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TikTok se apresenta hoje como uma das redes sociais mais poderosas no mundo do marketing, considerando sua popularidade e número de usuários. Atualmente, conta com mais de 1,23 bilhões de usuários ativos. Ou seja, levando em conta o número da população mundial, que é de 8 bilhões, o número de usuários do TikTok é bem expressivo.

Diante disso, é comum que as empresas desejem investir nessa plataforma, que é um sucesso. Afinal, tendo um perfil nessa rede social, uma empresa pode aumentar seu número de clientes e, consequentemente, as vendas.

Pensando nisso, preparamos este conteúdo para apresentar tudo o que você precisa saber a respeito do marketing no TikTok. Formulamos também um guia de estratégias de marketing que você pode adotar na plataforma. Em resumo, aqui saberá:

  • O que é e quando surgiu o TikTok?
  • Qual é o perfil dos usuários do TikTok?
  • Estatísticas impressionantes sobre o TikTok.
  • Por que a sua empresa deve utilizar o TikTok? Principais vantagens.
  • Guia de estratégias de marketing que você pode adotar no TikTok de sua empresa.

Assim, não deixe de continuar a leitura, combinado?

Leia mais: A sua empresa sabe como atrair os consumidores da Geração Z?

O que é e quando surgiu o TikTok?

Antes de tudo, cabe destacar o contexto de surgimento dessa incrível rede social. Então, o TikTok foi criado pela ByteDance na China. Anteriormente conhecido como Music.ly, podemos compreender o TikTok como uma rede social que possibilita criar e compartilhar vídeos curtos, normalmente com efeitos engraçados com o objetivo de gerar entretenimento.

O TikTok foi adquirido em 2018 em uma transação bilionária, cujo valor foi de aproximadamente 3,8 bilhões de reais. Nessa época, essa rede social não era tão conhecida como o Instagram e Facebook. No entanto, devido a uma situação ocorrida em 2019, a rede social passou a bombar. A situação é que a empresa foi acusada pelo governo dos Estados Unidos de violar determinadas regras impostas pelo país.

Em síntese, hoje, sem dúvida alguma, o TikTok é um sucesso no marketing. Ele usa uma inteligência artificial muito avançada para garantir a entrega precisa do conteúdo, proporcionando aos seguidores uma experiência atrativa e viciante.

Leia mais: Fique de olho nas últimas tendências do Marketing Digital.

Qual é o perfil dos usuários do TikTok?

Para desenvolver uma boa estratégia de marketing, é fundamental conhecer não apenas a persona da empresa, como saber sua idade, escolaridade, ocupação profissional, entre outras informações que ajudem na elaboração de ações estratégicas precisas, mas saber quem são ou qual é o perfil dos usuários de determinada rede social.

Afinal, se a empresa deseja investir em ações de marketing em determinada rede social, o perfil de usuário desta deve ser compatível com o do seu negócio. Por isso, conhecer o perfil dos usuários do TikTok é essencial.

Então, aproximadamente ⅔ dos usuários do TikTok possuem menos de 30 anos de idade, sendo que muitos deles fazem parte do que se convencionou chamar de geração millennials, que são aqueles que nasceram entre 1981 e 1996. 

No entanto, por conta da popularidade da rede social, já se percebe que ela, aos poucos, vem alcançando um público mais maduro. Muitos pais, de uma forma geral, já utilizam essa rede social para se divertir.

Leia mais: BeReal – Como funciona a nova rede social

Estatísticas impressionantes do TikTok

Com o objetivo de fazer com que você entenda a dimensão do TikTok, reunimos, neste tópico, algumas das principais estatísticas impressionantes envolvendo esta rede social. Dessa forma, é possível conhecê-la melhor. Veja:

Um dos aplicativos mais baixado no iPhone em 2019

Em 2019, o TikTok foi um dos aplicativos mais baixados na lista de apps para iPhone. Ele ficou em quarto lugar, ultrapassando determinados aplicativos que na época já estavam consolidados no mercado, como Gmail e Netflix, por exemplo.

