fbpx

A partir dos erros aprendemos grandes lições. Se não fossem as pedras no nosso caminho, dificilmente teríamos conseguido chegar tão longe. Mas observando os principais erros das agências iniciantes ao longo do tempo, importantes lições podem ser aproveitadas.

São dos grandes desafios que as maiores oportunidades aparecem. Depende de nós a expertise de analisar o mercado, tomar decisões assertivas e sempre seguir em frente.

Leia mais: Conheça os diferentes tipos de agência que existem na comunicação.

O que faz uma agência?

Uma agência de publicidade atua com a criatividade e com um amplo conhecimento de marketing para desenvolver e traçar as melhores campanhas e estratégias que possam vir a contribuir com os objetivos gerais de crescimento de uma organização. Este crescimento pode ocorrer tanto no aumento de vendas, na expansão da cartela de clientes e no aumento de interações entre pessoas e marcas.

É missão do publicitário a criação de gatilhos de vendas, gestão de experiência do consumidor e usuário, gestão de crise de imagem, entre muitas outras questões que visam fortalecer empresas diante enorme concorrência.

A grande tarefa de empresa de publicidade está em entender por qual rumo está direcionando a mudança no seu setor, no seu público, para então definir quais são as melhores campanhas para continuar a dar a visibilidade esperada pelos negócios.

A agência de propaganda também é responsável pela construção da marca e da geração de valor. A marca de um negócio é o principal cartão de visitas e também a porta de entrada para que o cliente queira fechar negociações e compras.

Todo o processo de criar uma marca e lançá-la no mercado passa por um publicitário. Sendo assim, desde o nome da empresa e como está escrito, todo o seu design, destaque de valores e crenças entre outros fatores devem ser estrategicamente pensados para atender aos objetivos e anseios da empresa tendo a agência de publicidade a responsabilidade por tais criações.

A agência pode atuar na criação de sites, gestão de redes sociais e realização de campanhas para promoção e vendas. De modo geral, uma empresa de publicidade oferece todo o suporte para a construção da imagem do negócio, além de fomentar campanhas ao longo do dia a dia da organização, como em datas comemorativas, por exemplo, no lançamento de novos produtos e serviços entre outros conforme cada segmento.

A publicidade deve ainda estar por trás de cada interação que é feita a partir de diferentes mídias e canais atrelados ao marketing, principalmente aquele empregado ao meio digital, que tem tanto impacto nos dias de hoje.

O nascimento de uma agência

Uma agência pode surgir das mais variadas maneiras. Na maioria das vezes, nasce da união de ideias e alguns poucos clientes. Exponencialmente toma forma, conquista mercado e começa a dar bons frutos para as empresas pelas quais atua. A partir destes frutos, os melhores negócios ganham luz e o desenvolvimento da agência entra no ritmo.

Não existe fórmula mágica, mas uma soma de fatores que contribuem para o sucesso do empreendimento. O interessante do processo de criação de uma agência é que ela enfrenta desafios semelhantes aos vivenciados pelas marcas de sua própria cartela de clientes.

A expertise no enfrentamento de situações macro e micro nos mais variados mercados torna-se experiência – requisito fundamental para sobrevivência nessa indústria tão competitiva e faminta por inovação.

Os primeiros passos de uma agência

Toda agência precisa ter forma e conteúdo. Não importa o tamanho do empreendimento, toda introdução de marca no mercado requer obrigatoriamente o estabelecimento de um bom posicionamento. E não pense que criatividade é tudo.

Analisar comportamentos, tendências e conhecer bem o terreno onde pisa é, sem sombra de dúvida, uma poderosa vantagem competitiva para agências que estão dando os primeiros passos.

O que você significa importa muito

Forma, conteúdo, posicionamento, missão, visão, valores, objetivos, metas e estratégias no curto, médio e longo prazo. Com todas as análises, pesquisas e conceitos empregados para construir uma marca forte definidos, agora sim, agências de primeira viagem, estão preparadas para embarcar em muitas outras aventuras. Uma vez sua agência ser reconhecida pelo seu diferencial, as coisas podem ficar tranquilas, mas acredite: não por muito tempo. Mar calmo nunca fez bom marinheiro, não é mesmo?

