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Você sabe o que é e o que significa Inside Sales? É provável que sim, considerando a popularização desse modelo estratégico de vendas nos últimos anos.

É cada vez mais frequente observar as empresas brasileiras adotando esse modelo como uma forma de não apenas variar a sua estratégia tradicional de venda, mas também para otimizar essa operação e reduzir custos.

Para saber mais a respeito dessa solução, continue a leitura. Aqui, abordamos o que é, como funciona, benefícios e como implementá-la em sua empresa.

O que é Inside Sales?

Afinal, o que podemos entender por Inside Sales? O que esse termo significa? A primeira coisa que precisa saber a respeito dessa expressão é que ela significa, em português, “vendas internas”.

A partir dessa noção inicial, se você ainda tinha alguma dúvida a respeito do que é Inside Sales, saber do seu significado, certamente, facilitou esse processo.

Então, Inside Sales é uma modalidade de venda realizada no âmbito interno de uma empresa. Diferentemente do modelo chamado Outside Sales, em que as vendas ocorrem fora do ambiente da organização.

Assim, todas as etapas de vendas são realizadas internamente na empresa, da prospecção do cliente, até o fechamento da venda.


Leia mais: Saiba por que a otimização é importante para o setor comercial da sua agência.

Como funciona o modelo de Inside Sales?

O Inside Sales funciona de uma maneira muito similar ao processo de venda de uma empresa que também tem o Outside Sales como modelo de venda.

Provavelmente, as únicas diferenças entre eles sejam a estratégia de venda adotada, um dentro da empresa e o outro, fora, e as tecnologias adotadas.

Mas, e então, nesse modelo de vendas, a equipe responsável por esse processo faz uso de tecnologias de comunicação e informação para realizar a venda de um produto ou serviço, diretamente de dentro da empresa, sem que para isso precise se deslocar.

Algumas das tecnologias utilizadas nesse modelo são:

  • E-mail;
  • Videoconferência;
  • Telefone;
  • Blog;

Os profissionais de Inside Sales fazem uso dessas tecnologias para se aproximarem do cliente ou potencial consumidor.

Assim, oferecerem os produtos e/ou serviços de uma empresa ou mesmo para apresentá-los por meio de videoconferência, e-mail, artigos de blog, e-books etc.

Ainda nesse sentido, é importante destacar que mesmo nesse modelo de vendas, a empresa não fica distante dos seus clientes ou potenciais.

Pois, as tecnologias existentes, podem ser utilizadas para construir um relacionamento próximo e duradouro com eles.


Leia mais: Landing page | O que é? + Saiba como ela pode ser usada na sua estratégia de marketing digital.

Benefícios do modelo de Inside Sales para uma empresa

O modelo de Inside Sales fornece diversos benefícios para uma empresa e, principalmente, para seu processo de venda.

A seguir, reunimos os principais, para que dessa maneira você veja que se trata de um modelo de venda excelente:

Reduz custos

Por se tratar de um modelo de venda que é executado internamente, ele oferece menor custo para uma empresa.

Pois, os funcionários responsáveis por esse processo utilizam as tecnologias existentes em seu âmbito.

O motivo para isso é o fato de que se trata de um modelo que dispensa, por exemplo, a utilização de transporte para conquistar clientes.

Padroniza o processo de venda

O Inside Sales também colabora para a padronização do processo de venda, eliminando, dessa maneira, desvios que podem afetar a produtividade da equipe, bem como o alcance das metas.

Uma empresa que adota esse modelo de vendas cria, geralmente, uma política de atendimento ao cliente ou potencial cliente, a qual deve ser seguida pelos profissionais envolvidos nessa operação.

Aumenta o número de clientes e de vendas

Por fim, podemos dizer ainda que esse modelo contribui para o aumento do número de clientes e de vendas, desde que, é claro, ele seja planejado e implementado em sua empresa com eficiência e da maneira correta.

Ajuda sua empresa a crescer

Ao ter mais dinheiro no caixa, tendo em vista o aumento das vendas, sua empresa pode alcançar com rapidez seus objetivos, como crescer ou investir em sua expansão.

Com isso, ela pode ampliar sua presença no mercado e se consolidar, tornando-se referência em seu nicho de atuação.

Previsibilidade de receita

Qual empresa não quer garantir de forma segura um bom faturamento? Conhecer a previsibilidade de sua receita é uma das principais vantagens do modelo de Inside Sales.

A partir de contatos feitos e do fechamento de vendas, fica fácil tomar conhecimento dessa informação.

E, a partir do momento que você mede sua taxa de conversão, é possível saber quantas vendas sua empresa está fazendo em média.

No entanto, isso só pode ser alcançado se as informações estiverem disponíveis e organizadas nos sistemas de vendas utilizados pela sua empresa.

Como aplicar o modelo de Inside Sales em sua empresa?

Apostamos que você ficou super empolgado com o modelo de Inside Sales após conhecer seus benefícios, desejando adotar em sua empresa.