Ainda nesse contexto, vale salientar que quando se combina os downloads da Apple Store e Google play, o TikTok se apresenta como o segundo aplicativo mais baixado no mundo em 2019.

Ficou atrás apenas do WhatsApp, que já existe há um bom tempo, é importante destacar. Neste mesmo ano, o TikTok teve mais de 700 milhões de downloads. Fazer marketing no TikTok pode garantir sucesso para sua empresa.

O TikTok está presente em mais de 150 países

O TikTok deixou de ser uma rede social local há muito tempo. Hoje, é uma plataforma internacional, estando presente em mais de 150 países. Para ser preciso, em 154. Assim, a empresa que adotar o TikTok poderá obter alcance global, desde que formule uma boa estratégia de marketing nesse sentido.

Em alguns locais, como na Índia, o TikTok é um sucesso total. A plataforma foi baixada 277,6 milhões de vezes na Índia, isso apenas em 2019. Nas Filipinas, o TikTok está em primeiro lugar em relação aos apps mais baixados. A China não fica para trás, vale dizer. O país conta com mais de 400 milhões de usuários.

Mais de 1 milhão de visualizações de vídeos por dia

Outra informação interessante a respeito do TikTok é que, no primeiro ano de sua criação, a plataforma conseguiu atingir a marca impressionante de 1 milhão de visualizações de vídeos por dia. Portanto, de lá para cá, é muito provável que esse número tenha quadruplicado ou alcançado muito mais que isso.

Os usuários do TikTok são leais

De acordo com dados fornecidos pelo TikTok, 9 em cada 10 de seus usuários voltam ao aplicativo para conferir os conteúdos publicados. Eles fazem isso várias vezes ao dia. Com isso, pode-se dizer que se trata de um público fiel.

Ainda nesse contexto, a plataforma disponibiliza outros dados que são importantes conhecer, como, por exemplo, o fato de que 52,1% dos usuários do TikTok são engajadores ativos, ou seja, estão sempre interagindo com conteúdos.

Além disso, 68% dos usuários do TikTok assistem a vídeos de outras pessoas, fortalecendo assim a rede social de uma forma geral. Por fim, 63% dos usuários desta rede social curtem vídeos e seguem outras pessoas a cada mês.

Esses dados, de uma forma geral, refletem um pouco do sucesso do TikTok, que conta com bilhões de usuários ativos mensalmente, interagindo com pessoas, conteúdos e com a própria rede social.

Por que a sua empresa deve utilizar o TikTok?

Hoje, sem dúvida alguma, estar presente no âmbito digital se tornou fundamental para a empresa que deseja se consolidar no mercado e obter o aumento em seu número de clientes e de vendas.

Nesse sentido, podemos dizer que a rede social TikTok pode ajudar, considerando sua popularidade e número de usuários.

Com o objetivo de clarear sua mente em relação à importância de utilizar o TikTok atualmente, apresentamos, a seguir, alguns dos principais benefícios que essa plataforma pode fornecer ao seu negócio. Veja:

Sua empresa pode ser encontrada no âmbito digital

Nos dias de hoje, ao entrar em contato com as marcas, a primeira pergunta que os consumidores geralmente fazem é: como ou onde encontrar as redes sociais da empresa, bem como seu site? Esse tipo de questionamento é uma característica comum do consumidor moderno, que gosta de conhecer mais sobre a marca, bem como obter informações de confiança sobre seus produtos e serviços.

Na jornada de compra do cliente, encontrar a marca na internet está entre suas principais atitudes. Dessa forma, é preciso manter a presença de sua marca em diferentes canais ou redes sociais, como no TikTok, para que os consumidores possam encontrar sua empresa sem qualquer problema.

Hoje, é importante destacar também que o consumidor está sempre buscando por mais conteúdos na web, bem como interagindo com marcas e pessoas. Assim, caso sua empresa não tenha uma presença forte e ativa nas principais redes sociais, certamente ela poderá cair no esquecimento. Caindo no esquecimento, ela, como consequência, poderá não conquistar mais clientes nem aumentar suas vendas.