Esteja preparado para os momentos de turbulência

A rotina de um empreendedor é cheia de obstáculos. No começo as coisas podem ser ainda mais difíceis, e vários erros acabam sendo cometidos pelo caminho, mas o aprendizado torna-se constante nas agências iniciantes. Superar as adversidades do mercado é o objetivo de uma agência e por isso, desde seu nascimento, corre nas veias a força para vencer os obstáculos e engajar cada vez mais consumidores.

Os principais desafios de uma agência de propaganda que se inicia no mercado está em transformar a experiência em ensinamento, saber quando sair do plano das ideias e partir para ação, ter iniciativa para tomada de decisões e fôlego para conquistar os melhores clientes. Nessa empreitada, alguns erros iniciantes podem atrasar o processo e podemos desanimar ao não ver resultados nas agências. Não desanime pois o impulso da sua conquista depende também de como você trabalha sua liderança.

Leia mais: 5 dicas para melhorar a comunicação entre a sua agência e os clientes.

5 principais erros cometidos pelas agências iniciantes

Na vida do empreendedor de agência iniciante, entender qual tarefa é mais importante dentre tantas responsabilidades é uma necessidade. Assim que as portas são abertas, a luta contra a concorrência se inicia e desenvolver é preciso.

Sua agência enfrentará não apenas outras pequenas agências da sua região, mas com o poder da internet, todos os grandes escritórios e marcas famosas do universo de propaganda e marketing – de todos os lugares do mundo. Para ajudar você nessa caminhada, confira os 5 principais erros cometidos pelas agências iniciantes e fique mais seguro para dar os próximos passos como empreendedor. Boa sorte!

Leia mais: Sua agência está preparada para o futuro da publicidade?

Erro 1 – Desordem financeira

Quando o assunto é gestão financeira, principalmente com o cenário econômico de crise, você precisa te controle de tudo. A inflação está pressionando empreendedores de todos os segmentos e com as agências não é diferente. É preciso ter um setor responsável para que todas as notas, entradas e saídas sejam planejadas. Jamais misture o caixa da empresa à vida pessoal.

Você deve registrar todos os recebimentos e todos os pagamentos previstos. Além disso, ao elaborar um fluxo de caixa, você terá mais controle e uma visão de presente e de futuro. Com essa tranquilidade, você pode antecipar algumas decisões necessárias como a redução de despesas sem o comprometimento do lucro.

É preciso ter muita disciplina. Nada de misturar contas! Adquira conhecimento dos indicadores e sobre seu capital. A desordem financeira é um dos principais fatores de falência de pequenas empresas. Um bom planejamento é essencial para manter o negócio funcionando. É fundamental conhecer todos os prazos e ter um sistema de gestão para otimizar suas planilhas e acompanhar o crescimento da empresa. Seja amigo dos números!

Leia mais: KPIs financeiros para acompanhar na sua agência.

Erro 2 – Contar com crédito fácil para investir

É muito difícil conseguir crédito no Brasil. Mesmo as micro e pequenas empresas sendo extremamente relevantes para a economia brasileira, entraves burocráticos são verdadeiros problemas no acesso a capital para investir.

Ao contrário da agilidade e da desburocratização em outras nações ao redor do mundo, mesmo que haja dinheiro, ele não chega nos cofres das agências. Uma gama de normas, regras e entraves, propositalmente, seguram o dinheiro nos bancos. Caso você consiga crédito, deve reforçar ainda mais seus objetivos e cálculos para pagar em dia e manter as finanças em dia.

Erro 3 – Não cultivar um bom relacionamento com colaboradores

As pessoas são o maior ativo que uma empresa pode ter. A gestão de pessoas é um dos desafios das agências, não importando quantos anos de mercado a empresa tem. São muitos problemas ao lidar com equipes sem desenvolver uma postura de liderança. Com o mercado de trabalho cada vez mais competitivo, ter bons profissionais requer uma postura de atração em relação ao seu pessoal.

Evitar conflitos, investir cada vez mais na comunicação interna, em ações de integração e treinamentos são algumas táticas para tornar a gestão de empresas da sua agência uma solução e não um problema.