Com o objetivo de lhe ajudar nessa questão, apresentamos, a seguir, algumas dicas capazes de facilitar esse processo. Observe:

Monte uma estrutura de qualidade de Inside Sales

Para que sua empresa obtenha sucesso com o modelo de Inside Sales, é essencial montar uma estrutura adequada para conseguir os melhores resultados.

A sua estrutura deve contar, por exemplo, com uma internet rápida, computadores modernos com equipamentos como fone de ouvido e microfone e linhas telefônicas.

São o básico para que sua equipe de Inside Sales possa desenvolver seu trabalho com eficiência, produtividade e qualidade.

Capacite seus colaboradores

É também essencial capacitar seus colaboradores com relação ao modelo de Inside Sales. Você deve apresentar a eles o conceito de Inside Sales, bem como as vantagens que essa solução pode oferecer a empresa.

Além disso, é essencial que apresente as técnicas de Inside Sales para que sejam aplicadas no processo de venda, no dia a dia da empresa.

Adote tecnologias digitais e redes sociais online

Além de ser importante dar atenção a estrutura física de um setor de Inside Sales, é essencial direcionar seu olhar para as tecnologias digitais de comunicação (CRM, WhatsApp etc.).

Elas podem potencializar o processo de venda interno, ampliando seu alcance em relação a novos clientes.

É importante também investir em marketing digital, principalmente em marketing de conteúdo. É uma estratégia que pode garantir que sua empresa forneça aos seus clientes e potenciais consumidores conteúdos de qualidade, capazes de conquistá-los e, assim, de aumentar suas vendas.

Leia mais: CRM | O que é, quais os seus benefícios para a gestão?

O que é marketing de conteúdo?

Indo direto ao ponto, o marketing de conteúdo é a estratégia de elaborar um conteúdo para o seu público-alvo que o ajudará em todo o processo de compra e o envolverá naturalmente. Pode-se dizer que é o combustível ou a base do inbound marketing.

A ideia é fazer com que as pessoas saibam que no futuro elas vão não só respeitar a sua marca e usá-la como referência, mas também se tornar clientes leais.

Esta é uma estratégia de marketing que envolve a criação e divulgação de conteúdos na web em diferentes formatos, por exemplo: vídeos, textos, blogs, imagens etc.

Hoje, muitas empresas utilizam essa estratégia para captar novos clientes e melhorar suas vendas.

Benefícios do marketing de conteúdo

Trata-se de uma estratégia que oferece diversos benefícios a uma empresa. Abaixo, confira os principais:

Melhora a visibilidade da organização

Para melhorar a imagem da sua empresa e garantir sua visibilidade, a primeira coisa a ser levada em conta é ter uma boa presença online aliada a um site com bom design, navegabilidade, conteúdo qualificado e páginas otimizadas. Isso ajuda sua organização a ter uma boa posição nos mecanismos de buscas, como o Google.

Quando desenvolvido em conjunto com o SEO (Search Engine Optimization, ou, em tradução livre, otimização para motores de busca), o marketing de conteúdo permite que você melhore o posicionamento do seu site em mecanismos de busca.

O uso do marketing de conteúdo envolve abordar as palavras-chave mais relevantes para sua empresa em seu conteúdo.

Vale dizer que quanto mais conteúdo de qualidade você criar, melhores serão suas chances de se posicionar bem nos mecanismos de pesquisa.

A empresa se torna uma referência em seu mercado de atuação

Atualmente, empresas que produzem conteúdo são mais comumente encontradas no ambiente digital.

Afinal, se pensar bem, você quando decidiu comprar um produto da marca X ou Y, primeiro, não pesquisou a empresa para conhecer melhor seus produtos?

Esse é um comportamento bastante comum, fazendo parte do processo de conhecimento do consumidor.

Porém, somente empresas esforçadas conseguem tornar sua marca referência no segmento de mercado em que atuam. Mas, o que significa ser uma referência na web?

Ser referência no seu nicho é fazer com que sua marca seja lembrada quando um determinado assunto for abordado.

Por exemplo, ao se falar em refrigerante, temos certeza que um dos principais nomes que vêm em sua mente é a Coca-Cola.

Assim, marcas que se tornam referências na web tornam-se formadoras de opinião cujas práticas são emuladas por outras empresas do mesmo setor.

O marketing de conteúdo cria para sua empresa uma rede relevante de integração e expansão de sua marca.

É possível reduzir custos com a captação de clientes

O custo de aquisição do cliente (CAC) é um “investimento” que uma empresa faz para atrair clientes em potencial, e assim aumentar suas vendas.

Contudo, com o marketing de conteúdo, é possível adquirir clientes de forma mais eficaz e reduzir custos nesse processo.

A ideia é que o conteúdo produzido atraia o público e seja visto como um ativo, permitindo que os consumidores encontrem seu site em buscadores e outros sites.

Ou seja, o potencial consumidor faz isso de forma natural, sem que seja preciso, por exemplo, investir em anúncios pagos.

E aí, gostou do post? Esperamos que sim! Então, que tal compartilhá-lo em suas redes sociais? Assim, seus colegas também poderão aprender a usar o modelo de Inside Sales em seus negócios.

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