Oportunidade para gerar engajamento com sua persona

Além de possibilitar que sua empresa atraia clientes, aumentando assim suas oportunidades de vendas, a internet, de uma forma geral, permite estabelecer relacionamentos duradouros com os clientes. Portanto, você pode utilizar o TikTok nesse sentido.

Nesse contexto, vale evidenciar o grande diferencial da comunicação digital: é uma via de mão dupla. Com outras palavras, as marcas podem fornecer conteúdos relevantes e atrativos e os consumidores podem responder e interagir com esses conteúdos. O que é bem diferente no caso da propaganda comercial massiva.

Por meio dessa interação, a marca pode desenvolver um público engajado, bem como estabelecer um relacionamento duradouro com seus clientes. Esse é o melhor caminho para a marca que deseja se consolidar no mercado e ficar na memória de seus clientes.

Fidelização de clientes

Mesmo depois de concluída a venda, é de fundamental importância que a empresa mantenha contato com o cliente, com o objetivo de estimular que ele faça novas compras ou recomende a marca para seus amigos ou familiares. Essa é uma boa oportunidade para fazer com que sua marca cresça e venda mais.

Nesse sentido, estar presente na internet e, especialmente, no TikTok, é fundamental. Utilizando essa rede social, você pode criar estratégias de marketing capazes de gerar a fidelização do cliente.

Por exemplo, utilizando o TikTok, é possível se valer de uma grande quantidade de recursos para produzir conteúdos atrativos e educativos para seus clientes, de forma a cultivar o relacionamento com estes, a exemplo das trends. É uma estratégia de conteúdo viral, que pode assumir assuntos variados.

Leia mais: O que é Customer Centric? Conheça tudo sobre a estratégia que coloca o cliente em primeiro lugar.

Aumento da autoridade de sua empresa no âmbito digital

As marcas que atuam ativamente no ambiente digital, tendo blogs corporativos, sites e perfis em rede social, como no TikTok, podem aumentar sua autoridade nesse âmbito.

Como isso é possível? Utilizando o TikTok, a empresa pode produzir conteúdos para esclarecer dúvidas dos clientes e conceitos importantes sobre sua área de atuação e produtos e serviços. Com isso, ela consegue uma posição dominante no mercado e pode se tornar uma referência, sendo indicada pelos clientes.

Mas o que a empresa ganha com isso? Além de aumentar sua autoridade no âmbito digital, os clientes passam a confiar mais nela do que na concorrência. Assim, acabam fazendo marketing da empresa, utilizando o famoso boca a boca, o que pode fazer com que ela alcance seus objetivos com maior velocidade, a exemplo de mais clientes.

Aumento de sua competitividade no mercado

Normalmente, um pequeno ou médio negócio fica com receio de investir em marketing digital por acreditar que está numa posição de desvantagem em relação à concorrência. Contar com um perfil no TikTok faz parte das estratégias de marketing.

No entanto, é importante dizer que não é necessário ter receio algum. O ambiente online oferece condições incríveis para que sua marca se destaque, até mesmo mais que aquela empresa que já está consolidada no mercado.

Nesse sentido, mesmo sem investir tanto, você pode conseguir bons resultados. Por exemplo, por meio de publicações de conteúdos consistentes no TikTok, é possível formar uma grande audiência e atrair clientes. Tudo o que você precisa é ser criativo.

Inovação na forma de fazer marketing

O TikTok é uma rede social que conta com diversos recursos e efeitos que podem fazer de seu marketing uma estratégia criativa e inovadora. Por exemplo, é possível se valer de filtros que estão com sua popularidade alta para criar conteúdos incríveis para seu público.

Inovando em sua forma de fazer marketing, a sua empresa pode aumentar seu número de clientes e vendas, bem como se consolidar no mercado.