Muitas agências de primeira viagem acabam perdendo grandes talentos e, consequentemente, dinheiro, afinal, treinar outro profissional sem dúvida sairá caro. Mais um dilema enfrentado pela gestão de pessoas nas agências é chegar a um meio-termo que permita treinar os funcionários sem aumentar as despesas.

Demonstre cuidado e respeito com todos da sua equipe, não importando o tamanho dela. Quando uma empresa reconhece a importância dos funcionários e oferece a eles o que for preciso para fazer um bom trabalho, melhores resultados serão percebidos mais rapidamente.

Aprenda a integrar a equipe de marketing e vendas da maneira correta. Saiba mais!

Erro 4 – Faltar com ética e profissionalismo

Todos nós conhecemos os conceitos de ética e trabalho profissional, mas a linha entre quebrar as regras pode ser tênue e acontecer sem que você perceba. A atenção deve ser redobrada, o trabalho deve ser sempre revisado constantemente e o perfeccionismo aqui jamais será um defeito. Uma boa gestão de imagem é fundamental para a sobrevivência de agências no mercado.

É preciso não criar inimizades, ter respeito à concorrência (entre agências) e com a concorrência de seus clientes, além de respeitar as diretrizes de comunicação e leis da regulação publicitária brasileira. Publicidade é uma indústria poderosa capaz de transformar culturas e causar enormes impactos econômicos. A moderação neste poder de influência e o respeito às regras (como em campanhas políticas e farmacêuticas, por exemplo) são fundamentais para não queimar o filme da sua empresa, nem causar transtornos e prejuízos.

3 passos fundamentais para organização da agência de publicidade. Confira esse artigo!

Erro 5 – Não ter um sistema de gestão

Um dos principais erros das agências iniciantes é começar sua atuação no mercado sem uma boa ferramenta de gestão. Isso não é recomendado para nenhuma empresa, mas no caso de agências, essa regra vale ouro. Afinal, esse sistema irá fazer parte de todos os processos do negócio, desde a gestão da sua cartela de clientes, organização do fluxo de tarefas, até as análises financeiras. Por isso, é inevitável que esse item esteja presente no planejamento inicial de todos os empreendedores.

Reflita um pouco: quanto menos tempo você gasta em processos e trabalhos morosos que podem ser automatizados, mais tempo você tem para fazer bons negócios. É essencial ter tudo sob controle para você não esquecer nenhuma tarefa que precisa ser entregue para o cliente e também para ter previsibilidade de quando vai ser entregue, ajudando a organizar o seu fluxo de prioridades, gerindo o estresse e a ansiedade.

São muitas vantagens e benefícios. Com essa mensuração de dados você consegue analisar quais contas demandam mais tempo. Além disso, pode ver quanto tempo seus profissionais gastam em cada job, para confirmar se está alinhado com seu sistema de precificação. Caso você veja erros, você pode propor uma nova negociação e ajustar valores de maneira justa. A gestão de Jobs vai proporcionar a você um nível a mais de profissionalização da sua agência. Por mais que você esteja começando, ter suas tarefas em ordem é fundamental para que sua agência possa prosperar.

Leia mais: Sistema de gestão pago ou gratuito? Qual a melhor opção?

Conheça o Publi

O Publi é o software de gestão líder brasileiro em agências de médio e grande portes. Evoluímos muito nesses 25 anos de vida, mas gostaríamos de começar pelo que nunca mudou: a segurança e confiabilidade de um ERP completo para aumentar o desempenho e controle de processos da sua agência, seguindo padrões de exigência internacionais de sigilo de informações. Somos homologados pela CENP e já passamos por diversos processos de auditoria junto a clientes de grande porte, o que confere ao Publi um status único de software de alta segurança de dados, estando em conformidade com a LGPD.

Sistema Agências de Publicidade é Publi: são 25 anos de experiência e atualizações constantes, o que nos torna um dos mais completos softwares de gestão para agências de publicidade e marketing do mundo.

Quer saber mais? Entre em contato com a gente!

Abrir conversa
1
Olá! 👋 Podemos ajudar?
Olá! 👋 Podemos ajudar?