gestor possa decidir uma melhor estratégia para a comunicação da sua empresa.

Talvez escolher por várias agências, cada uma na sua especialização, possa trazer melhores resultados do que decidir-se a partir direto para uma agência full service.

Cabe ao gestor que fará as contratações saber a qual tipo de estratégia irá recorrer para conseguir montar uma comunicação 360º que atenda a todas as necessidades de sua empresa e seus públicos, sem permitir que a comunicação vire um Frankenstein.

O grande desafio será manter uma comunicação linear, integrada, porém adequada para cada frente que decidir atuar e para ter sucesso nesta empreitada, o responsável precisa manter uma boa comunicação com todas as prestadoras de serviço e ter um bom olhar para as aprovações.

Para os profissionais de comunicação, saber que há tantas frentes de atuação, e que possivelmente a cada dia surgirão mais, é um incentivo para continuar se aprimorando e explorando as enormes possibilidades da área.

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