Diante do exposto, não há dúvidas de que investir no TikTok é fundamental para a marca que busca acelerar o alcance de seus objetivos. É uma plataforma, como vimos, que pode fazer parte da estratégia de marketing digital de uma empresa. Afinal, por meio dela, a marca pode produzir e publicar conteúdos atrativos e inovadores.

Que tal agora conhecermos algumas estratégias que você pode aplicar em sua empresa utilizando o TikTok?

Guia de estratégias de marketing poderosas que você pode adotar no TikTok

Para tornar sua estratégia de marketing no TikTok ainda mais poderosa, apontamos, a seguir, algumas dicas que podem te ajudar nesse sentido. Veja:

Seja original na forma de sua marca produzir conteúdos

O TikTok é uma rede social com uma incrível capacidade de viralizar conteúdos. Não é à toa que a maioria das trends vem de lá e repercutem em outras redes sociais. No entanto, o que muitas pessoas não sabem é que para chegar a esse ponto é preciso desenvolver um conteúdo original, que chame a atenção dos usuários, fazendo com que eles reproduzam ou repliquem o conteúdo.

Com isso queremos dizer que a sua empresa deve evitar replicar conteúdos que já estão com seu assunto já esgotado, de tanto que já foi reproduzido.

Dessa forma, a autenticidade é indispensável para que sua empresa alcance autoridade e reconhecimento no TikTok. Portanto, a primeira regra do seu guia de estratégias de marketing digital no TikTok é esta. Afinal, em algum momento, tudo perde a graça.

Seja criativo e saiba que é preciso se reinventar constantemente

Comparativamente, o TikTok é uma plataforma bastante volátil, assim como o mercado, de uma forma geral. Afinal, os conteúdos que viralizam na plataforma podem fazer sucesso por uma semana, um mês ou por mais algum tempo, porém, em algum momento eles cairão no esquecimento.

Por isso, como segunda regra, seja criativo e saiba que é preciso se reinventar constantemente, buscando inspiração em estudos, tendências, comportamentos dos consumidores e no que mais for preciso para que sua empresa aproveite os melhores momentos para lançar um conteúdo com alto poder de viralização. Afinal, é a viralização que fará com que sua marca alcance um público maior e isso significa, em outras palavras, mais oportunidades de negócios.

Leia mais: Marketing de conteúdo | O que é? Quais os benefícios para a sua agência?

Invista em vídeos musicais ou efeitos sonoros

Muitas empresas, sobretudo aquelas que nasceram antes da década de 1990, adotam um comportamento mais formal para lidar com as redes sociais. É até compreensível considerando o pensamento daquela época. Com isso, acabam não adotando determinadas estratégias de marketing que poderiam ajudar a alcançar seus objetivos, como é o caso dos vídeos musicais.

Sem dúvida alguma, você já deve ter visto em alguma rede social um vídeo de dancinha passando no seu perfil e é até provável que tenha ficado animado, querendo acompanhar o vídeo. Então, hoje, vídeos musicais estão fazendo um enorme sucesso, tanto que tem muitos influenciadores digitais que trabalham só com isso.

Por isso, como dica, invista em vídeos musicais. Não apenas o público do TikTok adoram os vídeos musicais, mas as pessoas de uma forma geral. E não pense que precisa apenas pegar as músicas atuais para fazer vídeos curtos e atrativos. Músicas antigas, das décadas de 70, 80 e 90, também fazem sucesso no TikTok.

Nesse contexto, ainda cabe dizer que muitas empresas fazem vídeos musicais para apresentar o dia a dia da organização, bem como para educar clientes.

Por exemplo, é possível utilizar um efeito sonoro para dizer o que o cliente deve ou não fazer ao utilizar pela primeira vez determinado produto da marca. É uma forma atrativa de educá-lo sem ser maçante.

Crie vídeos engraçados tomando como base a rotina de sua empresa

As pessoas estão no TikTok para se divertir e conhecer empresas, bem como seus produtos ou serviços, de uma forma um tanto diferente da convencional. Os vídeos produzidos no TikTok viralizam porque apresentam situações engraçadas e inusitadas. Então, por que não aproveitar essa marca característica para produzir vídeos engraçados de sua empresa?

Por exemplo, fazer um vídeo de um funcionário pedindo aumento salarial ao chefe. A reação do chefe diante disso pode ser engraçada, ao ponto de estimular outras pessoas a fazerem o mesmo vídeo em contextos parecidos. Muitas empresas têm feito isso: mostrar um pouco do seu lado divertido.

Outra ideia de vídeo que você pode fazer no TikTok é apresentar como é a relação dos gerentes com sua equipe de trabalho. Sem dúvida alguma, esse tipo de vídeo viraliza em pouco tempo, fazendo com que sua marca tenha um amplo alcance.

Por exemplo, tem um vídeo circulando no TikTok em que uma engenheira civil se encontra com sua equipe de trabalho na construção e, a partir daí, ela começa a fazer uma dancinha. Esse tipo de vídeo não apenas é engraçado, como também desconstrói a ideia de que para ser chefe é preciso manter uma postura formal. Hoje, o mercado e a sociedade, de uma maneira geral, têm valorizado esse tipo de liderança.

Ainda nesse sentido, os vídeos engraçados sobre a rotina de sua empresa têm o poder de mostrar um importante lado dos seus negócios, que é o humano. A empresa é feita de pessoas e os vídeos podem mostrar isso, valorizando assim seus profissionais.

Conteúdo autêntico e criativo

No TikTok, a chave para o sucesso é a autenticidade e a criatividade. Os usuários estão sempre em busca de conteúdo genuíno e original, valorizando a espontaneidade e a humanidade sobre a perfeição. Isso significa que as marcas devem evitar a abordagem excessivamente produzida e se concentrar em mostrar sua personalidade autêntica. Ao criar conteúdo para o TikTok, é importante pensar fora da caixa e experimentar diferentes formatos, como vídeos engraçados, tutoriais rápidos, desafios criativos e muito mais.

Ao explorar as tendências e desafios populares da plataforma, as marcas podem se inspirar, mas devem adicionar seu próprio toque único para se destacar. Isso pode incluir contar histórias emocionantes, compartilhar bastidores da empresa ou simplesmente mostrar o lado humano da marca. Em última análise, o conteúdo autêntico e criativo é o que ressoa com os usuários do TikTok e pode levar a um maior reconhecimento da marca e lealdade do público.

Participação em desafios e tendências

Os desafios e tendências são uma parte central da cultura do TikTok e oferecem uma excelente oportunidade para as marcas se envolverem com seu público de maneira autêntica e divertida. Participar de desafios populares ou criar seu próprio desafio pode gerar um aumento significativo no engajamento e na visibilidade da marca. É essencial adaptar os desafios e tendências à identidade e aos valores da marca, garantindo que estejam alinhados com o público-alvo.

Isso pode envolver a criação de um desafio relacionado ao produto ou serviço da marca, incentivando os usuários a compartilharem suas próprias experiências e criações. Os desafios e tendências podem ser uma ótima maneira de mostrar o lado descontraído e divertido da marca, criando uma conexão emocional com os usuários. Ao participar ativamente da cultura do TikTok, as marcas podem construir uma comunidade engajada e fiel em torno de sua marca.

Colaborações com influenciadores

As colaborações com influenciadores são uma estratégia poderosa para alcançar um público maior e construir credibilidade para sua marca no TikTok. Os influenciadores têm uma base de seguidores dedicada e confiável, e sua capacidade de criar conteúdo autêntico e envolvente pode ajudar a impulsionar o reconhecimento da marca e até mesmo gerar conversões.

Ao escolher influenciadores para colaborações, é crucial selecionar aqueles cujo público-alvo se alinha com o seu. Isso garantirá que o conteúdo produzido seja relevante para a audiência certa e aumentará as chances de sucesso da campanha.

É importante estabelecer uma parceria genuína com os influenciadores, permitindo-lhes liberdade criativa para desenvolver conteúdo que ressoe com seus seguidores. Ao trabalhar em estreita colaboração com os influenciadores, as marcas podem aproveitar sua expertise e alcance para alcançar objetivos de marketing no TikTok de forma autêntica e eficaz.

Uso de anúncios criativos

O TikTok oferece uma variedade de opções de publicidade para as marcas, incluindo anúncios nativos, de marca e de influenciadores. Ao criar anúncios para a plataforma, é essencial ser criativo e capturar a atenção do público desde o início. Os usuários do TikTok estão acostumados a conteúdo rápido e envolvente, então os anúncios devem ser projetados para se destacarem e transmitirem sua mensagem de forma clara e memorável.

Experimente diferentes formatos de anúncios, como vídeos curtos, desafios patrocinados e conteúdo interativo, para descobrir o que ressoa melhor com seu público-alvo. Segmentar seus anúncios com base em dados demográficos e interesses específicos pode ajudar a garantir que eles sejam exibidos para as pessoas certas no momento certo. Ao aproveitar a criatividade e as ferramentas de segmentação do TikTok, as marcas podem criar anúncios impactantes que impulsionam o engajamento e as conversões.

Engajamento com a comunidade

O engajamento com a comunidade no TikTok desempenha um papel crucial no sucesso de suas estratégias de marketing. Ao construir uma presença forte e autêntica na plataforma, é essencial interagir ativamente com sua audiência e outros criadores de conteúdo.

Responder aos comentários em seus vídeos, seja agradecendo aos elogios, respondendo a perguntas ou simplesmente interagindo com as opiniões dos espectadores, demonstra que você valoriza o feedback e está genuinamente interessado em se conectar com seu público.

Participar ativamente das conversas e tendências na plataforma pode ajudar a aumentar a visibilidade de seu conteúdo e atrair novos seguidores. Isso pode ser feito através da participação em desafios populares, colaborações com outros criadores de conteúdo e até mesmo através de interações criativas com vídeos virais.

Utilização de hashtags estratégicas

As hashtags desempenham um papel fundamental na amplificação do alcance e na descoberta de conteúdo no TikTok. Ao escolher hashtags estratégicas e relevantes para sua marca e conteúdo, você aumenta a visibilidade de seus vídeos e atrai um público mais segmentado e engajado.

É importante pesquisar e usar hashtags populares em seu nicho, mas também é recomendável adicionar hashtags exclusivas que representem sua marca e sua campanha específica.

Isso ajuda a criar uma identidade reconhecível e a atrair a atenção de usuários que compartilham interesses semelhantes. Acompanhe as tendências de hashtags em constante mudança para identificar oportunidades de participação em desafios e tendências virais, o que pode aumentar ainda mais o alcance de seus vídeos e impulsionar o engajamento orgânico.

Monitoramento e análise de dados

Monitorar e analisar regularmente o desempenho de suas estratégias de marketing no TikTok é essencial para otimizar seus esforços e alcançar resultados consistentes. Utilize as ferramentas analíticas fornecidas pela plataforma para acompanhar métricas importantes, como visualizações, compartilhamentos, curtidas e taxas de engajamento. Esses insights ajudarão você a entender o que está funcionando bem e o que precisa ser ajustado em suas campanhas.

Não se limite apenas a métricas de vaidade; mergulhe mais fundo e analise o comportamento do público, os padrões de visualização e o tempo de retenção do vídeo para obter uma compreensão mais completa do impacto de suas estratégias. Com base nessas análises, faça ajustes contínuos em seu conteúdo e abordagens de marketing para garantir que esteja alcançando seus objetivos e maximizando o retorno sobre o investimento (ROI) no TikTok.

O TikTok oferece um vasto potencial para as marcas alcançarem e envolverem seu público-alvo de maneiras únicas e inovadoras. Ao adotar as estratégias certas e criar conteúdo autêntico e envolvente, as marcas podem se destacar na plataforma e alcançar resultados significativos em termos de alcance, engajamento e conversões.

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